Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Paisagem Protegida do Açor

Trabalho de Ciências
by

Tomas Nunes

on 31 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Paisagem Protegida do Açor


Introdução
Porque é um parque natural?
Localização
Objetivos
Algumas Espécies...
Atrações
Conclusão Paisagem Protegida Do Açor Introdução Conclusão Porque é uma Paisagem Protegida O parque do Açor é uma área com paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, de interesse regional ou local, que evidenciam grande valor estético ou natural, e interesse nacional o que o torna uma paisagem protegida. Esta paisagem sitúa-se na Serra do Açor.

A Serra do Açor é uma serra no centro de Portugal, junto à Serra da Estrela. A Serra do Açor faz parte da Cordilheira Central.
A serra do Açor pertence ao Maciço Antigo e está separada da serra da Estrela pelo vale do rio Alva, tendo no seu enfiamento para sudoeste a serra da Lousã, da qual a separa o vale do Ceira.

Este local, é uma zona de grande beleza e ponto de interesse turístico a visitar. Vamos conhecer um pouco mais... A Área de Paisagem Protegida da Serra do Açor foi criada a 3 de março de 1982, segundo o Decreto-Lei 67/82, ocupando uma área de 21 759 hectares.

Mede 33 quilómetros de comprimento e 12 quilómetros de largura, sendo a sua altitude máxima de 1340 metros.

A Estrela, o Açor e a Lousã pertencem a uma cordilheira de granitos e xistos, orientada no sentido nordeste-sudoeste, dividindo sensivelmente a meio o território de Portugal. Objetivos 1. Assegurar, à luz da experiência e dos conhecimentos científicos adquiridos sobre o património natural desta área

2. Corresponder aos imperativos de conservação dos habitats naturais e das espécies selvagens protegidas

3. Estabelecer propostas de uso e ocupação do solo que promovam a necessária compatibilização entre a
protecção e valorização dos recursos naturais e o desenvolvimento das actividades humanas

4. Determinar, atendendo aos valores em causa, os estatutos de protecção adequados às diferentes áreas,
bem como definir as respectivas prioridades de intervenção. Localização Algumas Espécies... Este parque tem um numero total de especies de 540, das quais, exemplificado:

Fauna:



Flora: Indíce: (Sombria)
(Açor)
(Coruja-do-nabal)
(Guarda-rios)
(Petinha-das-árvores) (Erva-turca)
(Estevão)
(Salgueiro-branco)
(Reseda-de-frutoestrelado) Pedro Costa (588)/ Tomás nunes (1358) Nos gostamos muito de realizar este trabalho, pois aprendemos mais sobre estas importantissimas paisagens Pretegidas que salvam muitas especies.
De facto, com os seus objetivos e benficios e os seus poucos prejuizos, estas paisagens contribuem para a evolução e preservação da natureza Atrações Esta paisagem protegida pussui áreas para Camping, canoagem, caminhadas e piqueniques. Ameaças e Principais Precauções Para Conservação .Roças e Agricultura
.Fogo
.Baixa Pecuária
.Lixo
.Extração Seletiva
.Espécies Introduzidas de Fauna
.Abertura e Uso de Estradas
.Espécies Introduzidas de Flora Ameaças Precauções .Aquisição ou manejo de recursos terrestres ou aquáticos
.Mudanças em políticas públicas
.Ações de desenvolvimento compatível Salgueiro-branco Vide-branca Torga Erva Turca Flora A rã-ibérica, Rana iberica, é um anuro (anfíbio sem cauda) cujo comprimento raramente ultrapassa os 5,5 cm. Rã esbelta de focinho pontiagudo, possui olhos grandes e proeminentes com pupila horizontal elíptica Rã-iberica O coelho bravo pesa entre 1,5 e 2,5 kg, mede cerca de 40 cm e pode viver cerca de 9 anos.
A sua reprodução é fácil e frequente, tendo o seu ponto forte no início da Primavera. Coelho Bravo A sombria (Emberiza hortulana) é uma ave da família “Emberizidae”. Identifica-se pela cabeça esverdeada, com um "bigode" amarelo e pelo ventre avermelhado, sendo que a plumagem dos machos é mais vistosa durante a época de reprodução.

A sua alimentação consiste essencialmente de sementes, grãos, insectos e larvas. Sombria Medindo 37 cm, migratória, veio da América do Norte, atravessando os Andes até a Terra do Fogo. Vive em amplos banhados e caça durante o dia. No Brasil, ocorre de Minas Gerais e São Paulo até o Rio Grande do Sul. Coruja-do-nabal Açor É um ave de rapina diurna, parecida com o falcão, com um comprimento de aproximadamente 50 cm, cor preta e ventre branco com manchas pretas; asas e bico pretos, cauda cinzenta, manchada de branco e pernas amareladas. Era muito apreciado antigamente em falcoaria. Fauna O leirão ou rato-dos-pomares, (Eliomys quercinus), é um roedor endémico de grande parte do continente europeu, com corpo de cerca de 15 cm e cauda de cerca de 11 cm de comprimento e 100 gramas de peso.  Leirão Um pouco mais...
Full transcript