Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Titulação Volumétrica

No description
by

Izabelle Sabatine

on 17 February 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Titulação Volumétrica

Titulação por neutralização
Também conhecida como titulação ácido-base, esta técnica baseia-se na determinação da concentração de um ácido fazendo-o reagir com uma base de concentração conhecida ou vice-versa.
Titulação por precipitação
Na titulação por precipitação utilizam-se substâncias químicas que reagem e formam duas fases: uma líquida e outra sólida. A fase sólida, o precipitado formado, permite a determinação do produto da reação.
Entre os métodos volumétricos de precipitação, os mais importantes são os que empregam solução padrão de nitrato de prata (AgNO3). São chamados de métodos argentimétricos e são usados na determinação de haletos e de alguns íons metálicos. Para a determinação do ponto final, podemos utilizar três métodos: Método de Mohr, Método de Volhard e Método de Fajans.
Titulação por Oxi-redução
A titulometria de óxido redução envolve reações em que ocorrem transferência de elétrons.
Titulação por complexação
São titulações que envolvem reações de formação de complexos.

Um íon metálico reage com ligante formando um complexo suficientemente estável.
Titulação Volumétrica
Definição
Titulação é o processo utilizado para determinar a quantidade de uma substância química em amostras com concentração desconhecida. A substância em determinação recebe o nome de analito, a de concentração definida recebe o nome de titulante. A solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado.
A titulação volumétrica é dividida em quatro tipos:
Neutralização
Precipitação
Oxi-redução
Complexação
É adicionado ácido à base ou vice-versa prestando atenção no ponto de viragem (momento em que o excesso de titulante reage com o indicador determinando o ponto final da titulação). Quando se quer definir o ponto de equivalência (ponto em que o titulante reage com o titulado e o número de mols é o mesmo), deve-se anotar a variação de pH a cada poucos mLs.
Alguns indicadores desse tipo de titulação:

Fenolftaleina
Alaranjado de metila
Violeta de metila
Uma das aplicações pode ser, por exemplo, a determinação da concentração ácida do vinagre
MÉTODO DE MOHR

O método de Mohr é um método com formação de um sólido colorido, e é aplicado à determinação de cloretos (Cl-) e brometos (Br-). A solução neutra é titulada com nitrato de prata (AgNO3) em presença de cromato de potássio (K2CrO4) que atua como indicador. O método de Mohr não pode ser usado na determinação de iodetos em virtude do iodeto de prata ser, também, corado. Na determinação de cloretos o ponto final é atingido quando os íons cromato combinam-se com os íons prata se observando, então, a formação de um precipitado vermelho, pouco solúvel.
MÉTODO DE VOLHARD

É um método onde ocorre a formação de um complexo solúvel. Sendo um procedimento indireto de determinação de íons que precipitam com a prata. Neste método, a solução nítrica contendo o íon prata é titulada com tiocianato de potássio, em presença de íon ferro (III), que é adicionado em forma de solução saturada de sulfato de amônio e ferro (III) em ácido nítrico 20%.

A solução nítrica contendo os halogenetos é tratada com nitrato de prata em excesso e o excesso da prata é titulado com solução de tiocianato.

As mais importantes aplicações deste método são as que se relacionam com a determinação de cloretos (Cl-), brometo (Br-) e iodetos (I-) em meio ácido.
MÉTODO DE FAJANS

Fajans introduziu um tipo de indicador para as reações de precipitação, que resultou de seus estudos da natureza da adsorção. Adsorção é a fixação de duas moléculas de uma substância na superfície de outra substância. A ação destes indicadores é devida ao fato de que, no ponto de equivalência, o indicador é adsorvido pelo precipitado e, durante o processo de adsorção, ocorre uma mudança no indicador que conduz a uma substância de cor diferente. Estes indicadores foram, então, chamados de indicadores de adsorção. As substâncias empregadas ou são corantes ácidos como os do grupo da fluoresceína, que são utilizados sob a forma de sais de sódio, ou corantes básicos, como os do grupo da rodamina, que são aplicados sob a forma de sais halogenados.

Assim, o aparecimento ou o desaparecimento de uma coloração sobre o precipitado servem para sinalizar o ponto final da titulação.
(incompleto)

Alguns dos indicadores utilizados nesse tipo de titulação são:
Fenosafranina
Azul de metileno
Difenilamina
Ferroína
Uma das aplicações pode ser a determinação da pureza do nitrito comercial através da titulação com permanganato.
Geralmente o titulante é uma solução de EDTA na forma de sal.
Há também a necessidade de um agente mascarante para evitar que os outros íons interfiram na reação entre o EDTA e o analito
Esquema simples desse tipo de titulação:

Amostra + Solução Tampão + Agente Mascarante + Indicador


* Amostra geralmente incolor
* Solução Tampão: necessária para favorecer a reação (ex: Fe2+ e Mg2+)
*Agente Mascarante (ex: Fe(CN)6 4- e Mn(CN)6 4-)
*Indicadores (ex: negro de eriocromo T, calmagita e arsenasol)
Essa técnica de titulação pode ser utilizada para determinar, por exemplo, cálcio em amostra biológica, tais como soro e urina.
Full transcript