Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A teoria cognitiva da aprendizagem multimédia

trabalho final comunicação educacional MCEM, Universidade Aberta
by

marina duarte

on 11 September 2011

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A teoria cognitiva da aprendizagem multimédia

Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia Subject 1 Aprendizagem Multimédia Richard Mayer Conclusão is here is important Introdução O presente documento pretende apresentar de forma introdutória a teoria cognitiva da aprendizagem multimédia.

Canal Dual em que o ser humano possui canais de processamento de informação separados (visual e verbal).
Capacidade limitada que se refere à capacidade limitada de processamento de informação em cada canal.
Processamento activo em que a aprendizagem requer um processamento cognitivo essencial em ambos os canais O grande objectivo de Richard Mayer na concepção do seu modelo cognitivo é o de demonstrar o sistema humano no processamento de informação. O grande objectivo de Richard Mayer na concepção do seu modelo cognitivo é o de demonstrar o sistema humano no processamento de informação. Mayer estabeleceu os princípios que influenciam a efectividade dos elementos multimédia: • Princípio multimédia;
• Princípio de proximidade espacial;
• Princípio de proximidade temporal;
• Princípio da coerência;
• Princípio de modalidade;
• Princípio de redundância;
• Princípio das diferenças individuais. Tal como referido por Richard Mayer, uma aplicação multimédia pode incorporar vários elementos multimédia e não ser eficaz na aprendizagem. Para que se consiga transmitir uma informação com sucesso, o professor deve ter em consideração a qualidade da concepção do elemento, o tipo de recurso multimédia utilizado e como o recurso funciona em determinado equipamento. Alessi e Tropolli referem que a concepção de elementos multimédia para a aprendizagem deve apresentar a informação essencial; ceder um guia de como se navegar na aplicação; praticar para a fluência e retenção e determinar a necessidade de remediação e apresentação de passos seguintes. Mayer refere que através do recurso a palavras e imagens a aprendizagem pode ser reforçada.
A aprendizagem multimédia fornece um vasto número de modelos alternativos para que os estudantes possam aprender de forma efectiva.
Para que se consiga transmitir uma informação com sucesso, o professor deve ter em consideração a qualidade da concepção do elemento, o tipo de recurso multimédia utilizado e como o recurso funciona em determinado equipamento. 3 princípios da aprendizagem multimédia A multimédia pode auxiliar no processo de aprendizagem pois, apresenta várias perspectivas, suscita a participação, acelera o processo de aprendizagem através da retenção e aplicação do conhecimento e oferece acesso a um suporte de informação A multimédia aproveita a capacidade visual e auditiva do ser humano combinando-a. Richard Mayer define apresentação multimédia como uma combinação de texto e animações. (cc) image by nuonsolarteam on Flickr A informação processa-se através de dois canais, o verbal e o visual. Combinações entre texto e imagens podem potenciar um conhecimento aprofundado e um melhor modelo mental.
Full transcript