Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Linha do Tempo da Biologia

No description
by

Ana De Holanda Veloso

on 27 February 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Linha do Tempo da Biologia

IV a.C
460-377 a.C
1316
VII-IV a.C
170
Fatos formadores da biologia moderna
Hipócrates
Hipócrates é conhecido como o pai da medicina, pois dizia que o ser humano saudável não depende de rezas e magias, mas sim do funcionamento harmonioso entre suas partes. O seu ponto de vista era oposto ao da população daquela época, na qual qualquer motivo sem explicação era culpa dos deuses. Formou a teoria das gêmulas, que os pais as possuiam e passavam para os seus filhos.
Aristóteles
O grande filósofo grego Aristóteles foi um grande nome na formação da biologia, pois catalagou e dividiu em características semelhantes cerca de 500 espécies de animais, por isso é considerado o pai da zoologia, ramo da biologia que estuda os animais.
Galeno, o medico dos gladiadores
Galeno era um médico e cirurgião dos gladiadores que se confrontavam no coliseu. Ele tinha a oportunidade de estudar aprofundadamente a estrutura do corpo humano. Apesar de ser proibido de dissecar os cadáveres, ele conseguiu concluir um bom estudo sobre a anatomia humana e o funcionamento do corpo humano. Uma de suas descobertas foi de que nas veias não se transporta ar, mas sim o sangue.
Ilhas de Jônia
Nas ilhas de Jônia, entre VII e VI a.C., os jônios começaram a usar racionalidade para aceitar os fatos e questões, passaram a usar menos a magia que era posta sobre a ciência.
O primeiro microscópio
Hans Janssens e seu filho, que trabalhavam produzindo óculos, certo dia necessitaram utilizar artifícios para produzir melhor seus produtos, para ver coisas menores. Eles estão criaram o primeiro microscópio, que tinha como fonte de luz a luz solar, que refletia num espelho e possibilitava o estudo do material a ser observado.
Antony Van Leeuwenhoek
Antony Van Leeuwenhoek era um grande utilizador do microscópio, além de o ter melhorado, contribuiu para a biologia celular descrevendo a estrutura celular dos vegetais e foi o primeiro a observar e descrever as fibras musculares, bactérias e os protozoários.
Robert Hooke
Robert Hooke foi um dos principais contribuidores para a biologia. Ele quem descobriu, através dos microscópios, as células. Elas são as unidades funcionais e estruturais dos organismos, comuns em todos os seres vivos.
Louis Pasteur
Em troca de uma boa recompensa, Louis Pasteur conseguiu provar a origem dos microorganismos, com a experiência criada por ele mesmo. Entortava o bico de um frasco com fogo, fazendo com que água ficasse na ponta, filtrando o ar que entrava, e ao retirar o bico, o ar contaminava o frasco, desmentindo a teoria da abiogênise, que os seres surgiam da matéria inanimada.
Oswald Theodore
A descoberta de Oswald Theodore foi que o DNA era a matéria prima dos genes, que são onde estão todas as nossas "informações genéticas".
Mondino de Liuzzi
Mondino de Liuzzi foi o responsável pela primeira publicação do livro da anatomia humana, que aperfeiçoava e incrementava os estudos de Galeno.
Lamark
Lamark, após seus estudos, dividiu a natureza em dois grandes grupos: os animais em seres orgânicos e os vegetais e minerais em seres inorgânicos
Chales Darwin
O naturalista Charles Darwin foi o responsável, após anos de estudo, por criar a teoria da evolução das espécies. Ele concluiu que só os seres que melhor de adaptaram ao ambiente sobrevivem e os seres se adaptam ao seu ambiente.
Gregor Johan Mendel
Gregor Johan Mendel foi o responsável por descobrir a hereditariedade, através de experimentos e estudos com ervilhas, por isso é considerado o pai da genética.
Miller e Urey
Os cientista Miller e Urey criaram um experimento com os elementos que haviam na terra primitiva para ver o que eles formavam. Como resultado, obtiveram aminoácidos, que são a base das proteínas.
1591
1650
1665
1778
1859
1860
1866
1944
1953
O bóson de Higgs
Ainda se tem muitas dúvidas sobre como o mundo realmente surgiu, mas no ano de 1964 , um cientista chamado Petter Higgs, criou essa teoria, que diz que houve a colisão de dois prótons. Essa colisão pode ter dado início ao universo. A teoria só foi provada anos mais tarde por um grupo de cientistas.
1964
(IV a.C)
(VII-IV a.C)
(460-377 a.C)
(170 d.C.)
(1313 d.C.)
(1591 d.C.)
(1650 d.C.)
(1665 d.C. )
(1778 d.C.)
(1859 d.C.)
(1860 d.C.)
(1886 d.C.)
(1944 d.C.)
(1953 d.C.)
(1964 d.C.)
(1798 d.C.)
Edward Jenner
Edward Jenner, inglês, desenvolve a primeira vacina, contra a varíola.
1798
Louis Pasteur
(1865 d.C.)
Pasteur desenvolve um processo de descontaminação chamado pasteurização. O cirurgião Joseph Lister aplica esses conhecimentos na medicina, mara matar microorganismos presentes nas feridas
Joseph Lister
1865
Em 1866, também, o alemão Ernst Haeckel lança uma das primeiras obras das relações animais e vegetais com o meio ambiente.
Ernst Haeckel
1928
Alexander Fleming
(1928 d.C.)
Alexander cria a penicilina ao perceber que o fungo produz uma substância com propriedades de matar bactérias
Penicillium
1960
James Till e Ernest McCulloch
(1960 d.C.)
Esses dois cientistas iniciam a publicação de uma série de trabalhos que comprova a existência e as funções das células-tronco.
1973
1996
2003
Fizeram o primeiro experimento de engenharia genética em 1973, criando o primeiro organismo transgênico. Eles inseriram genes de resistência à antibióticios numa bactéria.
Stanley Cohen e Herbert Boyer
(1973 d.C.)
Ian Wilmut
(1996 d.C.)
Em 1996 o escocês Ian Wilmut cria o primeiro clone de um mamífero, a ovelha Dolly.
O Genoma Humano
(2003 d.C.)
Em 2003 dois grupos de pesquisa terminam o sequenciamento do genoma humano.
Full transcript