Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Comunicação Corporativa e Reputação Empresarial

No description
by

Mateus Gomes Alves

on 2 December 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Comunicação Corporativa e Reputação Empresarial

Comunicação Corporativa
Comunicação Corporativa
e a
Reputação Empresarial

fgfgg
A comunicação corporativa tem por objetivo o gerenciamento da reputação de uma empresa, através, de forma geral, da propaganda corporativa positiva, comunicação interna, relações com a mídia e responsabilidade social. São responsabilidades de seu escopo, ainda, o gerenciamento de crises de imagem e relações com governo e investidores. Esses conceitos são integrados com um objetivo […]

Reputação quer dizer um “conceito; opinião pública favorável ou desfavorável; fama, renome”.
No contexto de competitividade que as empresas sobrevivem no mercado, num tempo em que é intenso o diálogo entre os consumidores e a circulação de informações na rede, é fundamental que cada organização se preocupe e invista na construção e manutenção de uma boa comunicação.
Essa é a opinião defendida por vários especialistas neste segmento, entre eles o
Luiz Andrade
que afirma “Como se constata investir em reputação hoje é plenamente justificável, pois significa obter vantagem competitiva.
Reputação Empresarial
Comunicação Corporativa
A comunicação corporativa é uma área muito importante nas organizações, quando se fala no controle de crises. Se não existe estratégias nesse segmento a imagem e reputação da empresa podem ser abaladas.
Credibilidade
A empresa que possui credibilidade diante do público, que age de forma positiva diante do mesmo tem grandes chances de ter uma boa e duradoura reputação. Assim da mesma forma que o público influencia na boa reputação também pode acabar com ela, mesmo que ela esteje sólida durante anos.
Crise
Apesar de muitos não quererem ouvir falar e criar ações para evitar las, as crises podem acontecer quando se menos espera, gerando incerteza tanto para a empresa quanto para o seu público alvo.
Quando existem crises, onde a imagem da empresa corre o risco de ser manchada, a comunicação tem que ser diferenciada, com boas estratégias, desta forma enfrentando resistências e acalmando os ânimos, isso faz parte da Comunicação Corporativa.
foi sócio fundador
da INK comunicação, especializada em comunicação corporativa , possui formação em direito e relações publicas, pela USP (Universidade de São Paulo e Anhembi Morumbi, respectivamente. Além disso possui MBA em direito Antitruste pela Cuberland School of Law da Samford University nos Estados Unidos...
Luíz Andrade
,
Previnir é melhor do que remediar!
Estar preparado para os riscos de uma crise
pode ser determinante par se vencer a mesma.
É importante que as empresas sempre estejam analizando possiveis riscos que podem gerar grandes problemas, atraves dessa análise planejar e preparar os funcionários, comunicadores para os possiveis aspectos de duvida desenvolvendo então a comunicação corporativa.
Ja pensou em comprar uma coca cola e levar de brinde um rato?
Pois bem o goiano Wilson Batista de Resende, afirma ter ganhado esse brinde um tanto desagradavel. Ele conta que ao ingerir o refrigerante logo sentiu a garganta e a boca queimando, e que a partir daquele dia em diante nunca mais teve uma saúde boa.
Assim foi travada uma verdadeira guerra na justiça entre ele e a empresa Coca Cola.
Apesar de a justiça ter dado causa ganha a Coca cola a respeito desse caso, a imagem da empresa ficou muito abalada principalmente nas redes sociais.
Com esse "
Jerry
" desmoralizando a imagem da empresa, o que foi feito em relação a Comunicação Corporativa para contornar essa péssima situação?
A Coca Cola diante dessa situação fez um :
“Sobre o caso de um consumidor registrado no ano de 2000 e recentemente veiculado na imprensa, a Coca-Cola Brasil esclarece que:
Todos os nossos produtos são seguros e os ingredientes utilizados são aprovados pelos órgãos regulatórios, em um histórico de 127 anos de compromisso e respeito com os consumidores.
Os nossos processos de fabricação e rígidos protocolos de controle de qualidade e higiene tornam impossível que um roedor entre em uma garrafa em nossas instalações fabris.
Lamentamos o estado de saúde do consumidor, mas reiteramos que o fato alegado não tem fundamento e é totalmente equivocada a associação entre o consumo do produto e o seu estado de saúde.”

Pode se perceber através do comunicado e do video a presença de técnicas de comunicação de risco, como no caso a empatia, o que é muito importante nesses casos.
Melhor do que lidar e resolver uma crise é aprender com a mesma, com as dificuldades que ela nos impõe. E é esse o roteiro que as empresas devem seguir, buscando sempre melhorar o diálogo, prevenção e segurança do seu todo.

Com as várias noticias veiculadas na impressa sobre a "brasileira" Petrobrás, a crise se mostrou evidente.
Haja comunicação corporativa para amenizar a reputação da estatal. E o que se fez então?




A estatal além das várias declarações a impressa sobre o assunto, também criou um blog intitulado "Fatos e Dados" onde podemos encontrar mais declarações sobre tudo que envolve a empresa.
Vejam a seguir alguns exemplos.
Full transcript