Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Arte Indígena Brasileira

Slides sobre a produção artística dos índios brasileiros do período pré-cabralino ao contemporâneo.
by

Magno Anchieta

on 5 April 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Arte Indígena Brasileira

A arte indígena brasileira Beleza e criatividade Cultura de gerações festa indígena Pintura corporal Pintura corporal moradias arte plumária trançados pintura corporal colares Trançados e tecelaria cestos balaio esteiras cofo tipiti abanos tecidos Cerâmica Escultura O Brasil é um país novo, com pouco mais que 500 anos.
No entanto, antes de ser explorado pelos europeus, já havia habitantes nessas terras.
Essas pessoas são os índios, de várias nações e culturas diferentes, com uma arte diversificada e rica em sua beleza. Introdução Os portugueses e os índios eram muito diferentes.
Os portugueses deixaram para trás um país rico e muito adiantado para a época.
Eles eram mestres na construção de caravelas e tinham também uma arquitetura muito avançada. Fachada principal do Mosteiro da Batalha – Portugal. As pessoas em Portugal tinham aparência diferente dos índios, usavam roupas para cobrir todo o corpo.
Naquela época, as mulheres nem podiam mostrar os pés.
Os mais ricos usavam roupas luxuosas, de tecidos pesados, com bordados e jóias. Prof. Magno Anchieta
Disciplina: Arte
3ª série Vestuário masculino típico do século XVI. Titian – Isabella de Portugal, esposa de Charles V. 1535. Museu do Prado, Madri. Os habitantes do continente americano descendem de populações advindas da Ásia, sendo que os vestígios mais antigos de sua presença na América, obtidos por meio de estudos arqueológicos, datam de 11 a 12,5 mil anos (FUNAI).
Todavia, ainda não se chegou a um consenso acerca do período em que teria havido a primeira leva migratória. A origem dos povos americanos De lá para cá, estas populações desenvolveram diferentes modos de uso e manejo dos recursos naturais e formas de organização social distintas entre si.
Não existe consenso também, entre os arqueólogos, sobre a antigüidade da ocupação humana na América do Sul. Até há alguns anos, o ponto de vista mais aceito sobre este assunto era o de que os primeiros habitantes do continente sul-americano teriam chegado há pouco mais de 11 mil anos.
No Brasil, a presença humana está documentada no período situado entre 11 e 12 mil anos atrás. Mas novas evidências têm sido encontradas na Bahia e no Piauí que comprovariam ser mais antiga esta ocupação, com o que muitos arqueólogos não concordam.
Assim, há uma tendência cada vez maior de os pesquisadores reverem essas datas, já que pesquisas recentes vêm indicando datações muito mais antigas Quando os portugueses chegaram ao Brasil encontraram aqui um clima quente, um local totalmente inexplorado e habitado por índios, que, em vez de roupas como a dos portugueses, usavam colares, enfeites feitos com penas e o copo todo pintado. Maloca dos Apiacá – Desenho de Hércules Florence durante a expedição de Langsdorff Família Kamakã se preparando para um festa (Debret).
Litografia Viagem pitoresca e histórica ao Brasil (1834-1839). Tanto índios quanto portugueses ficaram surpresos, pois não tinham nada em comum.
Cada um deles tinha seu próprio modo de viver em sociedade, de se vestir, fazer arte etc. O índio brasileiro é muito habilidoso, pois sua pintura, a confeção de suas cerâmicas e de seus trançados e seus adereços plumários mostram isso.
A seguir vamos estudar cada item separadamente. Os índios pintam seus corpos no dia-a-dia e em ocasiões especiais (festas, luto, guerra etc.)
A pintura pode estar relacionada a crenças indígenas, identificação de uma determinada tribo, membros de uma mesma tribo ou servir simplesmente para embelezar o corpo. Índios Kaiapós Chefe Arakita Urucu ou Urucum As tintas usadas para a pintura corporal são retiradas da natureza, basicamente do urucum (vermelho e amarelo) e do jenipapo (preto e azul). Assim como a pintura corporal a arte plumária serve para enfeites: mantos, máscaras, cocares, e  passam aos seus portadores elegância e majestade. Esta é uma arte muito especial porque não está associada a nenhum fim utilitário, mas apenas a pura busca da beleza. Armas Armas indígenas
Full transcript