Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

ÁGUA BIOFISICA

No description
by

MELISSA DEUNER

on 4 March 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of ÁGUA BIOFISICA

PROPRIEDADES FÍSICAS
E QUÍMICAS DA ÁGUA CONTEÚDO DE ÁGUA CORPORAL DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA NO CORPO
FIC E FEC ÁGUA... Qual a importância dessa substância para nossa vida??????? 2. Calor Específico

O elevado calor específico da água confere a ela a característica de um “tampão térmico”.
Inversamente, para esfriar a água é necessário muito mais calor. Como a água é ¾ de um sistema biológico, ela age como moderador térmico: evita a mudança brusca de temperatura. Densidade







É relação entre a massa de uma substância e o volume que ela ocupa (d = m/V) e a unidade no SIé Kg/m3. No caso da água pura e do gelo, temos:

-Água: 1 Kg/m3 -Gelo: 0,9 Kg/m3 -Água do mar: 1,025 Kg/m3 3.Calor de Vaporização







É a quantidade de energia que é necessária para vaporizar uma moléculade uma substância. É a quantidade de calor necessário para evaporar 1mol deágua a 100˚C. A água precisa de um calor relativamente alto para que se dê a quebra das pontes de hidrogênio, o que origina o vapor. Portanto, o calor de vaporização da água é alto.
Vantagem-Para desidratar um sistema biológico, é necessário gastar mais energia.-Uso da água para controlar a temperatura corporal: animais homeotérmicos (sudorese ou respiração) TENSÃO SUPERFICIAL EXERCÍCIOS Qual a altura no capilar quando um líquido viscoso de densidade 8,30mgm-3, possui uma tensão superficial de 300nN m-1, seu ângulo é de 30º e o raio de 0,002Km? Calcule a elevação capilar nos intestícios entre as fibras de celulose da parede celular de apenas 5nm de raio, sabendo que a tensão superficial é de 0,0728N/m1 e a densidade de 998Kg/m3 e coseno=1. Qual a densidade de um líquido quando sua altura atinge 20nm, com uma tensão superficial de 79 Nm-1, com um ângulo de 22º e um raio de 0,05m?
H2O(v) H2O(ℓ) PRESSÃO DE VAPOR DA ÁGUA A 25°C h = PV = 24 mmHg TONOSCOPIA As moléculas de soluto diminuem a porcentagem de moléculas disponíveis para evaporação, funcionando como OBSTÁCULOS que impedem que ocorra esse fenômeno. COMO??? É a propriedade coligativa que refere-se à DIMINUIÇÃO DA PRESSÃO DE VAPOR do sistema, pelo fato do soluto não volátil adicionado prejudicar a vaporização do solvente. ÁGUA COM AÇÚCAR, PV MENOR ÁGUA PURA, PV MAIOR AO SE ADICIONAR UM SOLUTO NÃO VOLÁTIL EM UM LÍQUIDO PURO, SUA PV DIMINUI: TONOSCOPIA. Pext EBULIOSCOPIA Pext CRIOSCOPIA Membrana
Semi-permeável OSMOSE PRESSÃO OSMÓTICA (π): PRESSÃO MÍNIMA NECESSÁRIA PARA IMPEDIR A PASSAGEM DO SOLVENTE DA SOLUÇÃO MENOS PARA A MAIS CONCENTRADA. OSMOSE SOLUÇÃO
HIPERTÔNICA SOLUÇÃO
HIPOTÔNICA π MEMBRANA
SEMIPERMEÁVEL OSMOSE SOLUÇÃO
HIPERTÔNICA SOLUÇÃO
HIPOTÔNICA π MEMBRANA
SEMIPERMEÁVEL OSMOSE π CÁLCULO DA PRESSÃO OSMÓTICA = h x d x g π PRESSÃO
> OSMOSE
REVERSA H2O DO
MAR H2O
PURA OSMOSE MEMBRANA
SEMI-PERMEÁVEL H2O DO
MAR H2O
PURA CALCULO DA PRESSÃO DE VAPOR M Calcular a massa molecular de uma substância sabendo que 5g deste soluto foi adicionados a 1000g de água(H2O) e reduziu 0,1% na pressão de vapor do solvente.Dado: água = 18g/mol.

A água entra em processo de ebulição a 100ºC e tem 100% de pressão de vapor. Ao adicionar 400g álcool etílico à 2000g água houve uma queda da pressão de vapor. Qual foi a porcentagem da queda desta pressão? Dado: álcool = 46g/mol e água = 18g/mol.
Full transcript