Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Trade Marketing

No description
by

Amanda Oliveira

on 30 May 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Trade Marketing

O trade marketing, como em sua definição possui um vasto campo de atuação, porém seus pontos mais visíveis são:
 Oferecer serviços de valor agregado aos varejistas, ou seja, orientar os varejistas sobre o mix de produtos mais adequados a dispor em seu estabelecimento, visando obter maior giro e rentabilidade;
 Fornece informações sobre tendências, perfis dos varejistas de determinada região, ação e concorrentes e outros para o fabricante;
 Dispõe de pesquisas de mercado, uma ferramenta indispensável para melhor conhecer o público e cada região, de cada ponto de venda e seus hábitos e atitudes na compra;
 Interligação com varejista, busca estabelecer uma relação favorável á indústria;
 Gerenciamento de estoques de seus produtos no varejista, evitando falta e excessos;
 Reposição automática de produtos, uma tendência com os parceiros mais assíduos, que visa sempre estar oferecendo o menor nível de estoque possível, sem faltas de produtos nas prateleiras.

TRADE MARKETING
Trade Marketing
Trade Marketing é a atividade praticada pela indústria de consumo que tem como foco o canal de distribuição.

Assim, o trade marketing é usado como uma ferramenta para satisfazer as necessidades do consumidor e está relacionado com um dos 4 P's do Marketing, mais concretamente a promoção.

Esta área do marketing tenta impedir que as vendas sejam centralizadas em poucos consumidores, pretendendo a sua expansão e globalização.
ATUAÇÃO
AÇÕES
As principais ações desenvolvidas pelo trade marketing no ponto de venda são:
Chamar a atenção dos clientes, através do posicionamento dos produtos nas gôndolas, ações promocionais e outros;
Despertar a motivação para a compra, através de ações de promoção de venda e merchandising desenvolvidas;
Descontração do cliente, através do aumento do relacionamento entre o cliente e a marca do fabricante e do ponto de venda;
Aproximar o cliente ao produto, principalmente quando do lançamento de produtos, através da degustação, experimentação, amostras grátis e outros.


TÉCNICAS DO TRADE MARKETING
No varejo, podem ser utilizados diversos instrumentos pelo ponto de venda para melhor estar sintonizado com seus consumidores, com isto manter uma relação de mais longo prazo e fidelização dos mesmos por criar um ambiente mais agradável:

Iluminação, detalhe importante, deve valorizar os produtos, a circulação e destacar os itens mais relevantes, desde um supermercado e, principalmente em lojas de bens duráveis, permitindo ao cliente melhor vivenciar a experiência da compra.
Som, a distribuição do som deve ser equilibrada no espaço, minimizar os ruídos na loja, criando um ambiente tranquilo, visando manter os clientes mais tempo na loja, paz para melhor comparar e escolher o que deseja.
Decoração: o uso de cores identificando as diversas seções e o mobiliário adequado e que apoie a vivência no ponto de compra é essencial. O objetivo é criar uma atmosfera agradável, movimentando as diversas áreas da loja.
Sinalização, principalmente para ambientes grandes, tem a função de orientar e indicar a localização das seções e departamentos da loja.

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE MARKETING DE CONSUMO E TRADE MARKETING
O trade marketing analisa os hábitos e preferências dos consumidores para o sucesso das estratégias de marketing e vendas.

Define quais canais de mídias serão utilizados, que produtos serão desenvolvidos e quais canais de comercialização terão para atender as preferências de consumo do público-alvo.

O planejamento de trade marketing deve ser baseado na macro estratégia de marketing e desdobrado para os diferentes canais, clientes, regiões e categorias da empresa.
CONCLUSÕES
A aplicação dos conceitos de trade marketing permite a construção da parceria entre o fabricante e o varejista em um acordo sobre ter foco nas necessidades do cliente.
A prática do trade marketing implica também em uma evolução real da função do comprador da rede do varejo em contrapartida à transformação por que devem passar os vendedores do fabricante em função da aplicação dos conceitos de trade marketing
Trade Marketing
Alunos:

Amanda Oliveira
Fernanda Mattos
Eduardo Lucas
Sara Barreto

Administração de Marketing
Full transcript