Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Colonização da América Espanhola

No description

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Colonização da América Espanhola

COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA
ESPANHOLA

A colonização da América
Colombo em suas quatro viagens afirmou ter chegado as Índias Ocidentais. Com isso, acabou esquecido por mais de cem anos. Recebeu as glórias por ter descoberto a América mais de cem anos depois do feito.
Ele ficou impressionado com a riqueza ostentada pelos índios e pela organização daquelas sociedades.
O primeiro viajante que afirmou ter chegado em novas terras foi Américo Vespúcio. Portanto, o nome do continente é uma homenagem a ele.
As viagens de Cristovão Colombo
Os espanhóis ao chegarem na América se depararam com um imenso território, aparentemente muito rico e povoado por um grande número de homens organizados em torno de três grandes impérios; o Asteca, o Maia e o Inca.

Colombo acreditava ter chegado às Índias Ocidentais, por isso denominou o homem local de índio. Com a constatação de que as terras descobertas faziam parte de um imenso continente o termo passou a ser inadequado. Mas pela tradição que acabou se estabelecendo a população encontrada na América foi denominada, genericamente, indígena.
O que os Espanhóis encontraram aqui na América....
As capitulações eram contratos em que a Coroa concedia permissão para explorar, conquistar e povoar terras, fixando direitos e deveres recíprocos

Os adelantados eram colonizadores que recebiam o direito da Coroa, em troca de tributos, de construir fortalezas, fundar cidades, catequizar os índios.
Cavalos
Doenças
Pólvora
O casamento entre espanhóis e indígenas era desmotivado, como uma forma de manutenção do controle dos espanhóis sobre os índios. Ou seja, a miscigenação não ocorreu de forma tão intensa quanto em outras experiências coloniais, como no Brasil.

Espanhóis
Chapetones: Colonos nascidos na Espanha que gozavam de amplos poderes políticos. Formavam a elite política.
Criollos: Colonos descendentes de espanhóis, nascidos na América. Formavam a elite econômica e participavam da vida política local.
Sociedade colonial
Índios
Eram livres,em sua maioria, mas encontravam-se completamente subjugados. Não possuíam liberdade religiosa, sendo obrigados a se converterem ao cristianismo. Não tinham nenhum acesso a vida política e muitas vezes prestavam trabalho obrigatório aos colonos.

Sistema de trabalho compulsório indígena
Mita – Sistema que impunha o trabalho obrigatório, principalmente nas regiões mineradoras, o durante determinado tempo, a índios escolhidos por sorteio em suas comunidades. Recebiam baixos salários como remuneração pelo tempo de trabalho prestado.

Encomienda- Sistema de trabalho obrigatório não remunerado, em que os índios eram confiados a um espanhol, o encomendero, que se comprometia a catequizá-los.
Utilização de escravos africanos na América Espanhola?
A mão-de-obra escrava africana foi utilizada, em menor escala, na América Espanhola.

No entanto, pela existência de abundante mão-de-obra indígena, concentrada, não foi tão utilizada quanto no Brasil.

A Espanha não realizava o tráfico negreiro. Para legitimar a vinda dos traficantes de outros lugares, a Coroa expedia o Asiento, que era um documento que permitia o exercício dessa atividade a alguns homens específicos por tempo delimitado.
Cabildos/AyuntamientosAdministravam as Capitanias Gerais e seus membros eram os criollos.
Audiências Administravam os Vice-Reinos e seus membros eram os chapetones
Espanha
Conselho das Índias Funcionava como Supremo Tribunal de Justiça, nomeava funcionários e regulamentava a administração das colônias.
Casa de Contratação Sediada em Sevilha, para organizar o comércio e fiscalizar o pagamento do quinto.
Administração Colonial
A produção artesanal indígena foi permitida, porém passou a ser controlada pela burocracia espanhola na colônia.
A exploração mineradora foi a atividade econômica mais importante na América Espanhola.
A mineração tornou-se responsável pelo desenvolvimento de atividades secundárias, complementares, diversificando a produção nas regiões vizinhas, responsáveis pelo abastecimento das minas, com produtos agrícolas - batata, milho, tabaco e cana de açúcar - sendo que os dois últimos destinavam-se à exportação; desenvolveram também a atividade criatória, fornecendo mulas e cavalos para as minas. Mais tarde a pecuária se desenvolveu na região sul, fornecendo couro e charque à metrópole.
Economia Colonial
Cabral desembarcou nas terras, que viriam a se chamar Brasil, no dia 22 de Abril de 1500.
A expedição que ele comandava tinha como destino as Índias Orientais, mas acabou desembarcando em novas terras que receberam o nome de Ilha de Vera Cruz.
Colonização do Brasil
Os índios aqui encontrados, eram, segundo o olhar europeu, primitivos e deveriam receber a catequese.

Como não encontraram riquezas (especiarias ou metais preciosos) foram embora , seguindo a viagem para a cidade de Calicute, nas Índias Orientais.
Portugal e Espanha dividem o mundo O Tratado de Tordesilhas
Foi um tratado entre Portugal e Espanha que dividia as possíveis novas conquistas entre os dois Estados.
O tratado definia como linha de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde. Esta linha estava situada a meio-caminho entre estas ilhas (então portuguesas) e as ilhas descobertas por Colombo
Tratado de Tordesilhas (1492)
A atividade dos bandeirantes foi um dos principais motivos para a expansão territorial.

Além disso durante a União Ibérica, os portugueses se expandiram de tal forma na América do Sul que, em 1680, visando o comércio com a bacia do rio da Prata e a região andina, fundaram um estabelecimento à margem esquerda do Prata, em frente a Buenos Aires: a Colônia do Sacramento.
Tratado de Madrid (1750)
O Tratado de Madrid foi firmado para definir os limites entre as respectivas colônias sul-americanas, pondo fim assim às disputas territoriais.
O objetivo do tratado era substituir o de Tordesilhas, o qual já não era mais respeitado na prática.

No século XVII a Inglaterra vivia uma conjuntura favorável à colonização. A economia estava em expansão enquanto os velhos impérios entravam em decadência. A Espanha, por exemplo, não tinha condições de manter os territórios que julgava seus pelo Tratado de Tordesilhas.
A dinastia Stuart impunha uma dura perseguição religiosa que afetava puritanos, presbiterianos e outras religiões protestantes que resistiam frente ao anglicanismo imposto pela Coroa. As revoluções inglesas serviram como impulsionadoras do processo de colonização, uma vez que a saída encontrada por uma minoria perseguida era a transferência para a América.
O processo de cercamento dos campos comuns provocou um êxodo rural de homens pobres que lotavam cidades em busca de uma vida melhor. Esse excedente populacional acabou provocando um desequilíbrio na sociedade, e a saída encontrada era o escoamento para novas áreas coloniais.
Formação das 13 Colônias
Como ocorreu a colonização?
Utilização extrema de violência além de duras guerras travadas com a população local...
Economia colonial
Sociedade colonial
Colonização do Brasil
De 1500 até 1530 o território não foi efetivamente colonizado.

Inicialmente foram realizadas expedições de reconhecimento do território. Dessas expedições os principais resultados foram: a descoberta de um grande número de árvores de Pau-Brasil (essa madeira era muito valorizada na Europa) que geraram a primeira fonte de riquezas exploradas pelos portugueses e a constatação do gigantismo do território.
Tratado de Madrid
Full transcript