Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

DIA DA ÁGUA

No description
by

Guto Braga

on 13 March 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of DIA DA ÁGUA

Água para o século XXI
A quantidade de água doce no mundo estocada em rios e lagos, pronta para o consumo, é suficiente para atender de 6 a 7 vezes o mínimo anual que cada habitante do Planeta precisa. Apesar de parecer abundante, esse recurso é escasso.
Um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – conjunto de metas global estipulado pela Organização das Nações Unidas para ser alcançado até 2015 – é garantir a sustentabilidade ambiental. Dentro desse item, um dos alvos prioritários é reduzir pela metade a proporção de pessoas sem acesso permanente e sustentável a água potável segura e esgotamento sanitário.
Temos o direito de ter água. Sobretudo de tê-la limpa e de boa qualidade.
A quantidade da água no mundo não pode aumentar, mas o número de pessoas no mundo estão aumentando à cada dia.
De jeito nenhum podemos desperdiçar, sujar ou contaminar nossa água...
A Água no Brasil
As regiões climáticas do Brasil
Semi-árido brasileiro
A região em que vivemos é o semi-árido brasieleiro.
Afinal, o que é Semi-Árido??
Semi: meio ou a metade
Árido: seco
O semi-árido se estende por nove estados: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Minas Gerais.
Isso quer dizer que em seis meses do ano, ou até mais, não há chuva. Nestas regiões além das irregularidades da chuva, anos com menos chuva, as chamadas secas.
A seca é um fenômeno natural e, por isso, ninguém pode combatê-la. Mas o homem ainda piora a seca com desmatamento, queimadas, erosão e falta de pastos plantados para os animais.
O ciclo da ÁGUA
A água que temos nos tanques, barreiros e açudes vem das chuvas...
Na região do semi-árido, a chuva vem, na sua maior parte, do mar. Com o calor do sol, a água vira vapor e sobe. Numa certa altura (onde é mais frio), o vapor vira nuvem. Pela a ação do vento, essas nuvens são levadas para a terra e viram chuva.
A água é muito importante para a vida no planeta. Diante disso, como é a situação da água nas nossas comunidades?

Para não faltar água em nossas casas, escolas e comunidades temos que nos unir, organizar e lutar. E para que a irregularidade da chuva ou anos de seca não nos assustem mais, precisamos seguir as TRÊS LINHAS DE LUTA PELA ÁGUA!


Água da comunidade: A água comunitária é aquela que usamos para nossas necessidades básicas e todos os moradores devem se unir e se sentir responsáveis por sua preservação. Esta água pode ser assumida por poços rasos (cacimbas), barreiros, caxios, tanques ou pequenos açudes.


Água da família: É a água do consumo familiar, esta deve ser de boa qualidade para evitar doenças. É importante lembrar que esta água antes de ser consumida, a água deve ser filtrada ou fervida.

Água para emergência: Quando há períodos mais críticos e secas prolongadas, precisamos da água da emergência. Ela é conseguida principalmente em obras como: poços profundos, barragens ou açudes.
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido?

Disponibilidade e distribuição da água...
Embora o Brasil seja o primeiro país em disponibilidade hídrica em rios do mundo, a poluição e o uso inadequado comprometem esse recurso em várias regiões do País.
A amazônia, onde estão as mais baixas concentrações populacionais, possui 78% da água superficial. Enquanto isso, no Sudeste, essa relação se inverte: a maior concentração populacional do País tem disponível 6% do total da água.
A água limpa está cada vez mais rara na Zona Costeira e a água de beber cada vez mais cara. Essa situação resulta da forma como a água disponível vem sendo usada: com desperdício - que chega entre 50% e 70% nas cidades -, e sem muitos cuidados com a qualidade. Assim, parte da água no Brasil já perdeu a característica de recurso natural renovável (principalmente nas áreas densamente povoadas), em razão de processos de urbanização, industrialização e produção agrícola, que são incentivados, mas pouco estruturados em termos de preservação ambiental e da água.
Nas cidades, os problemas de abastecimento estão diretamente relacionados ao crescimento da demanda, ao desperdício e à urbanização descontrolada – que atinge regiões de mananciais. Na zona rural, os recursos hídricos também são explorados de forma irregular, além de parte da vegetação protetora da bacia (mata ciliar) ser destruída para a realização de atividades como agricultura e pecuária.
O Brasil concentra em torno de 12% da água doce do mundo disponível em rios e abriga o maior rio em extensão e volume do Planeta, o Amazonas. Além disso, mais de 90% do território brasileiro recebe chuvas abundantes durante o ano e as condições climáticas e geológicas propiciam a formação de uma extensa e densa rede de rios, com exceção do Semi-Árido, onde os rios são temporários.
Em Itapipoca, a água vem de três pricipais açudes...
Poço Verde
Açude Poço Verde com 3,25%
da sua capacidade
03/03/2015

Açude Gameleira com 7,49%
de sua capacidade
03/03/2015
Açude do Quandú com 6,88%
da sua capacidade
03/03/2015
De onde vem nossa água???
Gameleira
Quandú
Cada um tem que fazer a sua parte! Será que nós estamos fazendo nossa parte???
História de Beija-flor
Houve um incêndio na floresta e enquanto todos os bichos corriam apavorados, um pequeno beija-flor ia do rio para o incêndio levando gotinhas de água em seu bico.
O leão, vendo aquilo, perguntou para o beija-flor:
"Ô beija-flor, você acha que vai conseguir apagar o incêndio sozinho?"
E o beija-flor respondeu:
"Eu não sei se vou conseguir, mas estou fazendo a minha parte".
.
Se todos preservar, água não vai faltar!!!
Obrigad@!!!
09 à 23 de Março de 2015
Full transcript