Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Cópia de Mind Mapping Template

No description
by

Wellington Armandilha

on 2 June 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Cópia de Mind Mapping Template

superando
as barreiras

O que é ensinar?
Como educar?
Qual a função
do professor?
E a escola?
Como formar cidadãos?
Como se adaptar?
Qual o papel do professor?
O que é ser professor? Uma pergunta de fácil elaboração, mas de respostas amplas e, não determinantes no seu ponto de esclarecimento.
Pois esta deve estar de acordo com a cultura regente do espaço físico tratado em questão. Sendo assim, deve-se levar em consideração que o professor age em uma cultura existente e que ao mesmo
tempo se cria, se molda.

Compreender o aluno de forma integral, buscando identificar suas necessidades de desenvolvimento
intelectual, físico, emocional,
social e cultural, visando assim
um cidadão em formação.

E para isso o docente deve utilizar todas as ferramentas que estiver ao seu alcance, sejam elas tecnológicas ou humanas.
Utilizar uma abordagem
filosófica coerente
para o desenvolvimento
do seu aluno.
Entender psicologicamente
a realidade sóciocultural
no qual esteja inserido,
Planejar de forma antecipada suas aulas, porém ter a capacidade de
lidar com as adversidades e surpresas que possam aparecer em sala.
além de não deixar que essas batalhas diárias interfiram de forma negativa em sua saúde mental e física, a fim de manter uma educação constante, didática e saudável.
O que é ser professor nos dias atuais, num mundo que se transforma a cada instante? Como dizia Paulo Freire,
“o mundo não é, ele está”.
Como eu disse
certa vez...

E a tecnologia digital como
ferramenta educacional????
Com a adoção das tecnologias digitais dentro e fora das salas de aula, o processo de ensino e aprendizagem se torna tanto um potencializador quanto um vilão.
O uso da tecnologia digital deve sim ser utilizada em sala de aula, desde que a mesma sirva apenas como ferramenta para auxiliar e otimizar o processo de ensino do professor.
Em um processo de ensino continuado, a tecnologia deve ser empregada de forma gradual e consciente para que o aluno tome consciência de que ele não é refém da tecnologia, mas que ela é uma ferramenta que pode auxiliá-lo de forma rápida e prática.
Mas, existem malefícios nas TIC’s,
que são entre outros a sua má utilização,
utilização fora do contexto da aula e como única ferramenta de ensino.
Eles defendem uma filosofia de que a criança necessita
exercitar sua imaginação e não de aparelhos eletrônicos
para realizar isso por elas.
Algumas linhas pedagógicas e alguns grupos
de professores são contra a implementação de
recursos tecnológicos em sala de aula.
E a tecnologia
digital dentro
da sala de aula?
O professor deve sempre se manter atualizado diante das novas formas de tecnologia, pois seus alunos nascem e crescem inseridos nestes meios, com isso tem maior facilidade e desenvoltura.
Já o professor que não se manter atualizado poderá encontrar dificuldades e barreiras que possam vir a dificultar seu método de ensino na hora de utilizar os meios tecnológicos.
O professor que consegue mesclar o uso das novas TIC’s (tecnologias de informação e comunicação) com os seus métodos de ensino, pode conseguir uma interatividade maior com seus alunos, pois os mesmos veem à tecnologia não só como um potencializador, mas também como uma ferramenta largamente usual e diária.
E a saúde como bem comum??
A docência (não só ela como toda atividade profissional) deve ser fonte de realização e prazer, a saúde do professor é diariamente colocada à prova tanto na parte física quanto mental.
Tantos desafios encontrados pelo professor no meio do caminho, que é quase inevitável que não ocorra um desgaste mental, físico e filosófico da vida docente.
Por isso é muito importante a reciclagem de ideias e do plano de aula, pois a vida dentro e fora da escola forma as concepções do professor.
O ambiente físico da escola também contribui caso não esteja em condições adequadas, essa precariedade pode ocasionar problemas de saúde tanto ao professor quanto aos alunos.
Um professor com uma saúde debilitada acaba transmitindo de forma inconsciente esta debilidade aos seus alunos e estes transmitem a sociedade, fazendo com que um problema isolado se massifique.
ser professor,
para formar
cidadãos

na era digital.
"Alguns pontos que podem tornar a utilização
dos recursos tecnológicos nociva: Usar uma aula digital via sistema de espelhamento de ipad para que o aluno copie o que está ali. (é o velho quadro negro travestido!). Há falta de formação específica para os docentes, tanto em termos de educação, quanto de manuseio do material."

Danillo Pereira, professor e coordenador pedagógico
no Instituto Dom Fernando Gomes – Aracaju Sergipe

“A motivação dos alunos para a aprendizagem, através
de conteúdos significativos e compreensíveis para eles,
assim como de métodos adequados, é fator preponderante
na atitude de concentração e atenção dos alunos.”
(LIBÂNEO, 1994, p.253)
Um dos métodos criado pelo filósofo grego Sócrates na Grécia Antiga, e que ainda surte muito efeito na Educação é maiêutica, palavra que significa "arte de trazer à luz", que consiste em questionar os argumentos apresentados pelas pessoas. Os estímulos maiêuticos nada mais são do que a proposta de desenvolvimento da autonomia do cérebro, isso no que diz respeito ao aspecto da cognição.
“Não sabemos quanta capacidade de criação é morta nas salas de aula”.

Alexander Neill
"Ao experenciar, o homem conhece. A experiência constitui, pois, um conjunto de realidades vividas pelo homem, realidades essas que possuem significados reais e concretos para ele e que funciona, ao mesmo tempo, como ponto de partida para mudança e crescimento".

(MIZUKAMI, 1986, p.43-44)
“A motivação dos alunos para a aprendizagem, através de conteúdos significativos e compreensíveis para eles, assim como de métodos adequados, é fator preponderante na atitude de concentração e atenção dos alunos.”

(LIBÂNEO, 1994, p.253)
“Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho...
...Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.”

Paulo Freire
A educação é para Kant tanto uma atividade cotidiana como também um objeto de reflexão filosófica. Nesse sentido, ao se partir do pressuposto de que o homem não nasce moral, mas torna-se moral, tem-se a hipótese de que a educação seria responsável por ajudar a formação moral do indivíduo, formação esta fundamentada principalmente na possibilidade de aquisição da autonomia e maioridade por parte do sujeito.
A pesquisa TIC Educação de 2013 aponta que 99% das escolas públicas em áreas urbanas do país possuem computador, média de 19 computadores em funcionamento. Tendo em vista que tais unidades de ensino possuem, em média, 653 alunos, fica evidente a limitação para um uso individualizado dos equipamentos.
E em 89% dessas escolas o computador está instalado na sala do coordenador ou do diretor; e em 65% delas, o computador está em ambientes de trabalho dos docentes, como sala de professores ou de reunião.
O que é ser professor nos dias atuais?
“É preciso acompanhar as mudanças provocadas pelas enxurradas
de informações disponíveis para os alunos...”.

Quais os pontos negativos e positivos do uso da tecnologia em sala de aula?
Negativo: “Os alunos recebem tudo pronto e muitos tornam-se resistentes às atividades que exigem uma escrita mais elaborada.”

Ana Maria Facchini, professora do 5° ano Fund. l
O que é ser professor nos dias atuais?
“Tarefa difícil. O professor tem que lidar com uma geração que evolui muito em termos de tecnologia, mas que não se adapta ao sistema educacional vigente que ainda é conteudista e arcaico”.

Quais os pontos negativos e positivos do uso da tecnologia em sala de aula?
Positivo: “Trazer atualidades pertinentes ao seu conteúdo, dinamismo, agilidade, praticidade e economia de tempo”.
Negativo: “A preocupação com fontes e origem das informações”.

Núria A. Roselló, professora do 1° ao 3° do ensino médio
O que é ser professor nos dias atuais?
“Ser professor é atuar como mediador na aprendizagem dos alunos, ou seja, colocar as ferramentas e instiga-los a buscar respostas. Muitas vezes a parte teórica e expositiva se faz necessária, mas acima de tudo é importante promover debates e trocas de experiências. A mera figura do professor que falava durante a aula toda e os alunos ouviam, não existe mais. O aluno de hoje é mais questionador”.

Quais os pontos negativos e positivos do uso da tecnologia em sala de aula?
Positivo: “Possibilidade de mostrar algo que esteja longe da realidade dos alunos para ilustrar algum conteúdo”.
Negativo: “Sendo bem dosado, não há como interferir negativamente, depende do bom senso do professor”.

Débora Lia Dias, professora do 4° ano do Fund. I
O que é ser professor nos dias atuais?
“É ser um profissional que deve estar sempre em busca de novos conhecimentos e em constante formação, a fim de manter-se atualizado para atender as necessidades dos alunos”.

Quais os pontos negativos e positivos do uso da tecnologia em sala de aula?
Positivo: “a tecnologia tem sido uma grande aliada, pois posso abordar um mesmo conteúdo de diferentes maneiras. Além de poder ouvir músicas, realizar pesquisas, apresentar imagens, assistir filmes e desenhos, etc”.
Negativo: “O whatsApp, pois as crianças o utilizam quando estão em casa com a família e quando chegam na escola querem continuar a conversa”.

Vivian Minatti, professora do 1° ano do Fund. l
O que é ser professor nos dias atuais?
“É muito mais do que simplesmente ensinar... A criança de hoje vem com muito mais informações do que anos atrás e isso faz com que tenhamos que organizar essas informações para que o aluno possa absorver o conhecimento. Além de aprendermos muito também”.

Jucelma Balmant, professora do 5° ano do Fund. l
E pra você, o que é
ser professor?
Referências Bibliográficas.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994
FREITAS, Silvia de Lima. “Didática: seu conceito, seu percurso, sua história”. In: Educação brasileira, ação pedagógica e pesquisa. São Bernardo do Campo: Ed.do Autor, 2012 (Cadernos didáticos Metodista – campus EAD).
(ROGERS, 1972, p.131 apud MIZUKAMI, 1986, p.44)
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986
ROGERS, Carl R. Tornar-se pessoa. Tradução de M. J. C. São Paulo: Martins Fontes, 1982
TIC Educação 2013, Disponível na internet em:
cetic.br/tics/educacao/2013/professores Acessado em 13/mai/2015
uvanet.br/helius/index.php/helius/article/view/36 Acessado em 20/mai/2015
Imagens, Disponíveis na internet em:
br.freepik.com
flaviagarciafernandes.blogspot.com.br/2012/02/frases-sobre-educacao-para-inicio-do.html
romeiro-desenho.blogspot.com.br/ Acessado entre 10/abr/2015 até
25/mai/2015
ideducacao.org.br/artigo/desafio-da-escola-formar-pensadores/426 Acessado em 20/mai/2015
docesabordoslivros.blogspot.com.br/2012/10/falando-sobre-educacao-tirinha-bem.html Acessado em 17/mai/2015
i-pedagogia.blogspot.com.br/2011/11/televisao-e-o-video-na-sala-de-aula.html Acessao em 18/mai/2015

Vídeos, Disponíveis na internet em:
youtube.com/watch?v=kzSwkC5XGJs Acessado em 25/mai/2015
youtube.com/watch?v=P41-XBQvq-A Acessado em 25/mai/2015
youtube.com/watch?v=kSFpltkEV_s Acessado em 25/mai/2015
youtube.com/watch?v=t81C883Si14 Acessado em 25/mai/2015
youtube.com/watch?v=u1Gn-mLaSns Acessado em 25/mai/2015
Gostaríamos de agradecer aos professores dos módulos,
Fundamentos da Ação Docente e Construção do Conhecimento e Cidadania pelos momentos de reflexão:
Denise Tardeli, Luciana Utsumi, Marcelo Furlin, Victor Hugo Bígoli, Wesley Dourado e em especial aos nossos orientadores Alessandra Domeniquelli e Marcos Munhoz.
No caráter de identidade profissional do professor, podemos encontrar diversos modos de ensino, como por exemplo a abordagem tradicional, que é amplamente usada em nosso sistema educacional, tem-se a visão do aluno como coletor e reprodutor das informações passadas, seguindo a teoria do estímulo-resposta.
O professor neste ensino é o mediador das informações e confirmador do aprendizado.

"A tarefa da educação é desenvolver um repertório de comportamentos que sejam eventualmente reforçados na vida diária e profissional do graduado." (Skinner, 1987, p.28).

Consideramos que essa abordagem não condiz com a necessidade educacional e muito menos com o papel da escola para formar cidadãos.
O que é ser professor nos dias atuais?
“Ser professor é a pessoa ter vocação para entender qual é a dificuldade do seu aluno, e em cima da sua
dificuldade dar a ele as condições para progredir. Cada dia é um novo desafio, pois o professor lida com pessoas de diversas personalidades e estados emocionais. Para conviver com elas e realizar o seu trabalho, o professor precisa ter amor por ele mesmo, e pelas pessoas a sua volta, sabendo ouvi-las e compreendê-las, para tomar as atitudes mais corretas possíveis”.

Quais os pontos negativos e positivos do uso da tecnologia em sala de aula?
Positivo: “É interessante e ajuda muito, desde que o professor saiba utilizar essas tecnologias para enriquecer a sua aula, pois se não souber utilizá-la, não terá diferença dos materiais comuns que já existem normalmente na sala de aula.”.
Negativo: “O uso indevido das novas tecnologias atrapalha o processo de ensino-aprendizagem, como por exemplo, o uso indevido do aparelho celular, que tem tirado a atenção de muitos alunos durante a aula.”.

Glauber Rolim, professor do ensino médio
O que é ser professor nos dias atuais?
“Hoje, mais do que nunca, o professor assume um papel fundamental no processo de constituição social do individuo. No meio de um turbilhão de conservadorismo e ignorâncias politicas e sociais, o trabalho docente assume prioridade máxima na formação de cidadãos críticos e conscientes, agentes ativos no processo histórico. O grande problema é que o plano capitalista colonizador se apropria da educação, transformando-a em técnica”.

Quais os pontos negativos e positivos do uso da tecnologia em sala de aula?
Positivo: “Amplitude de materiais, documentos e metodologias de ensino que esta proporciona”.
Negativo: “Pode produzir uma sensação ufanista de que o midiático, informático, eletronicamente imagético é sempre superior à formas mais tradicionais de ensino, que é uma bobagem”.

Hugo Calhau dos Santos, professor do 6° ano do Fund. ll ao 3° ano do ensino médio
Para Lev Vygotsky, que defende uma abordagem interacionista o aluno é considerado um ser que se molda de acordo com seu contato com o meio, e a sua bagagem cultural é considerada também, visando um ensino-aprendizagem mais inclusivo.

“O único “bom aprendizado” é o que é para o avanço do desenvolvimento”. (Lev Vygotsky)

"O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa" (Lev Vygotsky)
Na linha humanista de Rogers, o aluno é visto como ser humano e todas as suas necessidades são consideradas, sendo esta social, econômica, emocional, espiritual, sexual, entre outras.
O aluno é capacitado de curiosidade que o leva a aprender, e desenvolve a autodisciplina. A felicidade do aluno é um dos objetivos do ensino.

“É uma aprendizagem penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimentos, mas que penetra profundamente todas as parcelas da sua existência”.(ROGERS, 1982, p. 258)
Trabalho realizado pelos alunos de Filosofia e Pedagogia

Amanda Malaguti Liberalino
Beatriz de Oliveira
Fabio Martins
Gabriela Baleeiro de Assis
Ingrid Cristina dos Reis Rufino
Isabela Palhão Martini
Lucas Biazoto Albergoni
Wellington Fernando da Conceição Armandilha
Full transcript