Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Devolutiva da Formação on line

No description
by

Cybele Soares

on 25 July 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Devolutiva da Formação on line

Ao longo da formação online do 1° semestre de 2014 do Programa SuperAção Jovem, os gestores e professores de Leitura e Produção de Textos (LPT) e Experiências Matemáticas (EM) foram convidados a responderem alguns questionários, trazendo informações sobre o desenvolvimento das ações do Programa nas escolas e nas diretorias de ensino.
Este material apresenta uma síntese dos resultados quantitativos colhidos, apontando as conquistas e desafios do Programa neste período.

Que de posse desse documento as equipes – regionais e escolares – possam:

- Avaliar sua atuação na EAD, as experiências e aprendizados de modo a seguir refletindo e aprimorando sua prática;

- Pensar como seguir formando e acompanhando as equipes escolares e/ou professores.

Compartilhando informações sobre o trabalho desenvolvido nas escolas!

O questionário “Compartilhando informações sobre o trabalho desenvolvido nas escolas!” , proposto nas salas dos professores de Experiências Matemáticas e de Leitura e Produção de Textos, foi respondido via plataforma Survey e convidou os professores a compartilharem informações sobre o trabalho desenvolvido nas escolas, buscando acompanhar e aprimorar cada vez mais a parceria.



Quando perguntados se estão conseguindo colocar em prática a proposta, orientando-se pelos pressupostos pedagógicos e fazendo uso do material didático, 69% (LPT) e 61% (EM) afirmaram que sim, totalmente.
Mesmo considerando que mais da metade apresenta uma resposta positiva, como podemos ampliar este número, contando cada vez mais com professores completamente apropriados da proposta do Programa?

Os resultados apontados pelos professores sobre o planejamento das aulas é animador.
Se somarmos as duas primeiras opções de respostas (sempre ou frequentemente) veremos que mais de 94% dos profissionais de LPT e 97% dos professores de EM estão realizando seus planejamentos.
Viva o time de professores protagonistas que compõem o SuperAção!

Questionados sobre o trabalho com os alunos em duplas ou times, usando a metodologia proposta nos materiais didáticos, percebe-se que este ainda é um desafio para os profissionais, pois 33% (EM) e 34% (LPT ) afirmaram que conseguem desenvolver um bom trabalho com algumas turmas, mas que em outros casos ainda enfrentam dificuldades. Estes dados nos deixam em alerta e mobiliza a cada um de nós a encontrar caminhos para que a aprendizagem colaborativa se torne um ponto forte das oficinas.

Devolutiva da Formação on line
Dados quantitativos.
Experiências Matemáticas
Leitura e Produção de Texto

Em relação à observação do desenvolvimento, pelos alunos, das competências trabalhadas nas atividades/aulas propostas, a maioria respondeu que tem conseguido identificá-lo
Aqui encontramos também mais um desafio, pois foi identificado que 33% (EM) e 34% (LPT) estão realizando a observação, mas que precisam avançar para que esta prática se torne parte da rotina.

Entendemos, por exemplo, que a EAD é um espaço de aprendizado e de trocas. Garantir presença nas discussões dos fóruns irá contribuir significamente para o desenvolvimento da capacidade observadora do professor.

Sala dos professores EM- Atividade II –
Módulo II: Vamos monitorar o desenvolvimento de nossos alunos?

Os professores de Experiências Matemáticas foram convidados a responder a um questionário que colhia informações sobre o desenvolvimento das habilidades dos estudantes. 33 Regionais responderam ao questionário, bem como, representantes de 63 escolas totalizando 57% dos profissionais.
Nos próximos slides vamos conferir os resultados colhidos nesta atividade.

Quando questionados se consideram que seus alunos estão desenvolvendo a autoconfiança, 63% dos professores das turmas do 9° ano responderam que a maioria está desenvolvendo esta habilidade, contudo, nas turmas do 8° ano este número cai para 47%.
Vamos ficar alertas! A Autoconfiança é uma habilidade essencial para que os estudantes se tornem cada vez mais autônomos e protagonistas.

Os professores observaram se os alunos estão desenvolvendo a habilidade de autogestão e damos destaque para alguns resultados apontados:


54%
dos professores das turmas do 6° ano responderam que metade da turma está desenvolvendo esta habilidade;

Em relação aos alunos do 7° ano
49%
dos profissionais disseram que a maioria está desenvolvendo a autogestão .


Para refletir:
Quais as atividades dos roteiros podem favorecer o desenvolvimento desta habilidade?
As respostas desta pergunta podem contribuir para uma ação mais intencional dos professores.

Quando perguntados se os alunos estão trabalhando de forma colaborativa, as respostas apontaram que em mais de 50% das turmas, a maioria dos alunos está desenvolvendo ações colaborativamente.

Atentos ao desenvolvimento das competências cognitivas, perguntamos aos professores como está o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas de matemática.
As respostas apontaram que em
58%
das turmas do 9° ano a maioria dos alunos estão se desenvolvendo e em
41%
das turmas do 7° ano metade dos alunos são capazes de resolver problemas matemáticos.

Desenvolvimento de Competências Leitura e Produção de Textos

Os professores de Leitura e Produção de Textos também foram convidados a acompanharem o desenvolvimento de competências de seus alunos.
58% dos profissionais responderam o questionário apresentando diversas informações que apontam como está sendo o desenvolvimento dos jovens.

Quando questionados sobre o desenvolvimento da autonomia 66% dos professores, o que corresponde a 86 turmas do 7° ano, informaram que a maioria dos alunos estão desenvolvendo esta competência.

Sala dos professores LPT- Atividade II –
Módulo II: Vamos monitorar o desenvolvimento de nossos alunos?


Conhecendo os resultados
Os professores de Leitura e Produção de Textos também foram convidados a acompanharem o desenvolvimento de competências de seus alunos.
58% dos profissionais responderam o questionário apresentando diversas informações que apontam como está sendo o desenvolvimento dos jovens.

Quando questionados sobre o desenvolvimento da autonomia, 66% dos professores, o que corresponde a 86 turmas do 7° ano, informaram que a maioria dos alunos está desenvolvendo esta competência.

Sobre o desenvolvimento da comunicação dos alunos,
64%
dos professores apontaram que a maioria dos alunos do 8° ano está desenvolvendo esta competência, por exemplo.

E sobre a curiosidade investigativa,
62%
dos professores responderam que a maioria dos alunos do 6° ano está desenvolvendo esta competência.

Como vocês acreditam que esta competência pode favorecer o aprendizado dos estudantes?

Olhando para o desenvolvimento de práticas de leitura com diferentes objetivos, como a capacidade de escolha, a fruição e a apreciação coletiva, foi perguntado aos professores como tem sido esta experiência para os alunos. Bons resultados foram colhidos, como é possível observar no gráfico abaixo:

Os dados apresentados aqui, revelam resultados de um processo, ou seja, foram avaliados após 2 meses de trabalho.
Acreditamos que é preciso orientar e apoiar os professores para que possam continuar este monitoramento do desenvolvimento de habilidades e competências de seus alunos;
É necessário que os PCs, cada vez mais, estejam próximos de suas equipes, estimulando a curiosidade investigativa dos professores e construindo ricos momentos formativos;
E é fundamental que as CRs estejam dispostas a apoiar e acompanhar as ações que acontecem nas escolas, garantindo que cada vez mais os jovens possam desenvolver suas competências cognitivas e relacionais, se tornando protagonistas nas suas comunidades e construindo um novo cenário para a educação do nosso país.

"A produção de práticas educativas eficazes só surge de uma reflexão da experiência pessoal partilhada entre os colegas.”

Professor Antônio Nóvoa

Contamos com a parceria e compromisso de sempre! Também nos colocamos à disposição para dialogar e contribuir com este processo.

Um forte abraço,


Equipe SuperAçao
Full transcript