Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

As várias atuações do Enfermeiro no cuidado ao paciente

O campo de trabalho do profissional enfermeiro é diversificado, podendo este atuar em vários setores que vai do hospitalar ao comunitário.
by

Diego Rhuliano Coblinski

on 27 November 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of As várias atuações do Enfermeiro no cuidado ao paciente

As várias atuações do Enfermeiro no cuidado ao paciente
Introdução
O campo de trabalho do profissional enfermeiro é diversificado, podendo este atuar em vários setores que vai do hospitalar ao comunitário. É importante ressaltar que cada campo de atuação tem suas peculiaridades que requer destes profissionais habilidades específicas (GOMES, 2009).
Conforme Tanaka e Leite (2008), a Portaria n.º 1.721/94, do Ministério da Educação, define o perfil do enfermeiro na perspectiva de uma formação generalista com competência para o desenvolvimento de suas atividades em quatro áreas fundamentais, denominadas assistência, gerência, ensino e pesquisa.
Enfermagem Gerencial
O enfermeiro gerencial toma como objeto à organização do trabalho e os recursos humanos em enfermagem, com a finalidade de criar e implementar condições adequadas de cuidado dos pacientes e de desempenho para os trabalhadores (HAUSMANN; PEDUZZI, 2009).
Enfermagem Assistencial
Ainda, conforme Hausmann e Peduzzi (2009), na assistência, o enfermeiro toma como objeto de intervenção as necessidades de cuidado de enfermagem e tem por finalidade o cuidado integral.
Enfermagem Pesquisa e Ensino
No Brasil, a participação do enfermeiro no desenvolvimento da pesquisa de enfermagem se deu a partir da criação da carreira universitária em 1963, evoluindo sobremaneira com o início do primeiro curso de mestrado em enfermagem, a partir de 1972, na Escola Anna Nery de Enfermagem, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CABRAL, 2003).
Introdução
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
GOMES, A. F. A.; BARBOSA, S. A. M.; BRITO, L. P. R.; MENDONÇA, S. A Atuação do profissional enfermeiro na estratégia saúde da familia no município de Cuité – Pb. 61° Congresso Brasileiro de Enfermagem, Transformação Social e Sustentabilidade Ambiental, Fortaleza. 2009.

TANAKA, Luiza H.; LEITE, Maria M. J. Processo de trabalho do enfermeiro: visão de professores de uma universidade pública. Acta. Paul. Enfermagem, v.21, n3, p. 481-6. 2008.

HAUSMANN, M.; PEDUZZI, M. Articulação entre as dimensões gerencial e assistencial do processo de trabalho do enfermeiro. Texto Contexto Enfermagem. Florianópolis: v. 18, n.2, p. 258- 65, abr/jun. 2009.


ASSOCIACAO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. Agenda estratégica para a pesquisa e pós-praduação da enfermagem brasileira. Rev. bras. enfermagem. vol.56, n.6, pp. 599-600, 2003.


CABRAL, Ivone Evangelista. Pesquisa em enfermagem nas Américas. Rev. bras. enfermagem. vol.63, n.1, pp. 104-110. 2003.

Obrigado
Full transcript