Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Tédio Existencial

No description
by

Neylla Teles

on 29 March 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Tédio Existencial

Tédio Existencial
A cada dia um número maior de pessoas sofre com isso, até mesmo em níveis orgânicos, logo, a consciência de que as possibilidades da vida não estão sendo atingidas, seja por dificuldades existenciais impostas socialmente, seja pela própria falta de assumir essas possibilidades como parte inerente à existência.
Um certo tédio é inerente ao ser humano. Afinal, nós nunca realizamos a totalidade de nossas possibilidades existenciais. A existência é um tornar-se contínuo e dela faz parte uma certa sensação de não estar crescendo o suficiente, de não estar dando ao ato de viver toda a dignidade que ela merece
Acontece que algumas vezes o confronto com este estar parado na vida pode se tornar demasiadamente doloroso. Então a pessoa passa a viver um tédio patológico, o tédio neurótico. Isso acontece quando a pessoa se entrega e nem tenta qualquer ação para crescer e criar novos interesses.
Está sempre faltando alguma coisa que, de fora, viria magicamente salvá-la. Ela não tem mais energia para o passo que iria deflagrar outros passos- outra caminhada.
O que é Tédio?
Senso comum
O tédio é um sentimento humano descrito como um estado de falta de estímulo, ou do presenciamento de uma ação ou estado repetitivo - por exemplo, falta de coisas interessantes para fazer, ouvir, sentir etc.
Etimologicamente
Estado ou sensação vaga de desprazer e até de certa repugnância. Aborrecimento, desgosto, enfado, fastio, nojo.
Existencialismo
O tédio existencial é configurado como o viver insatisfeito, ver o tempo passar, e não se realizar as possibilidades existenciais. É a falta do sentido de vida. A sensação de estar parado em um ponto sem saída, sem interesse e sem energia.
"Não é o tédio a doença do aborrecimento de nada ter que fazer, mas a doença maior de se sentir que não vale a pena fazer nada."
Fernando Pessoa
Full transcript