Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

BIM

No description
by

Joze Bonifacio

on 26 June 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of BIM

O QUE É BIM
O BIM é um processo integrado que viabiliza a visibilidade dos resultados permintindo que todos os membros da equipe permaneçam coordenados, melhorando a precisão, diminuindo o disperdício e tomando decisões fundadamentadas nas etapas iniciais.
Mas como assim
O BIM proporciona o controle de todo o ciclo de vida do projeto de um edifício em tempo real .

Armazenamento e compartilhamento dos dados referentes ao projeto em um único modelo.

Pode ser acessado e modificado por qualquer integrante do processo, mantendo-o sempre atualizado.
HISTÓRIA
|1970|
O Professor Charles M. Eastman do Instituto de Tecnologia da Georgia cria o conceito Building Product Mode ('Product model' significa 'informação de modelo' na engenharia) que é extensivamente usado em seus livros.
|1980|
O termo é popularizado por Jerry Laiserin como nome comum para uma representação digital do processo de construção para facilitar o intercâmbio e a interoperabilidade de informação em formato digital.
|1987|
Primeira aplicação do BIM estréia sob o conceito de Edifício Virtual do Archicad Graphisoft da Nemetschek.
|2003|
É citado em artigo pela Autodesk 3 para descrever 4D, orientado ao objeto, específica ao CAD.
INTRODUÇÃO
Quando engenharia e arquitetura tentam solucionar a problemática da compatibilização de modelos em construções, que promove uma derrapagem orçamentária de bilhões de doláres por ano, surge o BIM.
A INTEROPERABILIDADE
OS SOFTWARES
O BIM pressupõe que quando se modela o edifício virtual, utilizando ferramentas tridimensionais (Scia Engineer, Allplan, Revit, Bentley Architecture, Archicad, VectorWorks, Tekla Structures, Cype, TecnoMETAL, entre outras), toda a informação necessária à representação gráfica, à análise construtiva, à quantificação de trabalhos e tempos de mão-de-obra, desde a fase inicial do empreendimento até a sua conclusão, ou até mesmo ao processo de desmontagem ao fim do ciclo de vida útil, se encontra no modelo.
|ARCHICAD|
O ArchiCAD, da Graphisoft, é programa BIM mais antigo disponível no mercado, o ArchiCAD é intuitivo de aprender e possui uma base de usuários relativamente ampla, distribuída por todo o mundo.
Como limitações, falta-lhe potência para trabalhar com projetos muito complexos, além do sistema de base de dados ser um pouco mais básico que em programas similares.

Custo: 7,8 mil reais
Bentley Architecture
Bentley Systems é construída sobre a plataforma do Microstation, um programa CAD. Possui suporte para formato IFC. O Bentley Architecture faz parte de uma extensa plataforma que inclui softwares específicos para estrutura, instalações e modelagem de elementos complexos.
Como desvantagem oferece uma interface complexa e pouco intuitiva, além de ter uma base de usuários pequena no Brasil.

Custo: 13,3 mil reais
Vectorworks Architect
O Vectorworks, da Nemetschek, é um software BIM e Modelador 3D para arquitetura e design. Possui compartibilidade total com o formato IFC para troca de arquivos com outros softwares BIM.
É uma solução relativamente simples e barata, que tem como vantagem permitir projetar da forma tradicional, como se fosse um programa de CAD convencional.

Custo: 4,3 mil reais (primeira licença) e 3 mil reais (licenças adicionais). Versões com Renderworks: 5,3 mil reais, sendo 3,7 mil reais a licença adicional
Revit Architecture
Software da Autodesk, o Revit é um dos mais difundidos no mercado, por ser do mesmo fabricante do AutoCad e pela estratégia de vendas da Autodesk.
Lê arquivos gerados nos programas específicos de estrutura (Revit Structure) e instalações (Revit MEP), agilizando a coordenação e compatibilização dos complementares.
Segundo a Autodesk, os diversos formatos de publicação e de exportação possibilitam que as informações criadas e gerenciadas sejam disponíveis em aplicativos de visualização, fornecidos gratuitamente.

Custo: 10 mil reais
Exemplo de compatibilização de projeto.
CONCLUSÃO
Com maior controle sobre os seus projetos, o BIM atualiza automaticamente as plantas perante quaisquer modificações em elementos de projeto, reduzindo desperdícios, erros e omissões, proporciona a previsibilidade de custos e desempenho, consentindo maior liberdade e tempo para a experimentação de alternativas de projeto e aprimora os resultados finais.
BIM
Building Information Modeling
EQUIPE:

Diana Sousa
Vanessa Gonçalves
Victor Sobral
Full transcript