Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Cosméticos - Impacto Ambiental

Marta Campos - Madalena Cardoso
by

Madalena Cardoso

on 7 June 2011

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Cosméticos - Impacto Ambiental

Cosméticos Impacto Ambiental? Na Actualidade, já se tem feito algum esforço para acabar com os testes em animais ou com o seu sacríficio para a criação de diversos produtos. "A medida da UE, tomada este ano após 13 anos de negociações, levará a uma quase total proibição da comercialização de cosméticos testados em animais por toda a UE a partir de 2009, e porá fim a todos os testes em animais em cosméticos. Esta medida foi considerada como um das mais significativas peças de legislação de bem-estar animal da UE." No entanto, muitas empresas continuam a combater
esta lei, visto que saíram financeiramente prejudicadas. Outra problemática ligada
aos cosméticos e directamente relacionada
com o ambiente é a produção de químicos nocivos. A lista abaixo, elaborada pela PETA, enumera (alguns) produtos que são extraídos dos mais variados animais. Estas substâncias são usadas em cosméticos, apesar de existirem muitas alternativas sintéticas ou de origem vegetal. Ácido Caprílico (Caprylic Acid)
Ácido líquido e gorduroso do leite de vaca ou cabra. Encontrado em perfumes e sabonetes. Possui derivados, como o Triglicerídeo Caprílico.
Alternativas: fontes vegetais, como óleo de palma e de coco. Ácido Esteárico (Stearic Acid.)
Gordura de vacas e ovelhas e por vezes também de cães e gatos sacrificados. Na maioria das vezes refere-se a uma substância gordurosa tirada do estômago dos porcos. Pode provocar irritações. Usado em sabonetes, lubrificantes, velas, spray de cabelo, condicionadores, desodorizantes e cremes. Possui diversos derivados, como os estearatos.
Alternativas: o ácido esteárico pode ser encontrado em várias gorduras vegetais, como a noz de coco. Almíscar, Almiscareiro (óleo de) (Musk (Oil).)
Secreção seca obtida dolorosamente dos órgãos genitais do cervo almiscareiro, do castor, do rato silvestre e de outros animais. Os gatos selvagens são capturados, mantidos em gaiolas em condições horríveis e são chicoteados ao redor dos genitais para produzirem o odor. Os castores são apanhados em armadilhas e os cervos são caçados com tiros. Este óleo é usado na fabricação de perfumes.
Alternativas: plantas com odor almiscarado. Embora muita gente não saiba, os cosméticos têm prazo de validade, sendo este muito reduzido. Assim sendo, são produzidas e desperdiçadas milhões de embalagens diariamente, que irão afectar a biodiversidade e habitats. Também se potencia o uso descuidado e excessivo de matérias-primas.
Ora, este não é coração do impacto...
Em quase todos os produtos existem químicos que, para além de afectarem a saúde humana, afectam os animais marinhos e o seu meio.
As substâncias são lançadas ao mar e prejudicam as bases das teias alimentares até chegarem ao topo, para além de influenciarem o espaço envolvente e todos os seres próximos "O elenco de compostos químicos orgânicos usados na indústria farmacêutica e cosmética é tão prejudicial para nós quanto para a biodiversidade marinha. A contaminação no meio do oceano, lá na Latitude dos Cavalos, ou em Mar del Plata, fica longe da minha porta. Eu não tenho nada a ver com isso. Pensar assim não ajuda a resolver a contaminação marinha à escala global e a longo prazo. Vai afectar-nos: mais cedo ou mais tarde".
Frederico Brandini Mudar tudo isto está nas nossas mãos... A pergunta é: Como? - Criação de embalagens biodegradáveis. "Preocupada em contribuir com a preservação ambiental e lançar produtos inovadores no mercado, a Realgem’s do Brasil – fábrica de cosméticos para hotelaria – é a única empresa do país que desenvolve e faz o uso de embalagens biodegradáveis" - Substâncias alternativas para a criação de produtos. Por exemplo provenientes de plantas Vídeo que inspirou o trabalho: Trabalho realizado por:
Madalena Cardoso & Marta Campos
Full transcript