Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Grupos sociais e interação

No description
by

Alberto almeida

on 21 April 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Grupos sociais e interação

GRUPOS SOCIAIS Forma básica de associação humana.
É constituído por pessoas que mantém um laço de afinidade por possuírem objetivos comuns e realizarem ações conjuntas.
É toda reunião de duas ou mais pessoas associadas pela interação. Devido à interação social, os grupos mantém uma organização e são capazes de ações conjuntas para alcançar objetivos comuns a todos os seus membros.
Os grupos sociais são formas estáveis de integração social.
Contatos sociais duradouros mantém a estabilidade e a integração do grupo. “Enquanto não se estabelece a interação não existe o grupo, mas somente uma serialidade, em que cada indivíduo é equivalente a outro e todos constituem um número de pessoas equiparáveis e sem distinção entre si.”
Exemplo de serialidade: pessoas em fila de ônibus. Grupos sociais - Sartre Nos grupos sociais há:
Normas,
Hábitos,
Costumes próprios,
Divisão de funções,
Posições sociais definidas. PRINCIPAIS GRUPOS SOCIAIS Grupo Familiar Grupo Vicinal: representado pela vizinhança Grupo Educativo Grupo Religioso Grupo Profissional Pluralidade de indivíduos
Interação social
Organização
Objetividade e exterioridade
Objetivo comum
Sentimento de “nós” ou consciência grupal
Continuidade PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS GRUPOS SOCIAIS Tipos de Grupos Sociais Grupo Primário: predomina o contato direto, com intimidade.
Ex.: família, vizinhança, grupos de lazer Grupo Secundário: contato de maneira pessoal e direta, mas sem intimidade ou de maneira indireta
Ex.: igrejas, empresa Grupo Intermediário: alternam-se as duas formas de contato social, primários e secundários. Reunião de pessoas com fraco sentimento grupal, mas mesmo assim,mantém entre si um mínimo de comunicação e de relações sociais.
Não são organizados e as pessoas que deles participam são relativamente anônimas.*** AGREGADOS SOCIAIS Tipos de agregados sociais MASSA
Pessoas que assistem ao mesmo programa de televisão, vêem o mesmo anúncio em cartaz ou lêem em casa o mesmo jornal;
Recebem opiniões veiculadas pelos meios de comunicação PÚBLICO
Não se baseia no contato físico, mas na comunicação recebida pelos diversos meios de comunicação;
É espontâneo;
Todos recebem o mesmo estímulo que vem do jogo, da peça de teatro. MULTIDÃO
Características:falta de organização;
anonimato;
objetivos comuns; indiferenciação;
proximidade física. Pode assumir forma pacífica ou tumultuosa.
A integração das pessoas é ocasional A integração dos indivíduos é mais ou menos intencional- decidiram ir assistir ao jogo, ou ao show, etc.
Estão sujeitos a certos regulamentos – compra de ingressos, horários.Os modos de pensar, agir e sentir do público compõem a opinião pública Agrupamento de pessoas separadas e desconhecidas umas das outras.
A formação das massas é espontânea.
As pessoas estão unidas por um estímulo, mas não exprimem suas opiniões. Liderança Normas e sanções sociais Símbolos Valores sociais Mecanismos de sustentação Liderança Institucional Liderança Pessoal Deriva da autoridade que uma pessoa tem em virtude de sua posição social ou do cargo que ocupa. É aquela que se origina das qualidades pessoais do lider (inteligêcia, atitudes, comunicação, etc). Toda sociedade e todo grupo social conta com uma série de regras de conduta que lhe dão coerção, orientando e controlando o comportamento das pessoas. Essas regras sao chamadas normas sociais.
Toda norma social corresponde a uma sanção social. As sanções sociais podem ser: Aprovativas - quando são aplicadas sob forma de aceitação, aplausos honrarias, promoções; é o reconhecimento do grupo por ter o indivíduo cumprido o que se esperava dele; Reprovativas - quando correspondem a punições impostas ao indivíduo que desobedece a alguma norma social, são sanções reprovativas o insulto, a zombaria, a vaia, a perda dos bens, a prisão e, em alguns países, a pena de morte. Um símbolo é uma coisa que representa ou substitui algo geralmente mais complexo e abstrato, diferente do uso imediato dessa coisa. Os valores sociais são definidos pela sociedade que vai estabelecer o que é desejável e o que é proibido, o que é bonito e o que é feio, o que é certo e o que é errado. Assim na sociedade, as ideias, as opiniões, os fatos, os objetos nao são criados isoladamente, mas em um contexto social que lhes atribui um significado, um valor e uma qualidade determinados Sistema de Status e papéis sociais Os jovens como objeto da Sociologia Estrutura e organização social A posição ocupada pelo indivíduo no grupo social ou na sociedade denomina-se status social.
O status social implica direitos, deveres, manifestações de prestígio e até privilégios, conforme o valor social conferido a cada posição Dependendo da maneira que se obtém o status, ele pode ser classificado em: status atribuído - não é escolhido volutariamente pela pessoa e não depende de suas ações ou qualidades. status adquirido - obtido com base nas qualidades pessoais do indivíduo, na sua capacidade e habilidade Papel social Papéis sociais são os comportamentos que o grupo social espera de qualquer pessoa que ocupe certo status social. Alunos:
Alberto Meireles
Ângela Oliveira
Rafaela Camargo
Full transcript