Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Urbanismo Paramétrico

Multimídea
by

luciane seixas

on 7 February 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Urbanismo Paramétrico

URBANISMO PARAMÉTRICO Embora grande parte dessas tecnologias ainda seja utilizada como ferramenta de desenho para a representação e visualização do projeto arquitetônico, cada vez mais elas são exploradas como instrumentos de investigação para geração e transformação de formas em ambiente digital, promovendo transformações não apenas nas linguagens arquitetônicas, mas também na forma como projetamos e produzimos os artefatos arquitetônicos visando, sobretudo, promover espaços urbanos vibrantes. Este seria “o novo grande estilo, para além do modernismo, do pós-modernismo e do desconstrutivismo” (Schumacher, 2009, sp). O urbanismo paramétrico se fundamenta essencialmente na exploração das ferramentas de desenho paramétrico para constituir novas lógicas de desenho urbano, por meio de técnicas de variação, diferenciação e deformação paramétricas aplicadas para desenhar malhas urbanas e massas edificadas. Determinam um campo paramétrico flexível, que pode ser constantemente alterado durante o processo de projeto, com o propósito explícito de gerar novas formas urbanas ou novas geometrias urbanas complexas. Apesar das potencialidades oferecidas pelo urbanismo paramétrico para aumentar a eficiência e qualidade das propostas dos projetos urbanos, o modelo explora apenas estratégias e parâmetros de natureza formal, ambiental e funcional para, com isso, constituir ambientes urbanos intensos. As estratégias utilizadas por eles são insuficientes para garantir que os espaços urbanos propostos tenham êxito quanto à promoção de urbanidade. A própria malha urbana atua como gerador de urbanidade porque, ao formar um sistema de espaços abertos e fechados (de barreiras e permeabilidades), privilegia determinados espaços em detrimento de outros, direcionando os deslocamentos, criando condições propícias ou restritivas a encontros sociais na arena pública. A vida urbana, portanto, está em conexão direta com a configuração espacial. O urbanismo paramétrico é uma corrente de desenho urbano que emergiu da prática do escritório Zaha Hadid Architects – dirigido por Zaha Hadid e Patrik Schumacher – e do ambiente acadêmico da Architectural Association School.
Esse novo modelo de urbanismo se fundamenta essencialmente em sistemas de desenho paramétrico nos quais o foco de interesse não está na forma em si, mas em seus parâmetros geradores. Assim como as formações de exames, os cardumes inspiram o urbanismo paramétrico. Modelo do projeto urbano desenvolvido por Zaha Hadid para a região de Thames Gateway, em Londres. Variações de um mesmo modelo paramétrico, diferenciadas apenas pela alteração de valores dos parâmetros. Técnicas de variação tipológica e diferenciação paramétrica. Técnicas de proliferação de edifícios, empregadas pelo urbanismo paramétrico. Modelos de malha urbana Forma urbana densa e fluida do One-north Masterplan, em Cingapura. Zaha Hadid Architects. Forma urbana densa e fluida do One-north Masterplan, em Cingapura. Zaha Hadid Architects. O que é? Parâmetros de configuração espacial, fundamentados na teoria da lógica social do espaço e nos paradigmas de urbanidade e formalidade, poderiam ser introduzidos no urbanismo paramétrico para garantir a proposição de layouts urbanos mais eficientes no que se refere à promoção de vitalidade das áreas urbanas. Ausência de parâmetros espaciais Blenda Viana
Luciane Seixas Referências SILVA, R.C., AMORIM, L.M.E. Urbanismo paramétrico:emergência, limites e perspectivas de nova corrente de desenho urbano fundamentada em sistemas de desenho paramétrico.In V!RUS. N. 3. São Carlos:Nomads.usp, 2010. Disponível em: http://www.nomads.usp.br/virus/virus03/submitted/layout.php?item=2&lang=pt.
Acessado em: 17/01/2013
Full transcript