Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Coca-Cola - Comunicação Institucional

No description
by

Tallyta Monike

on 22 November 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Coca-Cola - Comunicação Institucional

Apresenta...
Nome: John Pemberton
Ocupação: Farmacêutico

&

O Inventor da Coca-Cola
Como a Coca-Cola foi criada?

The
Company
1886
Frank Mason Robinson
1888 - 1900
1890s
1916
A fórmula
Fatores de Sucesso
Marca reconhecida
-Reconhecida por 94% da população do mundo
- Disponível em todos os países, exceto Cuba e Coréia do Norte
- Ranking mundial por 9 Brandirectory (2013)
- Classificado em 1 º em todo o mundo pela Interbrand (2012)
- Coca Cola é o segundo termo mais amplamente compreendido em todo o mundo depois de "OK"


Tradição
- A autenticidade da Coca-Cola, "Exija o genuíno", "Não aceite nenhum substituto"
- Isso leva a fidelidade dos clientes os valores tradicionais - família, amigos, o Natal.

Anúncios
Patrocínio
- American Idol, os Jogos Olímpicos...
- Os patrocínios resulta em efeitos positivos, imagem positiva e sentimentos


- Emoções positivas.
Associação com felicidade, alegria, bons tempos...
Slogan
Engajamento
- Substituir o logotipo da Coca-Cola com a maioria dos nomes populares (específico para cada país).
- Compartilhar uma Coca-Cola com os seus amigos, familiares e entes queridos.
- Personalização de produto.

Isso é COCRIAÇÃO (cocriação é uma forma de inovação que acontece quando fornecedores, colaboradores e clientes associam-se com o negócio agregando valor, conteúdo, conhecimento e experiências, recebendo em troca os benefícios de sua contribuição, sejam eles através do acesso a produtos customizados ou da promoção de suas ideias.)
Orçamento de Marketing
- Coca cola ($3.4 billion,2012 )
- PepsiCo ($1.7 billion,2012)
- Nike ($1 billion,2012)
Conclusão
3 Fatores de sucesso
- Marketing
- Tomada de riscos
- Sistema de Distribuição
Déborah, Sinthya e Tallyta
Em 1886, ano em que foi apresentada pela primeira vez ao público, na Jacob's Pharmacy em Atlanta, nos Estados Unidos.
Hoje, a Coca-Cola Company está presente em mais de 200 países e responde por mais de 400 marcas de bebidas não alcoólicas, entre essas, quatro das cinco marcas mais consumidas no planeta: Coca-Cola, Coca-Cola light, Fanta e Sprite.
A Coca-Cola foi lançada em Atlanta na máquina de refrigerantes da Jacob’s Pharmacy, onde era vendida por cinco centavos o copo. A história começa quando John Pemberton, um farmacêutico de Atlanta, foi inspirado pela simples curiosidade. Em uma tarde, ele agitou um líquido cheiroso com cor de caramelo e, quando parou, levou a mistura até a vizinha Jacob’s Pharmacy.

Lá, a mistura foi combinada com água com gás e provada pelos clientes, que foram unânimes: essa nova bebida era, de alguma forma, especial. Então, ela passou a ser vendida na Jacob’s Pharmacy. O contador de Pemberton, Frank Robinson, chamou a mistura de Coca-Cola® e anotou o nome em seus registros. Desde esse dia, Coca-Cola é escrito da mesma forma.

Um século depois, a The Coca-Cola Company produzia mais de 38 bilhões de litros de xarope. Infelizmente, Pemberton faleceu em 1888 sem constatar o sucesso da bebida que tinha criado.

Depois de três anos (1888-1891), o empresário de Atlanta Asa Griggs Candler obteve os direitos sobre a empresa por um total de cerca de US$ 2.300. Candler se tornaria o primeiro presidente da empresa e o primeiro a adotar uma visão real sobre a empresa e a marca.
Roberto Woodruff 1919 - 1940
1919/1940 - Talvez nenhuma pessoa tenha tido mais impacto na The Coca-Cola Company que Roberto Woodruff. Em 1923, quatro anos depois que seu pai Ernest comprou a empresa de Asa Candler, Woodruff se tornou o presidente.

Enquanto Candler apresentou a Coca-Cola aos EUA, Woodruff passou mais de 60 anos como líder da empresa, apresentando a bebida ao mundo.

Woodruff era um gênio do marketing que via oportunidades de expansão em todos os locais. Ele realizou a expansão internacional da Coca-Cola e, em 1928, apresentou a Coca-Cola aos Jogos Olímpicos, quando a marca viajou com o time dos EUA para as Olimpíadas de Amsterdã. Woodruff encorajou o desenvolvimento e a distribuição da embalagem de seis unidades, o cooler de abertura superior e muitas outras inovações que facilitaram às pessoas beber Coca-Cola em casa ou na rua. Esse novo pensamento, além de tornar a Coca-Cola um enorme sucesso, fez com que ela se tornasse parte da vida das pessoas.
Com atuação de destaque no país desde 1942, a Divisão Brasil é uma das quatro maiores operações da The Coca-Cola Company. O Sistema Coca-Cola Brasil é composto pela Coca-Cola Brasil e por 13 grupos empresariais, que elaboram o produto final em suas 46 unidades industriais e o distribuem aos pontos de venda. Essa estrutura absorve cerca de 60 mil colaboradores diretos e gera mais de 600 mil empregos indiretos.
A primeira garrafa de Coca-Cola foi produzida no Estado americano do Mississipi, em 1894.
Em 1915, foi feito um concurso para criar uma nova garrafa. O ganhador foi o maquinista Earl Dean.
O registro da marca ficou com Alexander Samuelson/ Chapman Root. Depois, em 1937, mais uma “invenção”: Eugene Kelly, chefe da unidade do Canadá, dividiu essa área central em duas e registrou a arte em seu nome.
- Erro na fórmula, abril 1985, “new coke”.

- Redução no conteúdo de cafeína.

- Além disso, na década de 80 a companhia teria substituído o açúcar por xarope de milho — uma opção mais barata de adoçante —, assim como a forma de produzir o caramelo que dá a típica coloração à bebida para, desta forma, evitar ter de incluir nos rótulos um alerta de que o produto continha elementos carcinogênicos.

- Nos refrigerantes brasileiros, o valor encontrado foi de 267 mg de 4-MI a cada 355 mL de bebida. O número é superior ao dos encontrados em refrigerantes de outros países. No Quênia, o valor encontrado foi de 177 mg; no Canadá, 160 mg; nos Emirados Árabes, 155 mg; nos Estados Unidos, 144 mg; e na China, 56 mg.

- A fórmula fica guardada a sete chaves no museu da marca, também localizado em Atlanta.

Resíduos de cocaína : Apesar de a Coca-Cola Company negar há muito tempo, a agência antidrogas peruana, DEVIDA, disse que a companhia compra 115 toneladas de folha de coca do Peru e 105 toneladas da Bolívia por ano, para usar como ingrediente em sua fórmula secreta. Em 2005, na Bolívia, o presidente Evo Morales afirmou que a Coca-Cola usa a produção de coca na fabricação do refrigerante

Cliff Kluge, um antigo representante comercial da Georgia, vende a receita por 30 milhões de reais.
Coca-Cola Brasil
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não alcoólicas – água, chás, refrigerantes, néctares e refrescos, energético, repositores e infantis – com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria.

Água - Chás - Energético - Infantis - Néctares e Refrescos - Refrigerantes - Repositores
Marcas
Produtos
O refrigerante Coca-Cola normal tem como ingredientes, aromatizantes naturais, água gaseificada, açúcar, cafeína, extrato de Noz de cola, corante caramelo IV, acidulante Ácido Fosfórico (INS 338). É um produto não alcoólico, sem glúten e não contém quantidades significativas de proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans e fibras alimentares.

A produção e a distribuição da Coca-Cola seguem o modelo de franchising. A The Coca-Cola Company produz o concentrado de xarope, que é vendido às empresas engarrafadoras franqueadas do mundo inteiro.

A produção da Coca-Cola é realizada através da mistura do concentrado de xarope com água gaseificada filtrada. Passa-se ao engarrafamento e posteriormente, à venda e distribuição para o varejo.

A Coca-Cola é comercializada no Brasil em embalagens de vidro de 200 ml, 290 ml, 297 ml, 350 ml, 500 ml, 600 ml, 1 Litro e 1,25 Litro.

Garrafas Pet de 400 ml, 500 ml, 600 ml, 1 Litro, 1,25 Litro, 1,5 Litro, 1,75 Litro, 2 Litros, 2,25 Litros, 2,5 Litros, 3 Litros e 3,3 Litros.

Latas de alumínio de 250 ml, 350 ml e 470 ml.
Copos “Post Mix” de 300 ml, 500 ml e 700 ml.

Consumidores
PRINCIPAIS PAÍSES CONSUMIDORES
1º. México – 635 copos de 237ml por pessoa em um ano
2º. Chile – 427
3º. Estados Unidos – 412
4º. Austrália -  324
5º. Argentina - 312
6º. Espanha – 303
7º. África do Sul – 252
8º. Panamá - 249
9º. Canadá – 237
10º. Romênia – 223
11º. Brasil – 199 
A Coca-Cola criou uma nova versão, considerada mais saudável.
Os argentinos foram os primeiros a testar a novidade. Entre as outras mudanças da marca, a Coca afirma que a versão de baixa caloria agora é feita com um adoçante fresco e natural, seguro para o consumo.

A versão normal da bebida também ganhou um modelo ecologicamente correto, e disponibiliza uma opção de refrigerante com uma redução de 60% de calorias. Nomeada como “Coca-Cola Life”, a edição busca usar produtos mais naturais, como o adoçante stevia, extraído de plantas nativas aqui da América do Sul.

De acordo com o representante da marca, Bob Mondello, o refrigerante continua com o sabor de sempre, mesmo após a mudança do tipo de adoçante utilizado. Além disso, os refrigerantes fabricados com stevia são vendidos em garrafas recicláveis, compostas de 30% de fibra vegetal.

Mudanças
Publicidade
Foi a partir 1900, que a Coca-Cola começou seus anúncios publicitários.
- 1893/1904 - Asa G. Candler, um vendedor nato, transformou a Coca-Cola de invenção a uma empresa. Ele sabia que as pessoas tinham sede e encontrou maneiras brilhantes e inovadoras de apresentar essa interessante e nova bebida a elas. Candler disponibilizou cupons para degustações de Coca-Cola e distribuiu aos farmacêuticos relógios, urnas, calendários e balanças farmacêuticas com a marca da Coca-Cola. As pessoas viam Coca-Cola em todos os locais e a campanha agressiva funcionou. Até 1895, Candler construiu fábricas de xarope em Chicago, Dallas e Los Angeles.

- Os primeiros comerciais foram feitos por mulheres jovens como suas porta-vozes, a primeira delas foi a modelo Hilda Clark.

- Em 1927, foi quando lançou o primeiro Spot de rádio;

- Em 1941 quando a palavra COKE (registrada como marca em 27 de março de 1944), que se tornaria sinônimo do refrigerante, apareceu pela primeira vez em um de seus comerciais, seguido do surgimento do personagem Sprite Boy.

- Em 1970, pela primeira fez a famosa “Onda” apareceu no logotipo da marca, inspirada nas curvas da fruta do cacau

A propaganda, que sempre foi uma parte muito importante do negócio, tornou-se a sua alma nos anos 70, refletindo a perfeita sintonia da marca com a alegria de viver e a liberdade.
Comerciais
Em 1993, os famosos “Ursos Polares” apareceram nas propagandas da marca pela primeira vez. Eles faziam parte da campanha “Always COCA-COLA” e estrelaram o primeiro comercial, batizado de “Northern Lights”, onde assistiam ao filme Aurora Bureal e bebiam uma deliciosa e refrescante COCA-COLA.

Os carismáticos ursinhos foram durante anos as estrelas principais de grandes campanhas da marca, especialmente para comemorar as festas de final de ano.

Em 2011, como parte da campanha de Natal nos Estados Unidos e no Canadá a COCA-COLA lançou latas brancas que continham imagens dos animais, resultado de uma parceria com a ONG World Wildlife Fund (WWF) e pela qual a empresa apoiava a proteção dos ursos polares.
Uma fábrica feliz
A campanha The Coke Side Of Life, criada pela agência Wieden+Kennedy e utilizada em mais de 150 países, é considerada pela própria COCA-COLA o melhor desempenho comercial da marca no mundo na última década. Como parte desta enorme campanha, o famoso comercial“Happiness Factory” é um caso a parte.
A evolução visual
Slogan
1942: "A pausa que refresca"
1952: "Isto faz um bem"
1957: "Signo de bom gosto"
1960: "Coca-Cola refresca melhor"
1964: "Tudo vai melhor com Coca-Cola"
1970: "Isso é que é"
1976: "Coca-Cola dá mais vida"
1979: "Abra um sorriso. Coca-Cola dá mais vida."
1982: "Coca-Cola é isso aí"
1988: "Emoção pra valer!"
1993: "Sempre Coca-Cola"
2000: "Curta"
2001: "Gostoso é viver"
2003: "Essa é a real"
2004: "Viva o que é bom"
2006: "O lado Coca-Cola da vida"
2007: "Viva o lado Coca-Cola da música"
2008: "Cada gota vale a pena"
2009: "Abra a Felicidade"
2010: "Viva Positivamente"
2011: "Os Bons são a Maioria"

Primeira propaganda veiculada

“COCA-COLA. Deliciosa! Refrescante! Fantástica! Revigorante!
O Novo Refrigerante Gaseificado contendo as propriedades da maravilhosa planta, a Coca, e a famosa noz, a Cola”.

Em 1822 um ministro episcopal, Clement Clarke Moore, escreveu um poema de Natal para suas
filhas, intitulado "An Account of a Visit from St. Nicholas“ ("O relato de uma visita de São Nicolau").

Em 1891, o cartunista político Thomas Nast desenhou a partir do conto de Moore e criou a primeira imagem moderna de Santa Claus, como conhecemos hoje.

Seu cartoon apareceu no Harper's Weekly, e mostrava um Santa Claus gorducho, alegre com uma grande barba branca e um saco cheio de presentes para as crianças. Nast também nos deu a roupa vermelha com "peles" brancas, a oficina do Polo Norte, os elfos, e a esposa: Mrs Claus.

Historicamente, a Coca-Cola não foi a primeira empresa de bebidas não-alcoólicas a usar este visual moderno numa campanha publicitária: Já em 1015, a White Rock Beverages o tinha feito para vender água mineral. Tornou a recorrer ao visual para um anúncio de ginger ale em 1923. Ainda mais cedo, o gorducho vestido no atual traje vermelho e branco já tinha aparecido em várias capas da revista Puck nos primeiros anos do século 20.

 Em 1931, quando a Coca-Cola realizou uma grande campanha publicitária usando um Papai Noel vestido conforme a criação de Nast.
Papai Noel
Coca-Cola x Pepsi
PROGRAMAS DESENVOLVIDOS
Programa de valorização do jovem
Meio Ambiente
Troféu Planeta
Semana Otimismo que Transforma
Dia mundial de limpeza das praias
Curiosidades
1) A Coca-Cola foi inventada em 8 de maio de 1886 pelo farmacêutico John Stith Pemberton, na Geórgia, nos Estados Unidos. O primeiro estabelecimento que comercializou a bebida foi uma farmácia e, curiosamente, o seu inventor morreu 2 anos e meio após criar o produto, pois ele era viciado em morfina.

2) Até o ano de 1903, um dos principais ingredientes da Coca-Cola era cocaína. Cada garrafa da bebida continha aproximadamente 60 mg da droga.

3) A produção de Coca-Cola nunca parou e mesmo durante a Segunda Guerra Mundial a bebida continuou sendo comercializada na Alemanha. No entanto, justamente por causa da guerra, não era possível conseguir todos os ingredientes necessários para fabricar o refrigerante no país. A falta de recursos fez com que a empresa criasse um novo produto para o mercado alemão e assim nasceu a Fanta.

4) A Coca-Cola é dona de aproximadamente 500 marcas, com as quais produz mais de 3,5 mil bebidas diferentes. Isso significa que, se você quisesse experimentar uma bebida nova por dia, levaria cerca de 9 anos para provar todos os rótulos da empresa.

5) O logotipo da Coca-Cola é conhecido por mais de 94% da população. Isso faz dela a marca mais reconhecida no mundo todo.
6) A Coca-Cola gasta mais em publicidade do que a soma investida pela Microsoft e pela Apple juntas. Em 2010, o orçamento da empresa teria sido de 2,9 bilhões de dólares, enquanto a Microsoft investiu 1,6 bilhão de dólares e a Apple teria gastado 691 milhões de dólares no mesmo ano.

7) A fábrica da Coca-Cola que registra a maior produção do mundo fica na Cidade do México, no México. Isso porque o consumo dos mexicanos supera o que é consumo pelos ingleses, americanos, indianos e chineses juntos.

8) A Coca-Cola levou 48 anos para vender seu primeiro bilhão de galões. Atualmente, essa mesma quantidade é vendida a cada sete meses.
9) Sete mil produtos da Coca-Cola são consumidos por segundo ao redor do planeta.

10) Na maior parte do mundo, a Coca-Cola é consumida gelada. Curiosamente, em Hong Kong algumas pessoas têm o hábito de consumir a bebida quente como um remédio para combater a gripe.

11)Em 1985, a Coca-Cola torna-se o primeiro refrigerante a ir para o espaço.

12) Na edição 2013 do ranking Best Global Brands, da Intebrand a Coca-Cola teve uma queda e se posicionou despois de 13 anos como líder em 3 º lugar no ranking.
*Posição em 2013: 3º lugar / Posição em 2012: 1º lugar.
*Valor de Marca (US$ bilhões): 79,213.
*Variação do Valor de Marca em %: 2.
História cronológica por imagens - Brasil
PRINCÍPIOS E VALORES

INOVAÇÃO
Buscar, imaginar, criar, divertir: esse é o caminho para a inovação. Desejamos buscar o inesperado, estimular um ambiente onde vale a pena correr os riscos de inovar e de compartilhar ideias.

LIDERANÇA
Como líderes, precisamos ter a coragem de construir um futuro melhor, meta que será alcançada fazendo a diferença como empresa global, com decisões e inspiração certas e influenciando aqueles com quem nos relacionamos.

RESPONSABILIDADE
Devemos ter vocação para agir e honrar nossos compromissos.

INTEGRIDADE
Ser íntegro significa ser verdadeiro: dizer o que pensamos, fazer o que dizemos e agir corretamente.

PAIXÃO
Comprometidos de corpo e alma, devemos criar oportunidades, ter sede de fazer sempre mais e realizar.

COLABORAÇÃO
Acreditamos na força da participação e, por isso, promovemos o talento coletivo. Valorizamos a diversidade, estamos conectados globalmente e dividimos os méritos pelos sucessos.

DIVERSIDADE
Queremos ter uma força de trabalho tão diversa quanto os mercados que atendemos, e criamos oportunidades para alcançar esse objetivo.

QUALIDADE
Consideramos que não há limites para atingir a excelência nas nossas atividades. Devemos deixar tudo sempre melhor do que estava e estabelecer os mais altos padrões para os nossos produtos, nosso pessoal e nosso desempenho.
Full transcript