Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Dia Internacional da Mulher

No description
by

Isabelle Garcia Pina

on 18 April 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional
da Mulher

8 de março
Mulheres na
Ciência
Como surgiu?
Rita Levi-Montalcini (1909 - presente) - Neurologista italiana que recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia/ Medicina de 1986 pelos seus estudos sobre o sistema nervoso.
Marie Curie (1867 - 1934) - Física e química polonesa que ficou conhecida por suas contribuições sobre radioatividade. Ganhou o Prêmio Nobel de Física de 1903 e o Prêmio Nobel de Química de 1911, tornando-se a primeira pessoa a conquistar o Nobel duas vezes e em duas áreas diferentes.
Rosalind Franklin (1920 - 1958) - Biofísica britânica que foi pioneira em pesquisas de biologia molecular. Ficou conhecida por seu trabalho sobre a difração dos Raios-X; descobriu o formato helicoidal do DNA.
Maria Mayer (1906 - 1972) - Física teórica alemã que ganhou o Prêmio Nobel de Física por suas pesquisas sobre a estrutura do átomo.
Jane Goodall (1934) - Primatologista e etóloga britânica, conhecida em todo o mundo por suas pesquisas sobre chimpanzés.
Rachel Carson (1907 - 1967) - Bióloga americana que revolucionou o movimento conservacionista em todo o mundo e publicou estudos importantíssimos sobre o uso de pesticidas.
Mária Telkes (1900 - 1995) - Biofísica húngara que realizou pesquisas sobre energia solar. Ela inventou o gerador e o refrigerador termoelétricos.
Barbara McClintock (1902 - 1992) - Cientista e citogeneticista americana que recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia/ Medicina de 1983 pela descoberta da transposição genética.
Cecilia Payne-Gaposchkin (1900 - 1979) - Astrônoma inglesa que descobriu que as estrelas são compostas principalmente de Hidrogênio e Hélio. Ela estabeleceu uma classificação para os astros de acordo com suas temperaturas.
Gertrude Elion (1918 - 1999) - Bioquímica e farmacêutica britânica que recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia/ Medicina de 1988 pela criação de novos medicamentos.
Ida Noddack (1896 - 1978) - Química alemã que teve importante papel na descoberta do elemento Rênio. Foi a primeira cientista a propor a ideia de fissão nuclear.
Christiane Nusslein-Volhard (1942) - Bióloga alemã que recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia/ Medicina de 1995 por suas pesquisas sobre genética embrionária.
Johanna Döbereiner (1924 – 2000) – Agrônoma alemã, naturalizada brasileira, publicou centenas de trabalhos sobre associações entre plantas e bactérias para melhoria de produtividade agrícola com redução de custos e de poluição ambiental. Foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz em 1997.
Bertha Lutz (1894 – 1976) – Bióloga, advogada e ativista feminina, aprovada em concurso para o Museu Nacional, foi a segunda mulher a ingressar no serviço público no Brasil. Atuou intensamente em defesa dos direitos da mulher.
Nise da Silveira (1905 – 1999) – Médica psiquiatra, desenvolveu trabalhos de pesquisa pioneiros empregando arte-terapia para tratamento de doenças mentais, revelando alguns artistas como Arthur Bispo do Rosário.
Trabalhadoras de uma tecelagem de Nova Yorque (EUA) que protestavam por melhores salários e condições de trabalho foram trancadas na fábrica de tecidos que foi incendiada, matando cerca de 130 mulheres no dia 8 de março de 1857.
Uma das explicações para a escolha da data
Mulheres na
Matemática
Cleonice Berardinelli (1916) - Professora universitária brasileira, especialista em Literatura Portuguesa, membro da Academia Brasileira de Letras. Ainda atuante , é citada como referência de entusiasmo pelo estudo e dedicação à "arte de ensinar"!
Emily Elizabeth Dickinson (1830 - 1886) Poetisa americana pioneira em vários temas tratados em suas obras, dentre as quais se destaca "A Branca Voz da Solidão".
Mais Mulheres...
Jane Mina Austin (1775-1817) - Escritora inglesa que defendia que a educação liberal da mulher seria importante ferramenta para construção de uma sociedade harmônica.
Hipátia de Alexandrina (370-415) - Neoplatonista grega e filósofa do Egito Romano, foi a primeira mulher reconhecida como tendo sido matemática. Estudou geometria e filosofia, foi defensora intransigente da liberdade de pensamento, da liberdade de expressão e do processo de ensino-aprendizagem.
Mary Fairfax Greig Somerville (1789-1872) - Nascida na Escócia, estudou matemática e astronomia, tornando-se a segunda mulher do Reino Unido a receber reconhecimento científico num tempo em que as mulheres eram desencorajadas a ingressar no campo das Ciências.
Sofia Kovalevskaya (1850-1891) - Reconhecida como a primeira grande matemática russa, responsável por importantes contribuições na área analítica, em cálculo diferencial e em mecânica. Foi a primeira mulher nomeada ao cargo de "Professora Plena" no Norte da Europa e atuou pioneiramente também como editora de uma revista científica.
Mulheres
Geógrafas
Ellen Churchil Semple (1863-1932) - Geógrafa estadunidense, dedicou-se a estudos sobre antropogeografia e ambientalismo, especializando-se em pesquisas sobre as influências do ambiente e das condições sociais na determinação cultural.
Bertha Koiffmann Becker (1930-2013) - Geógrafa brasileira, professora e pesquisadora, é referência por seus estudos sobre as fronteiras móveis da agropecuária no Brasil com ênfase na região Amazônica .
Lícia do Prado Valladares - Socióloga brasileira, especialista em sociologia urbana, atua principalmente em pesquisas sobre temas relacionados à pobreza urbana e políticas habitacionais.
Full transcript