Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Copy of Metodologias Ativas

No description
by

Fernanda Cardoso

on 3 October 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Copy of Metodologias Ativas

#Facebook/Twitter/Instagram/WhatsApp
Pós Graduação em Docência Universitária
Disciplina: Tecnologia da Informação e da Comunicação Aplicadas ao Ensino Superior
Prof(a): Renata Maria de Almeida e Borges

Grupo 02
Cordélia Rios
Cristiano
Ellen Ferreira
Fernanda Costa
Guilherme Caetano
Valquiria Bruno

É um site e serviço de rede social que foi lançado em 4 de fevereiro de 2004, por Mark Zuckerberg.
Atualmente, é a maior rede social do mundo.

O QUE É UMA FANPAGE?
Segundo o Facebook, uma FanPage é uma interface específica para a divulgação de uma empresa, marca, banda, etc. Ao realizar a criação é possível escolher o objetivo dela, conseguindo assim melhor segmentação do público que deseja alcançar.
Aprendizagem Ativa
O Que É Uma # Hashtag?

O hashtag é uma palavra-chave precedida pelo símbolo #, que as pessoas incluem em suas mensagens. Essencialmente, ela faz com que o conteúdo do seu post seja acessível a todas as pessoas com interesses semelhantes, mesmo que eles não sejam seus seguidores ou fãs.
Por exemplo, digamos que você seja um fã da Apple e que você esteja pensando em comprar um iPhone 5. Ao pesquisar por “#iPhone5″ em qualquer rede social irá mostrar os posts e fotos de todos os usuários que usaram “#iPhone5″ em suas mensagens.
As hashtags aparecem como links clicáveis quando usadas em mensagens, bastando clicar sobre elas para ver todos os resultados relevantes.
Criando Uma Hashtag Eficaz

Para criar uma hashtag, tudo o que você precisa fazer é juntar um # e uma palavra-chave relevante. Você pode inserir hashtags em qualquer lugar em suas mensagens: frente, meio ou fim.

Algumas pessoas gostam de colocar as suas hashtags no meio dos posts, enquanto outros preferem inseri-las no final – o resultado é o mesmo, desde que suas hashtags sejam relevante.

As hashtags são poderosas, quando usadas sabiamente. Nada afasta as pessoas mais do que um post confuso com e com hashtags em excesso ou muito longas, como #VejaSóOQueEuTomeiDeCaféDaManhã.


Como regra geral, no Twitter não se usa mais do que uma ou duas, mas no Instagram dá pra usar 4 ou 5 hashtags sem problemas.

Antigamente, o símbolo # (também chamado por nós de “jogo-da-velha”) era usado apenas em algumas situações especiais, como nas artes gráficas. Mas então veio o Twitter e transformou este símbolo em uma sensação online. Hoje, se você está no Twitter, Instagram, Pinterest, Google+, YouTube ou Facebook, você simplesmente não tem como evitar a presença das #hashtags.

Para o iniciante nas redes sociais, as hashtags podem ser algo confuso e inútil à primeira vista. Mas se você entender o seu propósito e aprender a usá-las, as hashtags são uma ferramenta poderosa para ajudá-lo a envolver o seu público-alvo e aumentar o reconhecimento da sua marca
WhatsApp Messenger é um aplicativo de mensagens multiplataforma que permite trocar mensagens pelo celular sem pagar por SMS. 

Além das mensagens básicas, os usuários do WhatsApp podem criar grupos, enviar mensagens ilimitadas com imagens, vídeos e áudio.

O twitter possui várias ferramentas, como o retweet, que consiste em replicar uma determinada mensagem de um usuário para a lista de seguidores, dando crédito a seu autor original, trending topics ou TTs, que são uma lista em tempo real das palavras mais postadas no Twitter pelo mundo todo, e podem ser divididos por países.

Ranking


4º – Twitter

Atingindo 1,36% dos acessos nacionais, o Twitter é muito utilizado principalmente através dos aparelhos móveis, uma vez que foi criado com o intuito de ser o “SMS online”.
Através desta rede social, as pessoas compartilham acontecimentos, notícias e suas opiniões sobre o que está acontecendo, de forma que ela pode ser considerada como uma ótima forma de se inteirar sobre o que está acontecendo no mundo. O uso das hashtags é totalmente incentivado e disseminado no Twitter para que as pessoas consigam interagir melhor de acordo com os principais assuntos que estejam em discussão no momento.

Conectividade
O Twitter permite um excelente intercâmbio de informações com diversas redes sociais, entre elas o Facebook, em que é possível com que tudo que o usuário poste no Twitter seja postado em sua conta do Facebook também e vice-versa
Criação
O twitter foi criado em Março de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass[2] e foi lançado em Julho de 2006 nos EUA.
A ideia inicial dos fundadores era que o Twitter fosse uma espécie de "SMS da internet" com a limitação de caracteres de uma mensagem de celular.
Inicialmente chamada Twttr (sem vogais), o nome da rede social, em inglês, significa gorjear. A ideia é que o usuário da rede social está "piando" pela internet.
O que é?
É uma rede social e um servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.
TWITTER
4º passo: conversando com alguém através do @nomedousuário
Para falar com alguém no Twitter e esta pessoa saber que você está falando dela, é necessário colocar um @ seguido do nome do usuário.

5º passo: como saber quem falou de vo

No seu perfil, no canto direito, existe um link chamado @seunome logo abaixo de sua descrição. Ao clicar lá, você sabe quem citou você pelo Twitter (sendo esta pessoa sua "seguidora" ou não)

1º passo: criar uma conta
Vá em www.twitter.com. Após criar seu endereço (que será sempre acessado por twitter.com/seunome), clique em "settings" e personalize sua página.

2º passo: a primeira "twittada"
O que você está fazendo?

3º passo: encontrando amigos e começando a segui-los
Se você se interessou pelo Twitter de alguém e quer começar a acompanhar as atualizações do usuário, basta clicar em follow logo abaixo da imagem dele. Para tentar encontrar alguém, use o Find People no menu.
O QUE É
https://www.facebook.com/estatutofamilia?fref=ts
Nossa fanpage:
Aplicações Educativas no Facebook:
A principal diferença entre ela e outros softwares de comunicação instantânea está no tratamento dos contatos.

Com o WhatsApp, não precisa criar uma conta, inventar um apelido e sair adicionando contatos. O programa utiliza a linha telefônica como identificação e puxa as pessoas da agenda como contatos. É como trocar SMS através da internet e ter diversas vantagens.
Criando um grupo
1º - Abra o aplicativo e toque nos três pontos verticais (opções, a localização do menu pode variar de acordo com seu aparelho) no canto superior direito da tela, acima como na imagem;

2º- Um pequeno menu será aberto. Escolha a opção “Novo Grupo”;

3º - Quando escolher a opção Novo Grupo, uma tela com um campo de texto aparecerá. Nesse campo de texto, será o local onde você escreverá o Nome ou o Assunto do grupo. Nessa tela, você também poderá escolher uma imagem de perfil para o grupo. Faça isso e toque, em seguida, em Avançar;

4º - Na próxima tela, digite o nome dos contatos que você deseja incluir no grupo. Você pode incluir mais pessoas após o grupo já estar criado;

5º - Após ter selecionado todos os contatos que deseja incluir no grupo, toque em Criar;

www.oficinadanet.com.br › Tutoriais › Mobile

6º - Após, o grupo será criado. Uma tela igual à de uma conversa comum será aberta. O grupo é como qualquer conversa individual, porém, as mensagens enviadas serão compartilhadas com todos os membros.

Uma nova ferramenta para o ensino
www.sidtecs.com.br/2014/wp-content/uploads/2014/10/413.pdf

É uma rede social online de compartilhamento de foto e vídeo que permite aos seus usuários tirar fotos e vídeos, aplicar filtros digitais e compartilhá-los em uma variedade de serviços de redes sociais, como Facebook, Twitter, Tumblr e Flickr.

O termo instagram é uma junção da palavra instant (instante) e do fonograma grego gram (grama, como telegrama) que significa alguma coisa que foi registrada ou gravada. Uma tradução aproximada seria "imagem instantânea“

Foi criado por Kevin Systrom e Mike Krieger e lançado em outubro de 2010. O serviço rapidamente ganhou popularidade, com mais de 100 milhões de usuários ativos em abril de 2012. É distribuído gratuitamente através da Apple App Store, Google Play e Windows Phone Store.

É uma rede social online de compartilhamento de foto e vídeo que permite aos seus usuários tirar fotos e vídeos, aplicar filtros digitais e compartilhá-los em uma variedade de serviços de redes sociais, como Facebook, Twitter, Tumblr e Flickr.

O termo instagram é uma junção da palavra instant (instante) e do fonograma grego gram (grama, como telegrama) que significa alguma coisa que foi registrada ou gravada. Uma tradução aproximada seria "imagem instantânea“

INSTAGRAM – o que é ?

Baixe o aplicativo gratuíto, no seu celular ou computador;

Cadastre-se (via e.mail ou Facebook, com nome de usuário, foto, etc);

Encontre Amigos, Contatos e Pessoas (pessoas que queira seguir, com muita fotografia ...)

Tire fotos com o celular, aplique diversos efeitos nas imagens e compartilhe com os amigos nos diversos aplicativos. Os usuários do Instagram, podem curtir e comentar nas suas fotos;

Pode ainda usar o hashtags (#) para encontrar imagens relacionadas a um mesmo tema, mesmo que as pessoas que tiraram essas fotos não sejam amigas.

Veja o que é possível fazer no Instagram, siga as pessoas certas e melhore suas fotos, por: Pedro Burgos, em 3 de abril de 2012.

http://gizmodo.uol.com.br/veja-o-que-e-possivel-fazer-no-instagram-siga-as-pessoas-certas-e-melhore-suas-fotos/

Publicar fotos e vídeos curtos sobre a apresentação de uma aula;
Seguir um trabalho de campo ou projeto no Instagram;
Seguir um pesquisador ou professor de maior interesse;
Fazer trabalhos de imagens com efeitos especiais!

O que é?
Como usar/criar?
Possibilidades de aplicação no processo educatrivo

Dilton Ribeiro do Couto – "(...) Na minha pesquisa de mestrado, intitulada “Cibercultura, juventude e alteridade: aprendendo-ensinando com o outro no Facebook”, adotei a rede social como campo empírico. O objetivo do trabalho foi compreender como os jovens se apropriavam das informações que circulavam na interface. Uma ocasião em especial me chamou atenção durante a pesquisa e que traz algumas reflexões importantes sobre os processos de ensinar-aprender que podem se desenvolver na internet. A partir de uma reportagem compartilhada no Facebook sobre a relação entre fósseis e a evolução do ouvido dos mamíferos, um grupo de jovens estudantes das ciências biológicas apresentou uma dinâmica interessante de troca de ideias. No debate em questão, uma das jovens, que na época cursava o doutorado na Alemanha, apresentou ao grupo o porquê da discordia dela sobre algumas das informações apresentadas na reportagem. Para isso, ela apoiou-se nas contribuições teóricas de um artigo chinês, também compartilhado aos demais participantes da conversa. O que, a meu ver, tornou o diálogo muito interessante foi a criação de uma rede entre os jovens para discutir a veracidade das informações da pesquisa. Tudo isso só foi possível pela comunicação mediada pelo computador, que permitiu que sujeitos geograficamente dispersos pudessem se encontrar e interagir a partir de várias fontes de pesquisa compartilhadas pela internet.

http://www.revistapontocom.org.br/entrevistas/escola-e-facebook-parceiros
Full transcript