Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Afaf Abrahim Meleis

No description
by

on 2 April 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Afaf Abrahim Meleis

Teoria de Enfermagem
São definidas como uma conceitualização de alguns aspetos da realidade da enfermagem, com o prepósito de descrever fenómenos, explicar relações entre estes, e prever consequências ou prescrever cuidados de enfermagem. Estas teorias são reservatórios onde são guardados novas informações relacionadas com os conceitos de enfermagem como o conforto, saúde, recuperação, mobilidade, descanso, cuidados, fadiga e cuidados familiares.


Postulados
“... (igualmente chamados princípios ou proposições) descrevem a relação entre dois ou mais conceitos.” (Tomey, A., M. & Alligood, M., R., 2004)
Definição de Enfermagem
Teoria
Uma teoria é uma organização coerente e uma articulação sistemática das indicações relacionadas às perguntas significativas numa disciplina e comunicadas como um inteiro significativo. É uma representação simbólica daqueles aspetos da realidade que são descobertos ou inventados descrevendo, explicando, predizendo, ou prescrevendo respostas, eventos, situações, circunstâncias, ou relacionamentos. As teorias têm os conceitos que são relacionados aos fenómenos da disciplina. Estes conceitos relacionam-se às indicações teóricas do formulário. (Meleis,2012)
Conceito
É um termo usado para descrever um fenómeno ou um grupo de fenómenos. Um conceito denota algum grau de classificação ou categorização. Fornece-nos um resumo conciso de pensamentos, o que sem eles teríamos que entrar em grandes detalhes para descrevê-los.
Afaf Abrahim Meleis
Pressupostos
Pressupostos são afirmações que formam as bases para definição de conceitos e enquadramento de proposições. Os pressupostos fornecem o contexto para a teoria. São aceites como verdades e representam crenças e valores. Estas afirmações representam o fio que orienta os diferentes aspetos do conhecimento. Os pressupostos são as afirmações “tomadas como garantidas” de uma teoria, do conceito ou da pesquisa que precede a investigação. Quando os pressupostos são desafiados, estes passam a ser proposições. Os pressupostos são emanados pela filosofia podendo ou não representar as crenças partilhadas pela disciplina. (Meleis,2012)
Epistemologia
A epistemologia é um ramo da filosofia que se concentra na reflexão e investigação sobre a natureza e a base de conhecimento. Perguntas sobre como o conhecimento é definido, desenvolvido, verificado, acreditado, ou como se tornou certo são questões epistemológicas (Przylebski, 1997 cit Meleis, 2012). Epistemologia também aborda noções sobre a medida em que o conhecimento é limitado ou expansivo. Epistemologia é a teoria da e sobre o conhecimento, e é também sobre os métodos pelos quais o conhecimento é desenvolvido (White, 1999 cit Meleis,2012).
Henderson ofereceu uma definição que enfatizava um papel único para a enfermagem e trouxe a noção de que os pacientes têm um papel em cuidar de si mesmos. Quando os pacientes não são capazes de cuidar de si, devido a problemas de saúde, os enfermeiros prestam os cuidados de que precisa. Uma vez que o paciente é novamente capaz, o autocuidado pode ser retomado, e as enfermeiras não vão, então, fazer o que os pacientes são capazes de fazer por si mesmos (Henderson, 1966 cit Meleis,2012).
• Nome: Afaf Ibrahim Meleis
• Data de Nascimento: 19 de Março de 1942
• Local de Nascimento: Alexandria, Egipto
• Foi a primeira pessoa no Egipto a adquirir:
- Bacharelato em Enfermagem (1964)
- Mestrado em Sociologia (1966)
- Doutoramento em Psicologia médica e social (1968)

O currículo dela está focado em:
• Saúde global,
• Saúde do imigrante,
• Saúde das mulheres
• Desenvolvimento teórico da disciplina enfermagem.

É autora de mais de 175 artigos em ciências sociais, enfermagem e periódicos médicos; 40 capítulos; e inúmeras monografias, trabalhos e livros.




Biografia
Trabalho elaborado por:
Ana Catarina R. Simões Ferreira
Ana Raquel Teixeira
Catarina Lima
Inês Tavares
Rui Vilaça
Roberto Santos
Tiago Moura

Transição
Segundo Meleis (2012), o conceito de transição conduz-nos para uma mudança significativa na vida, através da mudança de processos, papéis ou estados, como resultado de estímulos e de novos conhecimentos, o que poderá ter como consequência a mudança de comportamentos e outra definição de si no contexto social.
Conceitos e definições importantes na teoria da transição:
• Tipos e padrões de transição;
• Propriedades de experiências de transição;
• Condições de transição;
• Padrões de resposta ou processo e indicadores de resultado
• Terapêuticas de enfermagem.
Full transcript