Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Portugues

Regiao centro-oeste
by

Damasia Maffi

on 9 November 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Portugues

Região Centro-Oeste VEGETAÇÃO Vegetação é densa e exuberante. A maior parte da região é ocupada pelos árvores arbustos esparsos, de troncos retorcidos, folhas duras e raízes longas, adaptadas à procura de água no subsolo.
Vegetação: Floresta Amazônica (norte e oeste), Cerrado (região central) e Complexo do Pantanal (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul). Rios Principais: rio Xingu, rio Juruena, rio Teles Pires, rio Paraguai, rio Araguaia, rio Paraná, rio Tocantins.
A Região Centro-Oeste é drenada por muitos rios, agrupados em três grandes bacias hidrográficas:
Bacia Amazônica:, em Mato Grosso.
Bacia do Tocantins-Araguaia, ocupando o norte e o ponto mais a oeste de Goiás e o extremo leste de Mato Grosso;
Bacia Platina, subdividida em suas bacias hidrográficas: a bacia do rio Paraná e a bacia do rio Paraguai, no restante da região. CULTURA TURISMO ECONOMIA POPULAÇÃO: CLIMA URBANIZAÇÃO Esta dividida em 4 unidades federativas: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal (onde fica Brasília).
É um grande território, sendo a segunda maior região do Brasil em superfície territorial. Sua área ocupa aproximadamente 18,8% do Brasil. Seu povoamento é consequência dos fluxos migratórios, devido aos empregos e melhores condições de vida.
É a região menos populosa do país.
O Centro-Oeste brasileiro recebe migrantes de todas as partes do Brasil, com destaque para os mineiros, maranhenses, baianos e paulistas no estado de Goiás, nordestinos, mineiros e paulistas no Distrito Federal, sulistas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A abertura das fronteiras econômicas na Região Centro-Oeste facilitou a entrada de uma grande quantidade de migrantes, trabalhadores rurais que tinham como objetivo conseguir trabalho nas novas áreas de agricultura e pecuária.
A escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas, ocasionando assim o fenômeno do êxodo rural. O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana. O clima é tropical semiúmido, o cerrado é a vegetação predominante.
O clima da região Centro-Oeste do Brasil é tropical, quente e chuvoso.
A característica mais marcante deste clima quente é a presença de um verão chuvoso, entre os meses de outubro a março, e um inverno seco, entre os meses de abril a setembro.
O inverno apresenta temperaturas acima de 18°C; durante o verão, a temperatura pode alcançar temperaturas superiores a 25°C. As principais atividades econômicas são a agricultura e a pecuária, há também uma forte presença de indústrias. Destaque para as indústrias de alimentos, mecânica, química e têxtil.
No meio rural, entretanto, predominam densidades demográficas muito baixas, o que indica que a pecuária extensiva é a atividade mais importante.
O Mato Grosso do Sul, região que se caracteriza pela produção de soja, arroz, café, algodão, milho e, recentemente, até mesmo trigo.
A pecuária extensiva de bovinos, com destaque para os estados de Goiás e Mato Grosso, que juntos abrigam 15% do rebanho nacional. As manifestações culturais de maior destaque no Centro-Oeste são: Fogaréu na Cidade de Goiás, Cavalhada na cidade de Pirenópolis, ambos no Estado de Goiás; Cururu, dança folclórica dos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O Mato Grosso apresenta como manifestação cultural o cururu, dança de provável origem indígena, que homenageia santos padroeiros de cidades do interior do Mato Grosso. Os homens, únicos participantes da festa, dançam em círculos ao som de viola de concho e reco-reco.
Na culinária, os pratos típicos são: arroz com pequi, curau, capivarade caçarola, peixe na telha, quentão, pudim de banana da terra, galinhada entre outros. Também se destacam entre os pratos principais goianos a galinhada com pequi e guariroba, o empadão goiano e os diversos frutos do cerrado. O turismo no Centro-Oeste é baseado nas belezas naturais da região. Destaca-se o Pantanal, Chapada dos Guimarães, Chapada dos Veadeiros, Parque Nacional das Emas, Bonito, Pirenópolis, Cidade de Goiás, além do Distrito Federal.
A região mais conhecida é o Pantanal. Trata-se da maior bacia inundável do mundo, com vegetação variada e fauna muito rica.
Goiás é um estado mito conhecido por suas belezas naturais. Entre elas, recebem destaque o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas, que representam a conservação do cerrado.
Quanto ao aspecto cultural, o patrimônio histórico pode ser encontrado em Pirenópolis, Goiás, Niquelândia e Corumbá de Goiás.
A Capital Goiânia possui, no seu centro, o maior acervo do estilo patrimonial em art decó no Brasil. Oferece atrativos culturais, além das feiras diárias e da Feira Hippie, aos domingos, a maior do gênero na América Latina.
O Mato Grosso do Sul é mundialmente conhecido por sua biodiversidadeo estado possui várias diversidades, um bom lugar para viajar, encontrada principalmente no Complexo do Pantanal e no Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Sua capital é Campo Grande e suas principais cidades turísticas são Bonito, Jardim e Bodoquena localizados no Parque Nacional da Serra da Bodoquena. HIDROGRAFIA Cururu Arroz Carreteiro distrito federal do brasil O Distrito Federal é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Em seu território, está localizada a capital federal, Brasília. Foi fundado no 21 de abril de 1960. O atual Distrito Federal foi construído através de um projeto do presidente de mudança da capital nacional do município do Rio de Janeiro para o centro do país. Até a criação de Brasília, a capital federal localizava-se na cidade do Rio de Janeiro. Durante o império, o equivalente ao Distrito Federal atual era o município neutro, onde se situava a corte, no Rio de Janeiro. Depois da Proclamação da República, o Rio de Janeiro tornou-se a capital federal, a qual, no início da década de 1960, foi transferida para o centro do Brasil, no leste do estado de Goiás. Quando de sua transferência, o território onde se localizava anteriormente a capital passou a ser o estado da Guanabara . Com a reordenação republicana do território brasileiro, as províncias passaram a estados e cada um deles passou a ser uma unidade da federação. Quase todos os estados surgiram das províncias de mesmos nomes, exceto o Distrito Federal e outros estados criados pela divisão territorial. é um estado brasileiro, esse tem como capital a cidade de Cuiabá, na qual habitam cerca de 551.098 habitantes, o número total da população do estado é de 3.035.122 habitantes, distribuídos em uma área de 903.329,700 km2. O Estado abriga 141 municípios. As pessoas naturais de Mato Grosso são chamadas de mato-grossense. Mato Grosso Economia A economia da grande unidade federativa brasileira está em constante ascensão e, em 2008, o Produto Interno Bruto (PIB) mato-grossense atingiu a marca de 42,7 bilhões de reais, correspondendo a 1,6% do PIB nacional; no âmbito regional, sua participação foi de 18,1%. A participação das atividades econômicas para o PIB de Mato Grosso é a seguinte:
Agropecuária: 28,1%.
Indústria: 16,4%.
Serviços: 55,5%.
A agropecuária, apesar de corresponder a 28,1% das riquezas do estado, é a principal atividade econômica, pois o setor de serviços, que contribui com 55,5%, está diretamente ligado a ela. P O P U L A Ç Ã O Conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Mato Grosso possui 3.035.122 habitantes, o que representa 1,59% da população brasileira. É o segundo Estado mais populoso da região Centro-Oeste.
A população do estado é formada por pessoas de diferentes composições étnicas. De acordo com dados do IBGE, a distribuição é a seguinte
Pardos – 55,2%.
Brancos – 36,7%.
Negros – 7%.
Indígenas – 1,1%. Aspectos naturais Mato-Grosso possui um grande território, nesse existe uma grande variedade de recursos e paisagens naturais.
O Relevo apresenta as irregularidades da superfície terrestre. O território de Mato-Grosso é composto por um relevo de baixas altitudes, dessa forma, grande parte do espaço estadual é plano.
No entanto, esse tipo de relevo se divide em três tipos de compostos, chamados de unidade, sendo todos distintos. São eles:
- Planalto mato-grossense: formação a partir de planaltos cristalinos e chapadões sedimentares, nesse as altitudes podem variar entre 400 a 800 metros em relação ao nível do mar. Esse planalto tem a função de divisor de águas de importantes bacias, tais como Paraguai e alguns rios da bacia do Amazonas. - Planalto Arenítico-basáltico: formado pelos dois últimos elementos, podem ser encontrados no sul de Mato-Grosso.
- Planalto mato-grossense: se estabelece em uma área rebaixada, já no sul do planalto brasileiro se encontra o divisor entre as duas bacias, Paraguai e Amazonas. O clima do estado sofre variações de acordo com a localização geográfica. Com base nessa afirmativa o clima que predomina é o tropical superúmido, característica do clima amazônico, no qual há elevadas temperaturas, algo em torno de 26ºC em relação à média anual e uma grande incidência de precipitações que chegam a 2.000 mm ao ano.
Estado: O Mato Grosso possui 141 municípios, cuja capital estadual é cidade de Cuiabá, habitada por 551.098 pessoas. A população distribui-se de forma desigual, com vazios demográficos na porção norte e áreas urbanas populosas, como Cuiabá e Várzea Grande (252.596 habitantes). Goiás Goiás integra uma das unidades federativas do Brasil, possui como capital a cidade de Goiânia que conta com uma população de aproximadamente 1.302.001 habitantes, já a população total do estado é de 6.003.788 habitantes, distribuídos em uma extensão territorial 340.103,467 km2.
O Estado tem, inserido em seu território, 246 municípios. As pessoas nativas do Estado de Goiás são chamadas de goianas. ECONOMIA:
A agropecuária goiana tem grande importância no cenário econômico nacional, uma vez que sua produção de carnes e grãos impulsiona a exportação estadual.
Goiás é um dos maiores produtores de tomate, milho e soja do Brasil. Responsável por 33% da produção nacional de sorgo, Goiás é o principal produtor desse grão no país. Outros cultivos importantes são: algodão, cana-de-açúcar, café, arroz, feijão, trigo e alho.
A pecuária, por sua vez, está em constante expansão. O estado possui, atualmente, o terceiro maior rebanho bovino do país. POPULACAO:
Goiás é uma das unidades federativas que integram a região Centro-Oeste. Sua extensão territorial é de 340.103,467 quilômetros quadrados, correspondendo a 4% do território nacional. Conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população totaliza 6.003.788 habitantes, distribuídos em 246 municípios, sendo o estado mais populoso do Centro-Oeste. O crescimento demográfico é de 1,8% ao ano e a densidade demográfica é de 17,6 habitantes por quilômetro quadrado.
A composição étnica da população goiana é a seguinte:
Pardos: 50,9%.
Brancos: 43,6%.
Negros: 5,3%
Indígenas: 0,2%. ASPECTO NATURAIS:
O relevo de Goiás não é homogêneo, isso significa que se apresenta em distintas formas e composições rochosas
Goiás não apresenta grandes altitudes, os pontos mais elevados estão estabelecidos na Chapada dos Veadeiros. Nesse local o relevo supera 1.200 metros de altitude, especialmente em Pouso Alto (1.784 m.), Serra dos Cristais (1.250 m.) e na Serra dos Pirineus (1395 m).
Clima
O Estado de Goiás possui clima predominante tropical semi-úmido, suas características se apresentam em duas estações distintas, uma de seca (maio a setembro) e outra chuvosa (outubro a abril).
A temperatura média anual do Estado pode variar em 18º e 23ºC Mato Grosso do Sul Area: 357.124,962 km2
(6.86 hab/km2)
Full transcript