Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

MEMORIAL E PROJETO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL (MPAP)

No description
by

Renata Lima

on 2 July 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of MEMORIAL E PROJETO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL (MPAP)

MEMORIAL E PROJETO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL (MPAP)
Atividades de Ensino
Atividades de Pesquisa
Atividades de Extensão
1) A participação na Empresa Júnior do Curso de Turismo;
2) Projeto Ponta de Pirangi - Conhecendo e Preservando seus Recifes Costeiros, vinculado a ONG Oceânica;
3) Outros projetos: a) Mulheres, desenvolvimento e políticas públicas: capacitação para a construção de equipamentos sociais no Oeste Potiguar; b) Tecnologias Sociais Sustentáveis: educação ambiental e Gestão de cooperativas; c) Participação em atividades diversas.

2 PROJETO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO


“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.”
Paulo Freire

"O que eu sou é o que me faz viver"
Shakespeare

O Ingresso no Mestrado em Ciências Sociais e a bolsa REUNI - Atuação no componente Monografia II;
A experiência na Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES;
Concurso Aréa Sistemas de Transportes e Agências de Viagens;
IFRN/PRONATEC - “Conceitos e Fundamentos da Hospitalidade”.
Tutoria Educação a Distância - Curso de Guia de Turismo.
A primeira tentativa;
Ao longo do curso - do 3º ao 6º período;
A participação no Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Turismo e Sociedade (“METROPOLIZAÇÃO TURÍSTICA - O perfil do consumidor de segunda residência na Região Metropolitana de Natal”) - Publicação de diversos trabalhos;
A pesquisa da Monografia (Premiação);
O término da graduação (Láurea Acadêmica);
A escolha pelo mestrado em Ciências Sociais;
A pesquisa da dissertação (Avaliação do PRODETUR);
A Mudança de Nível - O ingresso no doutorado;
As publicações (artigos em anais de eventos, em periódicos, organização de livros).
Amartya Sen
Marta Arretche, Thomas Dye, Celina Souza
Luzia Coriolano, Rita de Cássia Cruz,
Maria Aparecida Pontes da Fonseca
1 Ensino
Linha de atuação pautada na formação crítica de alunos, proporcionando o conhecimento da realidade local em relação à realidade global, bem como habilidades e competências para trabalhar com os conhecimentos científicos e tecnológicos necessários a área do Turismo.
Aptos a atuar em mercados com alta transformação tecnológica e competitividade, habilitados para gerir órgãos privados e públicos, pensando sempre a partir da perspectiva de um turismo que promova o desenvolvimento sustentável dos territórios.
• Conhecimentos básicos sobre os Transportes e sua utilização no Turismo (composição, classificação, conceitos, definições, evolução tecnológica, intermodalidade e multimodalidade dos transportes). Para além dos conhecimentos básicos: Transportes para o Turismo (o transporte é um meio para um fim, para chegar ao destino turístico), Transportes como Turismo (o transporte é o próprio turismo, tal como o cruzeiro é a base para a experiência turística). Autores base: PELIZZER, Hilário. Uma introdução à técnica do turismo: transportes (1978); RONÁ, Ronaldo Di. Transportes no Turismo (2002); PAGE, Stephen. Transporte e Turismo. Perspectivas Globais (2008); PALHARES, Guilherme Lohman. Transportes Turísticos (2002); TORRE, Francisco de la. Sistema de Transportes turísticos (2002).
a) Sistemas de Transportes:
Conhecimento da realidade Internacional – melhores sistemas de transportes utilizados no turismo do mundo – identificação através de pesquisa e realização de estudos de casos, bem como de estudos dirigidos sobre realidades diversas. Estudo e comparação com a realidade local, diagnóstico dos tipos e situações dos transportes no Brasil e Rio Grande do Norte;
Pode-se realizar como forma de complementar os conhecimentos, atividades propositivas, nas quais os alunos possam pensar o que poderia ser feito, quais medidas o poder público poderia tomar, para transformar os transportes de Natal, por exemplo, mais eficientes tanto para o turista, quando para a população;
A realização de visitas técnicas – que são sempre interessantes e eficientes nos resultados que proporciona. Essas também poderiam ser utilizadas na referida disciplina, como bases para o conhecimento empírico dos alunos.
b) A disciplina Agências de Viagens (conforme consta na grade curricular do curso - disciplina Agências de Viagens e Elaboração de Roteiros):
• Conhecimentos básicos de Agências de Viagens (Conceitos, definições, funções, atividades, classificação, evolução histórica, importância para o turismo, elaboração de roteiros). Para além de conhecimentos básicos: o que representa as agências de viagens para o turismo, as mudanças com a utilização da tecnologia de comunicação e informação (novos intermediários, desintermediação, infomediários), os novos papeis dos agentes de viagens. Autores base: PETROCCHI, Mario; BONA, André Luis Viola. Agências de turismo: planejamento e gestão (2004); BRAGA, Debora Cordeiro. Agências de viagens e turismo (2008); TOMELIN, Carlos Alberto. Mercado de agências de viagens e turismo: como competir diante das novas tecnologias (2001); AITOR, Marin. Tecnologia da informação nas agências de viagens: em busca da produtividade e do valor agregado (2004); DANTAS, José Carlos de Souza. Qualidade do atendimento nas agências de viagens: uma questão de gestão estratégica (2008).
• Realização de estudos de caso sobre qual tem sido o comportamento das agências de viagens com a entrada das TIC´s (Tecnologias de Comunicação e Informação) nas operações (Agências online e/ou offline), diferenças de comportamento entre agências maiores e menores;
• Estudo empírico na realidade local sobre como tem se comportado as agências de viagens de Natal, por exemplo, nesse novo momento (avanços e retrocessos);
• Há também a alternativa da realização de um evento final da disciplina sobre “Perspectivas e Tendências das Agências de Viagens no século XXI”, no qual alunos e agentes de viagens poderiam trocar informações e discutir os novos papeis que estes últimos assumiram nos últimos tempos. Estamos em meio a um fim trágico desses importantes intermediários do turismo ou em um processo de reestruturação de suas atividades? Perguntas como essas poderiam ser pautas de discussão e busca de soluções.

* Avaliação: processo contínuo que faz parte da atividade de ensino e que deve ser cuidadosamente conduzida pelo professor, servindo tanto para avaliar o aluno, quanto o professor.
* Com relação a minha formação, a depender das necessidades do departamento, posso contribuir com outras disciplinas, vinculadas a perspectiva do Estado, Meio Ambiente, Desenvolvimento, Políticas Públicas e sua relação com o Turismo.
* Ao fim do doutorado, poderei contribuir também com o Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFRN.
2 Pesquisa
1) Criação de um Grupo de Pesquisa:
Gestão de Empresas Turísticas e Desenvolvimento Sustentável
(Inovação e Estratégia no Turismo; Planejamento Turístico Local e Regional; Planejamento e Gestão Estratégica de Empresas Turísticas; Economia Solidária no Turismo, Responsabilidade Social Empresarial no Turismo);

Pesquisas: 1)
Transportes no Turismo: Percepções sobre o Turista que visita Natal/RN. E
ssa pesquisa mapearia os principais tipos de transporte que o turista que visita Natal utiliza e quais as percepções que eles têm. Assim, a pesquisa responderia os seguintes questionamentos: Quais os principais tipos de transporte que o turista que visita Natal/RN utiliza? Qual a percepção desses turistas com relação ao transporte? Quais os possíveis problemas? Quais os pontos a melhorar? Quais as repercussões da utilização (com sucesso ou sem sucesso) do transporte na recomendação boca a boca do destino a outros possíveis turistas? Os resultados da pesquisa objetivam fazer com que os alunos de turismo reflitam sobre planejamento dos transportes para o turismo e se constituiria como instrumento de diagnóstico para a gestão pública. 2)
Estratégias de Empresas Turísticas e Responsabilidade Social Empresarial em Estabelecimentos de Hospedagem no Rio Grande do Norte.
Essa pesquisa teria o objetivo de identificar quais estratégias de responsabilidade social os estabelecimentos de hospedagem do Rio Grande do Norte estariam adotando e qual a relação que isso tem com a competitividade. Questionamentos como: Quais motivos levam os estabelecimentos de hospedagem a adotarem estratégias de Responsabilidade Social no Rio Grande do Norte? Quais estratégias estão sendo adotadas? Qual o impacto na competitividade dessas empresas? Qual o impacto na comunidade? Como o cliente percebe essas ações? Esses seriam alguns dos questionamentos que a pesquisa responderia. A depender do desenvolvimento da mesma, poderia ser expandida para outros Estados e vinculação a outros grupos de pesquisa, com o intuito de pesquisas comparativas. Os resultados da pesquisa incluem mapear estratégias de responsabilidade social no turismo, dados esses escassos atualmente, e apontar estratégias de responsabilidade social que empresas do turismo poderiam estar adotando.
3 Extensão Universitária
- Atuação em pequenas ações de extensão e através de projetos de extensão:

1) Pequenas ações de extensão: ações de extensão de curta duração, poderiam ser realizados
eventos, como oficinas, workshops, palestras, seminários, congressos
, os quais os alunos ajudariam a organizar e estariam relacionados ao conteúdo trabalhado em uma disciplina. Por exemplo, na disciplina Agência de Viagens e Elaboração de Roteiros, os alunos poderiam ao final de todas as discussões organizar um workshop no qual conjuntamente com agentes de viagens se proporiam a discutir as reestruturações do setor (conforme colocado na parte do ensino – isso mostra a vinculação do ensino à extensão).

2) Projetos de Extensão: intitulado
Capacitação de Pequenos Proprietários de Empresas Turísticas de Natal/RN,
no qual os alunos identificariam pequenos proprietários de pousadas e bares, entre outros estabelecimentos, e ofereceriam a estes formação básica de gestão, o que poderia se dar em forma de oficinas. Esse trabalho poderia ser realizado em parceria com outros professores do curso que estivessem interessados, discutindo temas de duas/três disciplinas.
Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha.
Confúcio
Full transcript