Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

ENVELHECIMENTO DA PELE

No description
by

Douglas Colossi

on 3 September 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of ENVELHECIMENTO DA PELE

A PELE é um órgão, composta por três camadas:

Epiderme;

Derme;

Hipoderme.
DEFINIÇÃO
As 5 funções básicas da pele são:

Excretora (eliminação de residuos metabólicos);

Protetora (penetração de substâncias tóxicas);

De relação (captação de sensações);

Termorreguladora (mecanismos que mantém a temperatura do corpo constante);

Metabólica (síntese de vitamina D).
FUNÇÃO
Fisiologicamente, o envelhecimento está associado à perda de tecido fibroso, à taxa mais lenta de renovação celular, e à redução da rede vascular e glandular.
A função de barreira que mantém a hidratação celular também fica prejudicada. Dependendo da genética e do estilo de vida, as funções fisiológicas normais da pele podem diminuir em 50% até meia-idade.
PROCESSO DE ENVELHECIMENTO
O envelhecimento da pele tem basicamente duas causas:
ENVELHECIMENTO CUTÂNEO
Faculdade Jangada
Metodologia da educação física em população especial e terceira idade
Professor: Fausto J. Steinwandter

Acadêmicos: Daniela Conzatti, Douglas Colossi, Pamela Ribas, Martina Duve.

ENVELHECIMENTO DA PELE
ÍNTRINSECO OU CRONOLÓGICO: é o Envelhecimento natural, causado pela deterioração dos sistemas orgânicos. Atinge a todos os seres humanos e é teoricamente inevitável, sendo conferido à passagem do tempo.
Com o passar dos anos, as células diminuem sua capacidade de renovação, e cai drasticamente a produção das fibras de colágeno e elastina, que conferem firmeza e tonicidade. Assim, a pele perde elasticidade e se torna mais fina e flácida, passa a apresentar rugas finas na superfície, e é acometida também pela atrofia.
EXTRÍNSECO: fatores ambientais que interagem com a pele . Também conhecido como fotoenvelhecimento, o envelhecimento extrínseco é provocado principalmente pela exposição ao Sol, que tem efeito acumulativo e potencializa o surgimento de rugas e manchas.
Efetuamos todos os dias mais de 1.500 contrações faciais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Fontes:

www.sbd.org.br/doencas/envelhecimento/

www.sbcd.org.br/pagina/1717

www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/35407/envelhecimento-intrinseco-ou-cronologico#ixzz3C5LFK4Ib

VOCÊ SABIA?
FATORES AMBIENTAIS QUE ACELERAM O ENVELHECIMENTO
Consumo excessivo de álcool;
Estresse;
Poluição;
Cigarro;
Alimentos industrializados ricos em gorduras saturada;
Radiação UV.
Eliminamos mais de três quilos de pele por ano.
NA MULHER
Nas mulheres, a partir dos 50 anos, com a chegada da menopausa, a pele tende a ficar mais fina e ressecada. Ocorre ainda a diminuição da gordura facial, que dá aspecto de rosto cheio, e a flacidez muscular.
EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA A PELE
1 - Aumento da atividade antioxidante: Esse fato se deve à quantidade de exercício praticado, que, quando exagerado ou inadequado ao corpo, gera uma grande quantidade de radicais livres, que são os agentes do envelhecimento e da doença. Quem pratica exercícios bem orientados, embora aumente a quantidade de radicais livres, dá ao corpo melhor capacidade para lidar com eles. A neutralização do excesso de radicais livres é imprescindível para manter a saúde e a juventude.
2 - Maior produção de substâncias antienvelhecimento: os exercícios, particularmente a musculação, aumentam a produção de substâncias químicas, que têm grande ação contra o envelhecimento. Entre elas, as principais são o hormônio de crescimento e a L-glutamina.


3 - Sensação de calma e alegria: a atividade física favorece a produção dos opiatos naturais do organismo, que são cem vezes mais potentes do que a morfina. São as morfinas endógenas, chamadas endorfinas, substâncias produzidas pela hipófise, que diminuem a sensação de dor e provocam felicidade e euforia.
4 - Ação anticancerígena: este é um efeito surpreendente. Inúmeros trabalhos científicos têm mostrado que as pessoas que se exercitam têm menor incidência de diversos tipos de câncer.



5 - Melhor capacidade mental: é fato comprovado que a prática de exercícios melhora a capacidade mental e impede o declínio cognitivo. O fato provavelmente é devido ao aumento do suprimento sanguíneo do cérebro com conseqüente melhor oxigenação e maior aporte de nutrientes e de substâncias essenciais para seu funcionamento, como acetil-L-carnitina, coenzima Q10, fosfatidilserina e pregnenolona.
TIPO DE EXERCÍCIO ADEQUADO
A atividade física deve incluir alongamento, exercícios aeróbicos e musculação. Os aeróbicos são os mais importantes, porque desenvolvem a resistência cardiovascular e a capacidade respiratória e garantem maior oxigenação às células.
REPERCUSSÕES NA PELE
A pele recebe os efeitos dos exercícios em primeiro lugar pelo aumento de endorfinas, que dão bom humor, aumento de autoestima e relaxamento e também modulam o sistema imunitário, o que melhora a resistência a doenças. A neutralização dos radicais livres diminui a ação desses grandes causadores de alterações da pele.

A utilização do oxigênio por meio dos exercícios aeróbicos favorece a nutrição da pele. A produção de hormônio de crescimento e outras substâncias antienvelhecimento retarda o ritmo em que a pele sofre as modificações do tempo. E a manutenção do bom funcionamento cerebral permite que a pessoa mantenha seu autocontrole e seus cuidados para a saúde da pele.

Com tudo isso, os exercícios físicos são eficientes na redução do estresse e no melhoramento da autoimagem do indivíduo e isso promove a saúde geral e também da pele.
Full transcript