Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Windows Vs Unix

praticar
by

Rui Carvalho

on 2 June 2011

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Windows Vs Unix

Aplicações Apple - 1982 Unix Windows 1960 1970 1980 1990 2000 2010 1965 - Multics A origem do Unix tem ligação com o sistema operativo Multics. Em 1965 formou-se um grupo de programadores, incluindo Ken Thompson, Dennis Ritchie, Douglas McIlroy e Peter Weiner, num esforço conjunto da AT&T (Laboratórios Bell), da General Eletric (GE) e do MIT (Massachussets Institute of Technology) para o desenvolvimento do Multics.

A intenção era de que o Multics tivesse características de tempo compartilhado (vários utilizadores partilhando os recursos de um único computador), sendo assim o sistema mais arrojado da época. 1969 - Unix e a Bell Laboratories/AT&T A Bell Laboratories/AT&T retirou-se do projecto devido à dificuldade de conciliar os interesses das diferentes instituições a ele ligadas.

Ainda nesse ano Ken Thompson, Denis Ritchie e outros técnicos, usando um ocioso computador PDP-7, começaram a reescrever o Multics num conceito menos ambicioso, batizado de Unics, usando linguagem de montagem (assembly). Mais tarde, Brian Kernighan rebatizou o novo sistema de Unix. 1973 - Unix reescrito em linguagem C / 4ª Edição Unix Um marco importante foi estabelecido em 1973, quando Dennis Ritchie e Ken Thompson reescreveram o Unix, usando a linguagem C, para um computador PDP-11.

A linguagem C havia sido desenvolvida por Ritchie para substituir e superar as limitações da linguagem B, desenvolvida por Thompson. O seu uso é considerado uma das principais razões para a rápida difusão do Unix.

Durante os primeiros tempos a AT&T licenciava o Unix sob a forma de código-fonte (de todos os programas e utilitários do SO, juntamente com o próprio sistema), o que permitiu o crescimento do SO, uma vez que podia ser modificado e adaptado às necessidades. 1977 - Inicio do mercado Unix Em 1977, a AT&T começou a fornecer o Unix para instituições comerciais. A abertura do mercado comercial para o Unix deve muito a Peter Weiner.

O Unix saía da linha das máquinas PDP, da Digital Equipament Corporation (DEC), demonstrando a relativa facilidade de migração (transporte) para outros computadores, e que, em parte, deveu-se ao uso da linguagem C.

O sucesso da Interactive de Weiner com seu produto provou que o Unix era vendável e encorajou outros fabricantes a seguirem o mesmo curso. Iniciava-se a abertura do chamado mercado Unix.

A AT&T começou a restringir cada vez mais a licença de código-fonte, chegando mesmo a ser impossível de a obter, o que desapontou os utilizadores originais.

Estima-se, que nesta altura, cerca de 500 computadores utilizassem o SO Unix em todo o mundo. 1980 - Criação da FSF e da GPL No inicio dos anos 80 foi criada a Free Software Foundation (FSF) que se propunha desenvolver e proteger o software livre, fazendo renascer e espírito inicial da comunidade de utilizadores de UNIX.

Para proteger legalmente o software livre foi criada uma nova licença GPL (General Public Licence) que garante a qualquer pessoa o direito de copiar, redistribuir e até modificar e melhorar todo o software por ela protegida. 1983 - Inicio do projecto GNU Quando os activistas da FSF tiveram de escolher um modelo para o novo SO que pretendiam criar, basearam-se no que preferiam (Unix).

Dentre essas reações, talvez a mais importante, surgiu em 1983 com um famoso hacker do instituto MIT, o Richard Stallman, através do Projeto GNU (oriundo do humorístico trocadilho GNU's Not Unix) e da formação da Free Software Fundation (FSF).

Tais iniciativas deram origem, não apenas a um SO de código-fonte aberto, como também a um movimento internacional que visa garantir os princípios do compartilhamento científico e da liberdade tecnológica.

Cerca de 100.000 computadores com Unix. 198_ - Impulso no software livre 1991 - 1ª Versão do Linux Um estudante finlandês de 21 anos – Linus Torvalds – que andava insatisfeito com os SO existentes, resolveu começar a escrever o seu próprio núcleo (Kernel) de SO e em cerca de 6 meses já tinha a 1ª versão a funcionar, chamando-lhe Linux.

Linus Torvalds envia uma mensagem para um newsgroup que discutia o Minix, uma variação do Unix, desenvolvida por Andrew Tanenbaum.

Apesar de incompleta, disponibilizou na internet o código-fonte, o que permitiu que outros programadores trouxessem bastantes contribuições.

As primeiras versões ainda eram rudimentares (os utilizadores tinham de instalar manualmente o Kernel e reunir todos os programas necessários para o SO funcionar), conferindo ao Linux o título de SO mais difícil de instalar. Multics A origem do Unix tem ligação com o sistema operativo Multics. Em 1965 formou-se um grupo de programadores, incluindo Ken Thompson, Dennis Ritchie, Douglas McIlroy e Peter Weiner, num esforço conjunto da AT&T (Laboratórios Bell), da General Eletric (GE) e do MIT (Massachussets Institute of Technology) para o desenvolvimento do Multics.

A intenção era de que o Multics tivesse características de tempo compartilhado (vários utilizadores partilhando os recursos de um único computador), sendo assim o sistema mais arrojado da época. 1965 1975 – Nascimento da Microsoft

A Microsoft é fundada em 1975 por Bil Gates e Paul Allen. 1980 - MS-DOS

Steve Ballmer juntou-se à Microsoft.

A IBM escolheu a Microsoft para fornecer o SO do seu IBM PC, iniciando-se assim a parceria.

A Microsoft chamou a este SO MS-DOS (Microsoft Disk Operating System). 1982 – Aplicações Apple

A Microsoft começa a desenvolver aplicações para a Macintosh da Apple.

Lançamento do Microsoft COBOL Nascimento da Microsoft - 1975 MS-DOS - 1980 Microsoft Windows 1.0 - 1985 Microsoft e IBM assinam acordo para desenvolvimento conjunto de um futuro SO, sendo lançado no mesmo ano o Microsoft Windows 1.0. PowerPoint e Excel - 1987 Microsoft Windows 2.0 - 1988 Microsoft Windows 3.0 Microsoft compra o programa o programa de apresentações PowerPoint e lança o Excel. A Microsoft apresenta o Windows 3.0 para computadores pessoais e o OS/2 desenvolvido para a IBM para estações de trabalho. Microsoft e IBM encerram acordo - 1992 Windows 3.1x - 1993 Windows 95 - 1995 A Microsoft e a IBM encerram o acordo de cooperação e dividem o sistema desenvolvido.

A IBM passa a desenvolver o OS/4.0 e a Microsoft anuncia o Windows NT 3.0 Foi o primeiro grande sucesso amplo da Microsoft, permitindo competir com a Apple. Lançamento do Windows 95, um SO completo para computadores pessoais que acaba com a necessidade do MS-DOS. Windows NT 4.0 - 1996 Windows 98 - 1998 Microsoft Windows 2000 Windows XP - 2001 Lançamento do Microsoft Windows 2000, uma melhoria do Windows NT com um ambiente mais parecido com o Windows 98, mais seguro e mais robusto.

Lança também em Outubro desse ano o Microsoft Windows Me Lançamento do Windows XP Home para substituir os SO Windows 95/98/Me para computadores pessoais, e o Windows XP Pro para substituir o Windows NT/2000 para estações de trabalho. Windows Server - 2003 Windows Vista - 2007 Após alguns atrasos é lançado o Windows Vista com um interface gráfico mais estável e com uma versão mais segura do internet explorer.

No entanto mais lento e mais “pesado” para os computadores da época, o que levou muito rapidamente do topo ao fundo, levando a diversas insatisfações e criticas publicas em geral. Lançamento do Microsoft Windows 7, sendo bem mais leve do que o antecessor.

A Microsoft introduziu uma nova barra de tarefas (superbar), novas funções de compartilhamento domestica (grupo domestico), interface AERO mais leve, menor consumo de memória RAM, nova central de acção, Windows defender, mais segurança, controlo de alertas do UAC, gravador de imagens ISO e outras novas funções (aero feek, aero shake). Windows 7 - 2009 Windows Phone 7 Lançamento de um novo SO móvel. O início do crescimento da internet aliado ao número crescente de programadores que desenvolviam programas livres, permitiu a partilha de conhecimentos de pessoas de todo o mundo, dando um grande impulso no movimento software livre.

Neste momento os projectos não se limitavam a SO mas também serviços de rede, sistemas de janelas, ambientes gráficos do tipo desktop, processadores de texto, folhas de cálculo, etc. 1975 - 6ª Edição Unix 1982 - System III AT&T Unix System Group (USG) lança o System III, que foi o 1º lançamento público fora dos laboratórios Bell. 1987 – MiniUnix Surge o SO “MiniUnix”, desenvolvido pela equipa de Andrew Tanenbaum, compatível com o Unix versão 7 e é composto por linguagem C e assembly.

A AT&T Sun unem-se para desenvolver o Solaris e UnixName. 1992 - GNU/Linux 1990 - GNU Hurd Anúncio do GNU Hurd, núcleo oficial do SO GNU, marcando o inicio do desenvolvimento de um “kernel” Unix. O Linux integra-se ao GNU com o objectivo de produzir um SO completo. 1993 – FreeBSD Lançamento do FreeBSD, outro SO do tipo Unix. 1995 – FreeBSD versão 2.0 1997 – Gnome 2001 - Mac OS X Em 2001, o Mac OS, sistema operativo da Apple, sofreu grandes mudanças e foi reconstruído tendo o UNIX como base. Extremamente mais robusto e agradável, o sistema operativo Mac OS X é considerado, por muitos, o melhor.

O Mac OS X v10.0 “cheetch” foi a 1ª versão do SO Mac OS X para desktop e servidores da Apple.

A partir da v10.1.2 a Apple fez do Mac OS X o SO padrão dos novos Macs. 2002 - Mac OS X v10.2 “Jaguar” 2003 - Mac OS X v10.3 “Panther” 2005 - Mac OS X v10.4 “Tiger” 2007 – Mac OS X v10.5 “Leopard” / ios 2008 – iPhone OS 2.0 2010 – Ubuntu 10.04 e Android 2.1 2004 – Ubuntu A Apple lança um SO para iPhone, o “ios”. Lançamento do Windows NT 4.0 com visual do Windows 95 e segurança do Windows NT Lançamento do SO Microsoft Windows 98, sendo lançado no ano seguinte a 2ª versão, chamada SE.
Full transcript