Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Vírus

No description
by

Yuri Dias

on 7 June 2018

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Vírus

Vírus
DNA
Vírus um ser vivo ou não?
Para alguns o vírus seria considerado um ser vivo por apresentar reprodução e mutação, capacidade encontrada em todos os seres vivos, ao ver de outros tais características não são satisfatórias, pois possuem uma organização simples e não se enquadram em nenhum dos cinco reinos existentes.
Caracterização de um vírus
*Não possuem metabolismo próprio e consequentemente são parasitas intracelulares.
*Necessitam de uma célula hospedeira para dar se reproduzirem (HIV utiliza as células combatentes de corpos estranhos no corpo, glóbulos brancos).
*Fora das células o vírus apresenta uma atividade completamente nula e perambulam por um longo período no ar, ao assumir forma de cristalização.

Forma Estrutural
Exibe uma cápsula proteica, capsídeo, um único material genético (DNA ou RNA). A cápsula proteica protege o material genético. O HIV apresenta uma estrutura à parte, ele possui todas as características citada, mais lipídeos e proteínas que são chamadas de envelope viral. Os vírus são divididos em dois subgrupos, os vírus do HIV que seu material genético é o RNA e os vírus de DNA, que são os bacteriófagos um parasita de bactérias.

Ciclo de vida de um vírus (DNA) Bacteriófago
Se tem dentro de uma célula onde consome grande parte da energia da célula invadida, lá se tem a produção das partes que compõem o vírus bacteriófago (material genético e cápsula proteica são produzido a parte) e depois unidas ao restante do corpo viral.
Ciclo Lítico
O vírus introduz no hospedeiro somente o material genético, que começa a mandar no metabolismo celular. As enzimas que estão no citoplasma da célula passam a produzir o material genético do vírus e não o seu. O DNA viral é transcrito e ocorre a formação de RNA mensageiro (RNAm) e assim com os ribossomos produz várias e várias cópias do vírus. Logo em seguida a célula sofre a lise, a ruptura da célula, o que é sua destruição completa e os outros vírus pode dar continuidade à reprodução assexuada.
Full transcript