Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

TCC Embalagens

No description
by

Ariadne Sabatoski

on 8 November 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of TCC Embalagens

Linha de embalagens interativas
de alimentos voltadas para crianças
com doença celíaca Cresce o numero de crianças com intolerância
ao glúten e com isso surge a dificuldade de uma alimentação adequada e saudável fora do ambiente domiciliar . Objetivos Desenvolver uma linha de embalagens alimentares que interajam e despertem o interesse das crianças para fazê-las terem hábitos alimentares saudáveis de forma criativa e inovadora, utilizando a própria embalagem como forma de brinquedo e estímulo ao desenvolvimento cognitivo e psicomotor. Objetivos específicos - Compreender e estudar a intolerância ao glúten.
- Entender o público primário quanto a interesses e o público secundário quanto a expectativas do produto e motivações de compra.
- Compreender o design de embalagens.
- Criar interações criativas, divertidas e interessantes para o público alvo.
- Desenvolver estudos ergonômicos.
- Pesquisar matérias e tecnologias.
- Verificar a percepção do público alvo com a embalagem interativa. A criança celíaca A doença celíaca é uma desordem do sistema imune, que provoca danos na mucosa do intestino delgado.
A Doença Celíaca pode surgir em qualquer idade, desde que o glúten já faça parte da alimentação, sendo precoce quanto mais cedo for inserindo na alimentação da criança.
Não se conhece até hoje a cura para esta doença.
As crianças com essa doença têm que se adaptar desde cedo com a reeducação e acabam tendo dificuldades com a adaptação.
O que dificulta para os portadores são as refeições fora de casa, pois o celíaco não tem informações do alimento adquirido. A embalagem Com fixação do homem em determinados locais, surgiu a necessidade de buscar formas de transportar, armazenar e conservar os alimentos por mais tempo.

As primeiras embalagens utilizavam como material o couro, entranhas de animais, frutos, folhas e fibras vegetais.

A embalagem representou, historicamente, uma importante ferramenta para o desenvolvimento do comércio e das cidades.

No Brasil 83% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda e a embalagem é mediadora deste processo.

Mais de 90% dos produtos vendidos no supermercado não tem apoio de marketing e comunicação, dependendo apenas de sua embalagem. "Sendo assim, podemos definir embalagem como: um sistema cuja função é técnica e comercial e tem como objetivo acondicionar, proteger (desde o processo de produção até o consumo), informar, identificar, promover e vender um produto."
(NEGRÃO e CAMARGO, 2008).
A embalagem desse tipo de produto é pouco explorada no Brasil e pouco considerada em potencial, com escassos concorrentes e produtos direcionados ao público. FONTE: MESTRINER, 2001, p. 4 Embalagens destinadas a crianças Saber quem compra e vai utilizar o produto é peça importante para poder desenvolver com eficácia um projeto.

Analisar os papéis que a criança pode desempenhar no processo de decisão de compra.

Verificar a percepção da criança diante de marcas e perceber os elementos utilizados para atrair o público infantil.

Nas embalagens destinadas ao público infantil a inclusão de personagens, brindes, jogos, brincadeiras, adesivos, figurinhas e coisas desse gênero constituem atrativos extras para a venda do produto. A criança e o mercado consumidor Estudos tem identificado que nessa realidade de relações familiares e de poder econômico as decisões de compra, que outrora eram dos adultos, são divididas com as crianças.

Nas pesquisas existentes entre crianças e embalagens observa-se que os aspectos cores, marcas e personagens são facilmente memorizadas pelas crianças.

Têm sido desenvolvidos no segmento, para prolongar seu ciclo vida, evitando o descarte imediato da embalagem.

Um estudo da Universidade da Pensilvânia mostrou que as crianças são guiadas pelos desenhos nos pacotes não pela comida e pelo sabor. O uso de estratégias de propaganda e design visual não devem ferir à ética.
Um design consciente busca um produto que atenda a um público, com eficiência na forma, na funcionalidade e também em características estéticas, sem deixar de considerar o meio ambiente.
Análise dos concorrentes Análise ergonômica dos produtos existente Constataram-se alguns aspectos que envolvem a usabilidade das embalagens para desenvolver um produto adequado as necessidades do consumidor infantil
Quesitos analisados: conforto ao pegar a embalagem, manusear e interagir com o produto, a facilidade de uso, o fornecimento claro das informações. Suco - As crianças não conseguem interagir sozinhas com a embalagem, quando não há canudo, o líquido normalmente é derramado, entretanto a pega de todas é adequada para as idades.
Biscoito - As crianças não conseguem interagir sozinhas com a embalagem, pois normalmente o modo de abrir não é adequado. depois de aberta as embalagens, as crianças utilizam sem dificuldade.
Salgado - As crianças não conseguem interagir sozinhas com a embalagem, pois normalmente o modo de abrir não é adequado. depois de aberta as embalagens, as crianças utilizam sem dificuldade.
Requisitos a serem atendidos pelo projeto - Apelo lúdico para encantamento.
- Linguagem simplificada para fácil assimilação.
- Atendimento às necessidades ergonômicas requeridas para a idade - 3 a 6 anos.
- Estimulação à independência da criança, fazendo com que ela consiga interagir e usufruir de todos os subprodutos da embalagem sem necessidade da ajuda de adultos.
- Interação diferenciada que desperta a criatividade.
- Referências de flora e fauna de fora do Brasil, estimulando a curiosidade, evitando o lugar-comum para a criança.
- Entretenimento e alimentação saudável em processo cíclico.
- Informações obrigatórias na rotulagem de alimentos.
Conceito O conceito parte da ideia de interação, pois a criança celíaca não pode, dividir o lanche com um colega ou experimentar alimentos proibidos para ela.
A linha de produtos não visa apenas o interagir com o brincar, mas mostrar a interação que esta criança deve ter com os outros, sem abrir mão de uma alimentação adequada e saudável propiciando a inclusão social.
A interação acontece, por meio de destaque e de encaixe, com os animais.
Alternativas Análise da usabilidade Logomarca A marca é Pic-nic Kids relacionada ao momento lanche da criança. Essa marca foi criada buscando letras arredondadas, de fácil memorização.
A cor da palavra pic-nic é laranja que significa alegria, vitalidade, liberdade e diversão e logo abaixo em diagonal, para a palavra kids, definiu-se uma paleta de cores sortidas, tendendo para tons de alegria e diversão. Materiais e processo produtivo Papel Cartão Triplex Klabin:
Possui maior resistência, melhor aparência e possibilidade de impressão em ambos os lados. Um lado brilhante e outro fosco.
Gramatura: 280g
Impressao offset plana:imprime até 15.000 folhas por hora, indicada para trabalhos de tiragem de até 20.000 unidades (aproximadamente)
Acabamento UV total Combismart que são tampa-rosca para embalagens de tamanhos pequenos, divida em três partes (flange integrado a um anel cortante e a tampa rosca propriamente dita) .
Não exige pré-perfuração da embalagem – o anel cortante do flange rasga o papelão de forma higiênica e sem esforço.
Ampla abertura permite servir a bebida confortavelmente e sem derramar.
Ítens necessários em uma embalagem - Lista de ingredientes

- Origem

- Prazo de validade

- Conteúdo líquido

- Lote

- Glúten

- Informações nutricionais obrigatórias Viabilidade Fabril Para a produção de embalagens produzidas em cartões flexíveis (duplex, triplex, kraft) o modelo a ser utilizado (caixa com tampa acoplada, caixa e tampa em separado, cartuchos) e sua dimensões definem o aproveitamento na folha a ser impressa.

A quantidade de cartão, cores que serão usadas na impressão e o tipo de acabamento da embalagem também são fundamentais para a formação do custo.

Custo de R$ 493,00 / milheiro para uma produção de 10.000 caixas.

Informações laise@embaplan.com.br www.embaplan.com.br Mercado Alternativa final
Full transcript