Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Sistema Drywall

No description
by

Diane Guzi Fomin

on 1 November 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Sistema Drywall

Sistema Drywall
Sistema Drywall
Dentre as tipologias das placas comumente utilizadas têm-se:

A. Standart (ST): são indicadas para uso geral, sendo normalmente utilizadas em paredes, tetos e revestimentos de áreas secas e apresentam a
cor cinza
;

B. Resistente à Umidade (RU): também conhecidas como
"chapas verdes",
possuem elementos hidrofugantes e são indicadas para uso em áreas úmidas como banheiros, cozinhas e áreas de serviço;

C. Resistente ao Fogo (RF): também são conhecidas como
“chapas rosa”
, elas contêm retardantes de chama em sua fórmula, sendo indicadas para uso em áreas especiais como saídas de emergência e escadas enclausuradas.

Vantagens
5 - Conforto climático
- O gesso tem a propriedade natural de atuar como regulador do clima, mantendo o grau de umidade em equilíbrio: retira umidade do ar, quando esta está elevada; e a devolve, quando o ar está seco. Isso atenua as variações da umidade relativa do ar.
6 - Conforto térmico
- O uso de lã mineral ou de vidro no interior de paredes, tetos e revestimentos promove conforto térmico entre os ambientes.
7 - Resistência à umidade -
Há chapas especiais para ambientes úmidos (cozinhas, banheiros, áreas de serviço, etc.), impregnadas com um hidrofugante. Essas chapas têm cor verde, diferenciando-se assim das comuns.
Vantagens
1 - Leveza
- As paredes e os forros são muito leves. Enquanto, por exemplo, uma parede de tijolos comuns com aproximadamente 10cm de espessura pesa entre 155 e 165 kg/m2, uma parede em drywall de mesma espessura pesa menos de 25 kg/m2 - propicia redução de peso na edificação;
2 - Estabilidade
- As paredes em drywall apresentam alto grau de estabilidade, podendo substituir sem problemas as paredes comuns de alvenaria convencional.
3 - Resistência a impactos
- As paredes, os tetos e os revestimentos resistem aos impactos normais de uso do dia-a-dia.
4 - Aumento da área útil da edificação -
A diminuição da espessura das paredes proporciona maior área útil e rapidez na execução;
Sistema Drywall
Sistema Drywall
Prof. Diane Guzi Fomin
O drywall (parede seca) é uma tecnologia desenvolvida para se industrializar a repetitiva e lenta produção de paredes e forro, que antigamente era realizada artesanalmente.

Esta tecnologia já é utilizada na Europa e nos Estados Unidos há mais de 100 anos e no Brasil este sistema veio ganhando espaço nos últimos anos em função da instalação em nosso país de três grandes fabricantes europeus do sistema: LAFARGE (francesa), PLACO (francesa) e KNAUF (alemã).

Por definição, o sistema drywall consta de chapas de gesso acortonado fabricadas industrialmente mediante um processo de laminação contínua, onde se mistura água, gesso e aditivos, perfis de aço galvanizado entre duas lâminas de cartão, sendo que uma é virada sobre os bordos longitudinais e colada sobre outra.
8 - Conforto acústico
- Uma parede drywall apresenta desempenho acústico superior ao de uma parede de tijolos maciços de mesma espessura. Se tiver isolamento com lã mineral, seu desempenho será superior a qualquer tipo equivalente de paredes de alvenaria (tijolos, blocos cerâmicos, blocos de silício-calcário e de concreto comum ou celular).
9 - Resistência ao fogo
- O gesso proporciona elevada proteção contra incêndios. Por isso, é recomendado o revestimento com chapas para drywall de vigas, colunas, pilares e dutos elétricos de ventilação. Uma parede drywall, dependendo de sua configuração, podem ter resistência ao fogo de até 240 minutos. Uma estrutura, recoberta com 3 cm de gesso resiste até 45 minutos a fogo de 1000ºC
10- Rápida execução
- A simplicidade de execução é um dos grandes diferenciais do sistema. Uma parede pode ser instalada em apenas algumas horas;
11 - Execução simplificada de instalações elétricas e hidráulicas -
não é necessário quebrar paredes. No caso de vazamento, basta recortar a chapa de gesso e, após o reparo, recompor o chapeamento.
12 - Qualidade de acabamento
- As paredes, os revestimentos e os tetos apresentam nivelamento superficial, o que permite que, imediatamente após a sua instalação, recebam pintura ou outro tipo de acabamento.

13 - Ausência de resíduos e desperdícios
- A construção é mais limpa, reduzindo drasticamente o entulho. A isso ainda se soma a menor necessidade de movimentação de materiais dentro da obra. E o entulho gerado é totalmente reciclável.
14 - Flexibilidade de projetos
- liberdade para projetar - por sua leveza e forma de instalação, as paredes e os forros em drywall podem ter posição variável dentro da unidade, possibilitando a personalização do layout;
15 - Instalação
- Por ter apenas função de vedação e ser leve pode ser aplicada diretamente sobre o contra piso ou o piso pronto;
Vantagens
Componentes
A parede drywall é constituída por uma estrutura de perfis de aço galvanizado na qual são parafusadas, em ambos os lados, chapas de gesso para drywall.
Componentes
A estrutura é constituída de
perfis de aço galvanizado
fabricados industrialmente mediante um processo de conformação a frio em perfiladeiras de rolete a partir de chapas de aço protegidas com tratamento de galvanização mínimo Z 275, com espessura mínima de chapas de 0,50mm.
As guias são peças utilizadas, como o próprio nome já diz, para guiar a
colocação dos montantes, fixadas nas lajes, teto e piso, onde os montantes serão parafusados. Já os montantes tem função estrutural e de servir como ponto de parafusamento e sustentação das placas, confere maior
resistência à compressão vertical.
Componentes
Placas de Gesso
NBR 14715 (Chapas de gesso acartonado –Requisitos)
Componentes
Elementos Fixadores
As chapas são fixadas na estrutura por meio de parafusos autoperfurantes e autoatarraxantes, produzidos com diversas dimensões e materiais para diferentes espessuras de chapeamento e de perfis e com proteção contra corrosão.
O comprimento dos parafusos que fixam as chapas de gesso nos perfis metálicos é definido pela quantidade e espessura de chapas de gesso a serem fixadas: o parafuso deve fixar todas as camadas e ultrapassar o perfil metálico em pelo menos 10 mm;

O comprimento dos parafusos que fixam os perfis metálicos entre si (metal/metal) deve ultrapassar o último elemento metálico, no mínimo em três passos de rosca.

Componentes
Elementos Fixadores
Componentes
Massas para juntas:
produtos específicos para o tratamento das juntas entre chapas de drywall, tratamento de encontros entre as chapas e o suporte (alvenarias ou estruturas de concreto), além do tratamento das cabeças dos parafusos.
As massas devem ser utilizadas juntamente com fitas de papel apropriadas para juntas.

Fitas:
g
a
rante resistência e a elasticidade necessários para que o acabamento se mantenha estável, sem fissuras ou trincas.
A. Fita para Juntas: a base de papel
B. Fita para Isolamento: à base de resina auto-adesiva
C. Fita para Cantos: à base de papel com duas tiras de reforço em alumínio
para proteger cantos vivos de paredes e colunas contra impactos leves.
Acabamento
Componentes
Acessórios
Componentes
Preenchimento
Para o preenchimento do sistema, deve-se optar por uma argamassa leve ou uma lã de preenchimento, de fácil manuseio e que atenda aos requisitos de qualidade no que se refere ao isolamento acústico, término e de resistência ao fogo.

No mercado não há muitas opções de argamassas, sendo as mais comuns argamassaa com EPS incorporado na mistura e argamassas aeradas.


O Gesso
O gesso é um mineral aglomerante produzido a partir do aquecimento e redução a pó da
gipsita
(um mineral abundante na natureza, produzido pela evaporação de mares).

O minério de gesso (gipsita), formado entre 100 e 200 milhões de anos atrás, está presente em grande parte da superfície terrestre. Sua extração não gera resíduos tóxicos e requer pouca interferência na superfície. As fábricas de chapas de gesso e outros derivados da gipsita são instalações limpas, que somente liberam vapor d'água na atmosfera.
É
composto principalmente por sulfato de cálcio hidratado
(CaSO4.2H2O)
e pelo hemidrato obtido pela calcinação desse (CaSO4.½H2O).

Ao umedecer o gesso com cerca de um terço de seu peso em água, forma-se uma massa plástica que sofre expansão e endurece em cerca de dez minutos.

Alternativamente, o gesso pode ser produzido pela reciclagem do fosfogesso ou do gesso químico produzido pela desulfurização de chaminés de queima de carvão com cal hidratada. No Brasil nenhum destes processos alternativos é significativo.
O Gesso
Mina de Naica, México
A mina de Naica se encontra numa falha por cima de uma câmera de magma, o que gera as condições necessárias para formação dos cristais.
O enorme calor gerado pelo magma aqueceu a água que se encontrava retida nas câmeras, que ficou saturada/impregnada de diversos minerais, nomeadamente Gipsita.
Estas câmeras encontraram-se submersas e saturadas de minerais, durante 500.000 anos aproximadamente, durante os quais a água manteve uma temperatura estabilizada de 50 °C, o que permitiu aos cristais crescerem e tomarem dimensões bastante elevadas.
História do Drywall
Montagem
1 -
Marcação das paredes
com laser/régua e trena
2 -
Instalação das guias do piso
, parede e teto, com espaçamentos de 60cm entre os parafusos - parafusadeira ou pistola finca-pino;
3 -
Instalação dos montantes
, distância de 40 a 60cm - A altura da parede é que determina o tamanho dos montantes.
Se a parede ficar entre o piso e a laje deve-se deixar uma folga de 5mm na medida do montante.

Nas paredes cegas a instalação inicia-se da extremidade das paredes para o meio. Nas paredes com portas a instalação deve iniciar a partir do vão de porta. Os montantes são posicionados dentro das guias.
Montagem
4 - Confecção das aberturas - deve-se prever montantes duplos, unidos face a face, para reforçar a estrutura das aberturas;
5 - Instalação das chapas de Drywall em um dos lados da parede- seguir a paginação dos montantes para posicionar as chapas. Iniciar a colocação dos parafusos de cima para baixo, a 1cm da borda; A distância entre um parafuso e outro, na vertical, deve ser de 25cm a 30cm .
Montagem
6 - Instalação elétrica, hidráulica e outras -utilizar uma serra-copo para fazer as aberturas para as caixas de passagem, específicas para Drywall;
Montagem
7 -Colocação do isolamento acústico - lã mineral ou lã de vidro
8- Instalação das chapas de Drywall do outro lado;

9 - Rejunte e fita: a massa para rejunte de drywall com o auxílio de uma desempenadeira e espátula metálica, 03 demãos.
Montagem
10 - Acabamento: instalação de azulejos, texturas ou pinturas.
Pronto!
Cantoneiras.
O Gesso
O gesso é um dos três aglomerados minerais mais utilizados na construção civil, os outros dois são o cimento e a cal.

A gipsita, matéria-prima para produção de gesso, é um mineral compacto, de baixa dureza (riscado pela unha), pouco solúvel em água e muito solúvel em ácido clorídico (HCI).

Os depósitos mais importantes da gipsita no Brasil estão localizados em Pernambuco, na região do Araripe, situada no limite dos Estados de Pernambuco, Ceará e Piauí, onde se localiza o Pólo Gesseiro do Araripe.
Gesso Escaiola:
gesso com 80% de peso hemidratado, de cor branca, com finura adequada quando moído;
Gesso Branco:
66% de peso hemidratado, de cor branca e também com finura adequada quando moído;
Gesso Negro:
55% de peso hemidratado, de cor cinza devido às impurezas e com granulometria menor do que o gesso Escaiola ou Branco.

CLASSIFICAÇÃO COMERCIAL DOS GESSOS HEMIDRATADOS
Full transcript