Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

10 de Fevereiro 2014

No description
by

Natalia Britos

on 9 April 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of 10 de Fevereiro 2014

Exemplos de Mapas
Exemplos de Projeçoes
$1.25
10 de Abril 2014
Vol I
Projeções Cartográficas
Tipos de Mapas
Para a ciência cartográfica, as projeções cartográficas são muito importantes. Essas projeções são traçados de linhas em uma superfície plana, indicando a latitude e longitude e os meridianos, para podermos nos localizar ou localizar uma região dentro de um mapa. Através disso as projeções também tem como função, minimizar as imperfeições dos mapas. No Entanto as projeções são vista em vários ângulos, para facilitar melhor a vista dos meridianos.
Geografia

As mais ultilizadas
- Projeção Cilíndrica: A esfera da Terra é rodeada por um cilindro, com várias linhas paralelas, indicando os meridianos. É dividida em 3 tópicos.
Gerard Mercator (1512-1594)
Graças aos seus trabalhos em grandes navegações maritimas, Gerard criou a projeção cilíndrica de mercator. Que tem como função conserva a forma dos continentes, direções e ângulos, mas contém a auteração das superfície.
A projeção é a mais apropriada à navegação marítima ( já que foi usada para isso) e mostra uma visão eurocêntrica do mundo.

Para aperfeiçoar as Projeções de Mercator, Arthur H. Robinson criou as linhas dos meridianos curvadas ( como elipses que se aproximam quanto mais se afastam da linha do Equador ), com objetivo de aperfeiçoar as regiões de altas latitudes
Tópico 1-
Tópico 2-
Tópico 3-
Projeção Cilíndrica de Robinson
-Projeção cônica: Através de um cone imaginário envolvendo a esfera terrestre. Com base da ponta do cone, tem envolto uma rede de linhas retas convergentes ( os meridianos) convergentes nos pólos e mais para a parte de baixo do cone, aumenta as distorções conforme se afasta do paralelo em contato com a ponta do cone.
- Projeção Plana ou Azimutal: O mapa numa projeção azimutal é construído sobre um plano tangente, para qualquer ponta da esfera terrestre que desejar. Ele sempre ocupa o centro do mapa. Essa projeção tem como função em geral representar as regiões polares e também para localizar um país na posição central, podendo então calcular sua distancia para qualquer ponta da Terra que quiser. Um exemplo de uma projeção azimutal é o símbolo da ONU.
Existem vários tipos diferentes de se representar uma determinada porção do espaço. Temos os mapas temáticos, que costumam ser divididos em: econômicos, políticos, demográficos, históricos e físicos, além daqueles estilizados.
São mapas antigos. A grande maioria deles foi elaborada quando não existiam as tecnologias, por isso alguns são muito imprecisos. Mesmo assim, foi importantes em suas respectivas épocas. São muito utilizados, atualmente, para descobrir como as pessoas em outros tempos concebiam o seu espaço.
Mapas Históricos
Mapas Físicos
Utilizados para representar o espaço físico de um determinado ambiente, apresentando informações como os rios, o relevo, a vegetação, a altitude, entre outros.
Mapas econômicos
São aqueles mapas que representam as atividades produtivas e financeiras, bem como trazem informações e dados socioeconômicos, como a pobreza, a fome, entre outros fatores.
Mapas políticos
Representam a distribuição dos territórios nacionais, com as fronteiras que delimitam os países e as divisas entre os estados, cidades ou províncias.

Mapas demográficos
Utilizados para representar temas referentes às populações, como número de habitantes, concentração de moradias, divisão de agrupamentos étnicos e densidade demográfica.
Mapas estilizados ou de anamorfose
Esses mapas são os mais interessantes, pois são do tipo que se distorcem para representar as informações neles contidas.
No papel:
No Papel:
No papel:
No Papel:
No papel:
No papel:
Projeção Cilíndrica de Peters
O alemão Arno Peters (1916-2002) considerava que os mapas eram uma das manifestações simbólicas da submissão dos países do Terceiro MundoSeu pressuposto de que todos os países deveriam ser retratados no mapa-múndi de forma fiel a sua área, dá destaque os países subdesenvolvidos.
No Papel:
No papel:
No papel:
Bibliografia
www. brasilescola.com.br
http://educacao.uol.com.br/
Full transcript