Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Redes de Computadores..

No description
by

Pedro Carvalho

on 4 January 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Redes de Computadores..

Redes de Comunicação Pedro Carvalho
Nº20 10ºE Sumário
2.1 – A importância de uma rede de computadores
2.2 – Exemplos práticos onde se utilizam redes de computadores (3 exemplos)
2.3 – Tipos de redes
o LAN
O VPN
o WAN
2.4 – Normas das topologias de redes. Indica para cada norma o que é uma breve descrição.
O 802.3
o 802.5
o 802.8
o 802.11
2.5 – Modelo OSI: o que é e no que consiste?
2.6 – Meios físicos de transmissão – o que são? Apresenta 2 exemplos e descreve-os.
2.7 – Dispositivos de interligação – Switch e Hub. Quais as diferenças? Objectivo Conhecer as diferentes topologias de rede e protocolos.
Dominar a estrutura de um programa de apresentação electrónica PowerPoint ou outro formato.
Aplicar as novas tecnologias audiovisuais e multimédia na sala de aula. Importância das redes de computadores e exemplos práticos Quando levantamos dinheiro no multibanco, ou quando vamos ás compras, a maior parte das pessoas não sabe mas estão perante uma rede de computadores, para registar que determinado produto saio do stock, para registar num banco de dados que determinada quantia foi retirada da conta de multibanco. Se não fosse essa rede de computadores não havia multibanco nem outros serviços indispensáveis hoje em dia. Tipos de redes(lan) Em computadores, rede de área local (lan) é uma rede utilizada na interconexão de equipamentos processadores com a finalidade de troca de dados.
Mais precisamente é um conjunto de hardware e software que permite a computadores individuais estabelecerem comunicação entre si, trocando e compartilhando informações e recursos.
Essas redes são designadas locais por cobrirem apenas uma área limitada (200 m). Tipos de redes(vpn) As VPNs são túneis de informação encriptada entre pontos autorizados, criados através da Internet ou outras redes públicas e/ou privadas para transferência de informações, de modo seguro, entre redes corporativas ou usuários remotos. Tipos de redes(wan) WAN (Wide Area Network), tal como o nome indica é uma rede de telecomunicações que está dispersa por uma grande área geográfica. A WAN distingue-se de uma LAN pela sua abrangência geográfica (país ou continente) . As WAN normalmente são de carácter público, geridas por um operador de telecomunicações. Topologias de rede(802.3) A norma 802.3 corresponde ao protocolo Ethernet, que faz ligação às redes LAN e utiliza o endereço MAC ( Medium Access Control ). 

Esta norma opera na camada 1(física) e camada 2(ligação) do modelo OSI, não tem limite de estações por rede e o seu limite de alcance somente depende do tipo de cabos. 

Em Ethernet, é normal a ocorrência de colisões, que fazem com que a eficiência na rede diminua. Topologias de rede(802.5) A norma 802.5 corresponde ao protocolo Token Ring, utiliza a topologia física em anel, nesta topologia circula o Token (8bits) e quando um computador quer comunicar tem de esperar pela sua vez de apanhar o Token.
É utilizado um dispositivo chamado de MAU.
Opera na camada 1 e 2 do modelo OSI. Topologias de rede(802.8) A norma 802.8 corresponde ao protocolo da fibra óptica é utilizada em lan’s. Topologias de rede(802.11) A norma 802.11 corresponde ao protocolo de redes sem fios, são utilizadas em redes locais.
Utiliza um dispositivo chamado de HotSpot que espalha o sinal sem fios para que computadores ou telemóveis com suporte de wireless se consigam conectar. Modelo OSI O modelo OSI tem 7 camadas e cada uma é responsável por um grupo de serviços.
Cada camada se comunica apenas com a próxima camada inferior e superior de forma padronizada, possibilitando a implementação independente dos serviços em cada uma dela. As camadas agem como se estivessem a comunicar com a sua camada associada no outro computador. Um fornecedor pode especializar-se em um serviço de uma camada e facilmente integrar com os serviços das outras camadas formando a solução necessária. Meios físicos de transmissão Os Meios físicos de transmissão numa rede são os canais por onde passa a informação de um dispositivo para o outro, os mais usados na interligação de vários dispositivos são os cabos mas também há sem fios.
Os cabos de cobre e os cabos de fibra são dois exemplos. Dispositivos de interligação Os Dispositivos de interligação são dispositivos que interligam vários computadores, impressoras, etc.
O hub e o switch são ambos dispositivos de interligação mas na verdade são bastante diferentes.
Um hub envia os dados para todos os dispositivos ligados quando na verdade só deveria enviar para um determinado, um switch já tem a capacidade de enviar só para um ou mais dispositivos que pretendam receber os dados. Conclusão As redes de comunicação são muito complexas e todas elas estão estruturadas por protocolos estruturados que respeitam várias regras indispensáveis para o seu funcionamento. Fontes de referencia esmf.drealentejo.pt
en.wikipedia.org
ehow.com
icd9data.com
pt.wikipedia.org
redescomputadores.no.sapo.pt Rede de Comunicação
Full transcript