Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

METODOLOGIA DA PESQUISA

No description
by

Pedro Iluminato

on 25 May 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of METODOLOGIA DA PESQUISA

Função de um projeto de pesquisa:
- A elaboração do projeto serve pra esclarecer e organizar o tema abordado, contendo o planejamento do projeto. O projeto de pesquisa consiste em um plano detalhado de um estudo, o documento final e síntese do processo de planejamento. Documento no qual está a pergunta da investigação, a justificativa da pesquisa, a situação atual do conhecimento sobre o assunto, o método de como chegar à resposta da pergunta original e ainda instrumentos operacionais, para a gestão da pesquisa, como o cronograma e orçamento. É um documento essencial para se garantir a validade dos resultados e a possibilidade de reprodutibilidade imposta pelo método científico. É necessário para se obter a autorização do Comitê de Ética em Pesquisa e o financiamento para a pesquisa.
PORQUE ELABORAR UMA PERGUNTA CONDUTORA?
- Uma pergunta condutora não passa de um levantamento de algum problema.
- Para detectar problemas, é necessário rever a realidade. Alguns questionamentos surgem até durante conversas informais. A pergunta (situações problema) precisa ser trabalhada e aprimorada através de melhor contextualização. A busca da literatura para ver se alguém já fez a mesma pergunta e/ou já tem alguma resposta parcial ou definitiva à sua questão deve ser realizada para não entrar em alguma não ética fazendo alguma pergunta em que a resposta já é bastante evidente cientificamente.
Uma boa questão de pesquisa deve ser Factível, Interessante, Nova, Ética e Relevante.
• Factível (se há possibilidade e como de ser realizada)- é fundamental conhecer desde o início os limites e problemas práticos de se estudar uma questão, como número de sujeitos, domínio técnico, tempo e custos envolvidos, além do escopo. É a gerência do estudo.

PORQUE ELABORAR UMA PERGUNTA CONDUTORA?
• Interessante - a questão da pesquisa deve ser interessante para se conseguir suporte financeiro e pertinente ao pesquisador, para ajudá-lo na construção de sua carreira e poder lhe trazer uma verdade sobre um assunto que lhe seja de interesse. Porém, é importante confirmar o interesse sobre uma questão para a comunidade científica e para os financiadores. Pensar em financiamento e nos financiadores.
• Nova - a questão de pesquisa não precisa ser totalmente original, ela pode questionar uma informação anterior, verificar se os achados em uma população se aplicam a outra ou se o avanço das medições pode esclarecer a relação entre fatores de riscos conhecidos e a doença.
• Ética - as questões éticas são fundamentais e concernem não somente os benefícios que poderão advir dos resultados da pesquisa, mas se relacionam diretamente aos riscos e benefícios para os sujeitos envolvidos na pesquisa. Toda pesquisa deverá ser submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos e envolve o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e o Termo de assentimento (em caso de menor), quando necessário.
• Relevante - é a mais importante característica de uma questão de pesquisa, onde ela se insere e apresenta a sua justificativa. Devendo-se ponderar se os desfechos da questão poderão trazer avanços para o conhecimento científico, para políticas de saúde, pesquisas futuras ou em andamento, enfim, para o conhecimento científico.
- A partir da pergunta condutora elabora-se a hipótese que tende a respondê-la. Daí então o estudo vai sendo desenhado.

QUANDO CRIAR UMA HIPÓTESE?
- Após formular uma pergunta de investigação é gerada uma hipótese para explicá-la.Etapa fundamental da pesquisa, pois define e delimita o problema a ser estudado fornecendo ao pesquisador o elemento principal para estabelecer o objetivo da pesquisa. Ela apresenta-se como uma afirmação preditiva que carece de experimentações que possam comprová-la ou negá-la.
- É importante salientar que a hipótese deve vir antes dos resultados serem obtidos, é contra o espírito acadêmico. Pra não se formular uma hipótese maravilhosa depois dos resultados serem obtidos.
- A partir da elaboração da hipótese, planejamos a abordagem, identificando os componentes e formulando os passos para resolver cada um destes, ou seja, utilizamos uma estratégia afim de se chegar aos resultados desejados.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA JUSTIFICATIVA?
- É na justificativa que se explica a razão de se realizar o estudo proposto (implicações científicas, médicas e/ou sociais dos resultados. Nela deve-se ressaltar por que vale a pena investir recursos para se desenvolver o estudo e o que os resultados podem acrescentar ao que já se sabe sobre o assunto.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
PERGUNTA CONDUTORA
Função de um projeto de pesquisa
- Função social
- Meio acadêmico, importância
-Base pra outros estudos
-Permite gerar novos conhecimentos
-Rigores da pesquisa
Conclusão
- Para finalizar a apresentação é importante salientar que os três pontos abordados estão ligados ao se elaborar um projeto, como
um processo natural e o planejamento da pesquisa é utilizado para produzir resultados de boa qualidade.
- Além disso vale lembrar que cada formato de elaboração de um projeto de iniciação científica, tese de mestrado ou doutorado, está ligado ao formato adotado por cada pesquisador ou programa de pós graduação no qual ele está vinculado. No caso de ser explícita a hipótese ou não, a ordem da justificativa...
- Também vale lembra que na prática, quando o projeto de pesquisa é executado, outras perguntas vão surgindo a partir do que se vai encontrando como resultados, e assim também servem para conduzir o estudo.

Laís Guerra
Géssyka Jerônimo
Pedro Farias
Talina Tassi
Pedro Iluminato
Wanderson Pádua
Carla Nóbrega
Um exemplo prático...
Full transcript