The Internet belongs to everyone. Let’s keep it that way.

Protect Net Neutrality
Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

SD4- Anatomia e Morfologia das Angiospermas

No description
by

Eliezer Oliveira

on 23 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of SD4- Anatomia e Morfologia das Angiospermas

Morfologia e Anatomia das Angiospermas Eliezer de Oliveira Germinação das sementes: O principal processo de germinação de sementes é a embebição (entrada de água). Há um aumento do volume da semente e o tegumento se rompe. A planta em crescimento O crescimento em comprimento da planta depende da atividade dos meristemas apicais.
Meristema Apical Caulinar
Meristema Apical Radicular Os tecidos primários das angiospermas A partir dos meristemas apicais formam-se os meristemas primários, que são:
Protoderme: origina epiderme.
Meristema fundamental: origina,os tecidos fundamentais - parênquima, colênquima e esclerênquima.
Procâmbio: origina o sistema vascular primário - xilema e floema. Protoderme Epiderme: geralmente uniestratificada, células justapostas, achatadas, aclorofiladas e com grande vacúolo. Toda epiderme é revestida de cera ou cutina. Especializações da epiderme:
Estômatos:
Tricomas:
Pêlos:
Acúleos:
Espinhos: Função: Transpiração e trocas gasosas. Função: Evita a perda de água, secretores de óleo, enzimas digestivas ou urticantes Tricomas Urticantes Tricoma ramificado Tricomas secretores Função: absorver água e sais minerais do solo Função: Proteção contra pedradores. Raiz, caule, ramo ou folhas modificadas. Servem para proteção, garras ou contra a desidratação. Meristema fundamental Tecidos Fundamentais:
Parênquima
Colênquima
Esclerênquima Parênquimas: são tecidos formados por células vivas que desempenham várias funções, como preenchimento de espaço, assimilação e reserva.
Parênquima Cortical ou Medular
Parênquima Clorofilados ou Clorênquimas
Parênquima aquífero
Parênquima Aerífero ou Aerênquima
Parênquima Amilífero Parênquima Cortical ou Medular:Função de preenchimento de espaço. Parênquima Clorofilados ou Clorênquimas: função de assimilação, formados por células clorofiladas, são responsáveis pela fotossíntese. Parênquima aquífero: função de reserva de água. Ocorre em plantas que vivem em ambientes secos ou salinos. Parênquima Aerífero ou Aerênquima: função de reserva de ar. Ocorre principalmente em plantas aquáticas, auxiliando na flutuação e as vezes na respiração. Parênquima Amilífero: função de reserva de alimento, com células ricas em amido. Colênquima: Tecido de sustentação formado por células vivas, gerlamente alongadas e com paredes espessadas, ricas em celulose. Não possuem lignina. Esclerênquima: tecido de sustentação formado por células mortas, com parede espessada em função do depósito de lignina. São de dois tipos:
Fibras: conjunto de células alongadas.
Esclereídes: possuem formato variável Tecidos Vasculares:
Xilema
Também chamado de lenho é o tecido responsável pelo transporte da seiva bruta (água+sais minerais). O xilema auxilia na sustentação da planta com crescimento secundário. Floema
também chamado de líber é responsável pela condução da seiva elaborada (rica de proutos orgânicos derivados da fotossíntese. É formado por células vivas sem núcleo (elementos de tubo crivado) e células companheiras. Morfologia da folha
Uma folha completa é constituída de limbo, pecíolo, bainha e estípulas. Porém qualquer dessas partes podem estar ausentes em algumas folhas. O Limbo pode ser dividido ou não. As folhas de dicotiledôneas possuem nervuras ramificadas (peninérveas) e as monocotiledônea possuem nervuras paralelas (paralelinérveas). Formado por
elementos de vaso e traqueídes.
Full transcript