Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Clonagem Animal ( investigação básica, produção pecuária, xe

No description
by

Marta Novais

on 13 May 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Clonagem Animal ( investigação básica, produção pecuária, xe

Clonagem Animal ( investigação básica, produção pecuária, xenotransplantes e bioreactores)
Reprodução
A reprodução é uma característica de todos os seres vivos. Ela é fundamental para a manutenção da espécie, uma vez que, nas atuais condições da Terra, os seres vivos só surgem a partir de outros seres vivos iguais a eles por meio da reprodução.
No nível molecular, a reprodução está relacionada com a capacidade ímpar do DNA de se duplicar e quem comanda e coordena todo o processo de divisão celular é o DNA dos cromossomas.
São vários os tipos de reprodução que os seres vivos apresentam, mas todos eles podem ser agrupados em duas grandes categorias: a reprodução assexuada e a reprodução sexuada.
Clonagem

Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas do ser vivo animal (podendo ser microrganismo, ou vegetal )

Clonagem em biologia é o processo de produção das populações de indivíduos geneticamente idênticos, que ocorre na natureza quando organismos, tais como bactérias, insetos e plantas reproduzirem assexuadamente.

Clonagem em biotecnologia refere-se aos processos usados para criar cópias de fragmentos de DNA (Clonagem molecular), células (Clonagem Celular), ou organismos.


Tipos de Clonagem
Clonagem Natural
Clonagem Natural que é aquela em que todos os seres são originados por reprodução assexuada e que não é preciso intervenção de células sexuais como, por exemplo, bactérias, seres unicelulares entre outros. Incluídos nos processos de clonagem natural, contam-se a:
Fragmentação
O organismo fragmenta-se desenvolvendo-se desses fragmentos outro ser.
Partenogénese

Processo onde o óvulo se desenvolve originando um novo organismo sem que haja fecundação prévia .
Bipartição
Um ser divide-se em dois praticamente iguais desenvolvendo-se então dois seres.
Gemulação
No indivíduo formam-se gomos ou gemas que crescem e dão origem a novos indivíduos
Esporulação
Formam-se células reprodutoras chamadas esporos, que ao germinarem, originam novos indivíduos.
Multiplicação vegetativa
Parte das plantas como as raízes, caules, folhas ou outras estruturas da planta originam novas plantas
Tipos de Clonagem
Clonagem Induzida
A Clonagem induzida é usada na engenharia genética e, como tal, é desencadeada pelo Homem em laboratório, sendo este o indutor e o responsável por esta clonagem. A clonagem induzida em animais tem origem por um processo assexuado de divisão em que é retirado o núcleo do óvulo e insere-se este núcleo na célula adulta que se quer clonar. Desta forma, inicia-se a divisão celular induzida por um choque elétrico que dá início ao desenvolvimento do embrião.
Clonagem reprodutiva
A Clonagem reprodutiva em animais é uma técnica que permite criar uma cópia de um indivíduo. Consiste na fusão de uma célula somática, ou seja, diferenciada, que é retirada de um indivíduo animal (por exemplo, célula humana), com um óvulo ao qual foi previamente retirado o núcleo original. O “embrião” originado coloca-se no útero do animal (ou humano em caso de ser pretendido um humano) para que se desenvolva devidamente. Nesta situação, o ser gerado possui o conteúdo genético do dador da célula somática.
Clonagem Embrionária
Clonagem Embrionária Consiste em remover uma ou mais células de um embrião e provocar seu desenvolvimento completo, formando um novo embrião com a mesma carga genética daquele que lhe deu origem. Esta técnica já é muito conhecida e aplicada com sucesso em um grande número de espécies. Eventos similares tem também ocorrência natural. Quando o ovo (ou zigoto) logo após as primeiras divisões celulares, tem uma ou mais das suas células separadas naturalmente produzem-se os conhecidos gémeos univitelinos (clones naturais). Tal procedimento pode, e já o foi, repetido com sucesso em laboratório, inclusive em seres humanos.
Clonagem Terapêutica
A Clonagem Terapêutica é um processo cujas fases iniciais são semelhantes às da clonagem para fins reprodutivos; contudo, difere no facto do blastocisto não ser introduzido no útero mas ser usado em laboratório para a produção de células estaminais com o fim de produzir órgãos e tecidos para transplantes. É útil para tratar doenças como: doenças neurológicas, diabetes, problemas cardíacos, acidente vascular cerebral, lesões da coluna cervical e doenças sanguíneas.
Clone
Clone é um conjunto de células geneticamente idênticas que são todas descendentes de uma célula ancestral, podendo dar origem a um grande número de organismos iguais entre si. Designa também todos os indivíduos, considerados coletivamente, resultantes da reprodução assexuada (ou partenogénese ou apoximia) de uma única forma inicial individualizada. É também a réplica exata de um gene obtido por engenharia genética numa sequência de ácido desoxirribonucleico (ADN).

Vantagens e desvantagens da clonagem
Vantagens da Clonagem
·
No tratamento de doenças genéticas, cria-se um clone e retira-se as células necessárias para curar a doença;
· No caso de um dos membros de um casal ser estéril pode-se recorrer à clonagem para criar um clone e assim o casal já terá um descendente;
· Animais que tenham acidentes podem ser submetidas a clonagem para retirar do clone o órgão necessário à cura da deficiência causada;
· Recuperação de espécies em extinção.
Desvantagens da Clonagem
· Grandes investimentos financeiros e de recursos humanos
· A clonagem iria criar grandes conflitos com algumas religiões;
- Quando se usa um embrião para fazer a recolha das células, este após a extração é destruído.
- Na clonagem reprodutiva os seres iriam ter muitos problemas de identificação.
-Compromete a individualidade
-Perda da variabilidade genética
- Envelhecimento e morte precoce dos clonados
-Elevado número de anomalias, deformações e problemas de adaptação.

Dolly - Primeiro mamífero clonado
Xenotransplante
O termo xenotransplante é a denominação dada ao transplante de células, tecidos ou órgãos entre diferentes espécies.
Ao transplante entre dois membros, embora geneticamente distintos, pertencentes à mesma espécie chama-se alotransplante.
Xenotransplante
O xenotransplante é uma opção alternativa para reduzir a escassez de órgãos e tecidos humanos. No entanto, existem inúmeros problemas associados a esta técnica que impedem a sua viabilidade, tais como a rejeição do órgão, a transmissão de doenças e o ciclo de vida mais curto dos animais.
O xenotransplante é uma opção alternativa para reduzir a escassez de órgãos e tecidos humanos. No entanto, existem inúmeros problemas associados a esta técnica que impedem a sua viabilidade, tais como a rejeição do órgão, a transmissão de doenças e o ciclo de vida mais curto dos animais.
Como começou…
Como começou…
No início do seculo 20, em 1905, um cirurgião francês inseriu tecido de rim de coelho numa criança que sofria de problemas renais e segundo ele, "os resultados imediatos foram excelentes". Contudo, a criança morreu duas semanas mais tarde. Durante as duas décadas seguintes vários médicos tentaram transplantar órgãos de diferentes animais, como por exemplo porcos, macacos e carneiros, em vários pacientes, no entanto todas as tentativas falharam.
Posteriormente, em 1960, investigadores descobriram que a causa principal para o fracasso destes transplantes é o sistema imunitário dos receptores rejeitar o tecido doado.
Se o xenotransplante se tornar bem-sucedido abrirá oportunidades de vida prolongada a muitos pacientes com doenças terminais. Em contrapartida, um elevado número de animais teria que ser sacrificado.

Desvantagens:
Desvantagens:
Elevados custos;
Aparecimento de doenças;
Questões éticas: em que se por um lado há quem veja o xenotransplante como meio para prolongar a vida e melhorar a qualidade da mesma, por outro há quem pense que o homem não tem qualquer direito de utilizar os animais para o seu próprio benefício.
Falta de informação do público em geral, relativamente a possíveis preconceitos ou medos;
O processo de xenotransplante continua em constante desenvolvimento e ainda tem um longo caminho a percorrer até atingir resultados satisfatórios.
Clonagem e produção pecuária
As aplicações da clonagem na produção pecúaria têm sido altamente produtivas, por tornarem eventualmente o procedimento viável com custo eficiente, apesar de os problemas técnicos e científicos ainda estarem presentes.

Com fins de conservação ela serve para implantar bancos genéticos que guardem material de diferentes espécies. Para melhoramento, porque é uma técnica que permite reproduzir de maneira mais ampla, filhos de animais de qualidade superior, como touros e vacas com maior capacidade reprodutiva ou vacas que produzam mais leite.
Biorreactores
Frascos
Fonte de ar artificial
Equipamentos capazes de multiplicar células
Usados para o cultivo de células


Biorreactores/ vantagens e aplicações
Vantagens;

Rendimentos superiores
Redução significativa de mão-de-obra

Aplicacoes:
Produção de etanol, a partir de leveduras;
Cultivo de células
Fim
Full transcript