Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Plano de aula

No description
by

Arlam Dielcio

on 17 January 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Plano de aula

Arlam Pontes
Fernanda Lima UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS Astronomia Selecionamos como proposta deste plano de aula uma turma de 6º ano do ensino fundamental.

Objetivo Geral:
•Conhecer e refletir o universo visando o sistema solar num conjunto de sistemas em nossa galáxia, o planeta Terra, as estrelas, os satélites e demais corpos celestes de forma a explorar o espaço descobrindo nossa localização e percebendo as influências do espaço na vida da Terra.
Astronomia CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS QUE SERÃO TRABALHADOS

1)O Universo e o sistema Solar.
- Observando o Universo
- Os componentes do Universo
- O sistema Solar

2)Conhecendo nosso planeta.
- O Planeta Terra
- O movimento da terra
- As estações do ano
- A Lua.
Astronomia Geologia METODOLOGIA (Parte I)
•Para ser realizado o estudo da geologia, vamos precisar de disponibilidade de 04 aulas da disciplina de ciências. Das quais 02 aulas serão para as leituras dos textos e discussão dos assuntos juntamente com a resolução dos exercícios, aplicação dos textos dissertativos e pesquisa com relatório, 02 aulas serão para tirar as dúvidas, atividades extras e experiências no geral.

•Aula expositiva, Leitura dirigida, Dissertações, Pesquisa, Debates, Atividades desafiadoras e Provas.

Geologia CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS QUE SERÃO TRABALHADOS

1)Características do planeta terra
- Nosso planeta
- A estrutura da terra
- A superfície da terra. A litosfera
- As outras camadas da terra: a hidrosfera e a atmosfera

2)Minerais e rochas
- Minerais
- Rochas

Geologia Selecionamos como proposta deste plano de aula uma turma do 6º ano do ensino fundamental.

Objetivo Geral:
•Estudo dos agentes de formação e transformação das rochas, da composição e disposição das rochas na crosta terrestre.
•Reconhecera biosfera como um grande ecossistema, caracterizando os principais tipos de ecossistemas da terra, relacionando a biodiversidade com a existência de diferentes condições de ambientais.
Planos de Aula:
Astronomia e Geologia Objetivos Específicos:
•Identificar o universo como um conjunto de planetas, satélites, cometas, estrelas, nebulosas, galáxias e tudo que está presente nele, reconhecendo que a teoria mais aceita para a sua origem é a do big bang.
•Reconhecer o modelo da organização do Sistema Solar e localizar a posição da Terra nesse conjunto de astros, diferenciando planetas de estrelas e satélites.
•Identificar a posição da Terra em relação ao sol, relacionando os movimentos de rotação e translação com a formação dos dias e das noites e as estações do ano no nosso planeta, vendo também a relação entre a Terra e o seu satélite, os eclipses e as influências da lua no planeta.
Outras Disciplinas Envolvidas:
Geografia
História
Língua Portuguesa
Matemática
Arte
Inglês
Cidadania ATIVIDADE DESAFIADORA

• Consiste na construção de um planetário, que exija do aluno colocar em prática o que já conhece sobre o universo e a buscar respostas para suas novas dúvidas. A criação do planetário envolve os aspectos do sistema solar, com as galáxias, os astros e corpos celestes e o universo de forma geral.

METODOLOGIA (Parte I)

• Para ser realizado o estudo da astronomia, vamos precisar de disponibilidade de 6 aulas da disciplina de ciências. As quais 2 aulas serão para as leituras dos textos e discussão dos assuntos juntamente com a resolução dos exercícios e aplicação do texto dissertativo, 4 aulas serão para tirar as dúvidas, atividades extras e experiências no geral.

• Aula expositiva, Leit. dirigida, Dissertação, Pesquisa, Debates, Ativ. desafiadora, Provas

METODOLOGIA (Parte II)/ CONOGRAMA

AULAS CONTEÚDOS E ATIVIDADES

AULAS 1 E 2
Execução da 1ª parte da atividade desafiadora no laboratório de informática. Leitura e discussão dos textos: O Universo e o Sistema Solar e Conhecendo nosso Planeta. Aplicar e corrigir os Exercícios. Para casa, a criação de um texto dissertativo.

AULAS 3 E 4
Entrega das dissertações. Pedir que pesquisem em casa os nomes de planetas, estrelas, satélites e demais astros do sistema solar para a próxima aula. Ainda em sala, formar grupos e dar continuidade a segunda parta da atividade desafiadora. Apresentação, exposição e comparação dos planetários considerando os da primeira aula e os atuais verificando o desenvolvimento ao longo do estudo.

AULA 5
Levar a turma ao laboratório de informática, fazermos um sorteio de duplas e utilizarmos o software Stellarium, o qual é uma versão virtual do espaço, proporcionando aos alunos a oportunidade de colocarem seus conhecimentos em pratica, utilizando os nomes pesquisados em casa de acordo com a aula anterior. AVALIAÇÃO

As formas de avaliação ocorrerão da seguinte forma:

2,0 pontos – Primeira parte da atividade de criação do planetário.

2,5 pontos – Segunda parte da atividade de criação do planetário.

1,0 pontos – Todos os exercícios resolvidos.

1,5 pontos – A produção do texto dissertativo.

3,0 pontos – Participação na atividade do Stellarium.

10,0 pontos – Somam-se todos os pontos e obtém-se uma nota de 0 a 10 que será somada com as outras notas e dividida, dando-se assim uma média que será somada a nota da avaliação da unidade e dividida por dois, assim obtém-se a média da unidade. Objetivos Específicos:

•Compreender as diversas relações entre os elementos da biosfera.
•Reconhecer a estrutura terrestre e seus principais tipos de rochas. OUTRAS DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

• Geografia

• História

• Língua Portuguesa

• Matemática

• Arte ATIVIDADE DESAFIADORA

• Para o reconhecimento prévio do assunto deve-se colher vários tipos de rochas existentes no ambiente em que habita, trazendo assim para sua realidade vigente.

METODOLOGIA (Parte II)/ CONOGRAMA
AULASCONTEÚDOS E ATIVIDADES

AULA 01
Execução da atividade desafiadora. Leitura e discussão da apostila com texto: Característica do planeta terra. Criar um texto dissertativo referente aos assunto estudando nesta aula e entregar na próxima aula.

AULA 02
Verificação de aprendizagem (com exercícios avaliativos), sobre o capitulo que foi visto na aula anterior e tirar duvidas sobre o assunto. Segunda parta da atividade desafiadora. Recolher os textos.

AULA 03
Trabalhar o texto: Minerais e rochas e elaboração do vulcão como atividade desafiadora.

AULA 04
Verificação de aprendizagem (com exercícios avaliativos), sobre o capitulo que foi visto na aula anterior e tirar duvidas sobre o assunto. AVALIAÇÃO

• As formas de avaliação ocorrerão da seguinte forma:

1,0 pontos – Primeira atividade participação da dinâmica com a bola.

2,5 pontos – Segunda atividade que consiste na aula externa para conhecermos nossos rochas e solos.

1,0 pontos – Todos os exercícios resolvidos.

3,5 pontos – A produção do texto dissertativo.

2,0 pontos – Participação na atividade da construção do vulcão.

10,0 pontos – Somam-se todos os pontos e obtém-se uma nota de 0 a 10 que será somada com a outras notas e dividida, dando-se assim uma média que será somada a nota da avaliação da unidade e dividida por dois, assim obtém-se a média da unidade. REFERÊNCIAS

BRÖCKELMANN, Rita Helena. Observatório de Ciências. 6º ano. 1ª edição. São Paulo, ed. Moderna, 2011. Obrigado a todos! • A atividade consiste em dois momentos:

1) A atividade deverá ser realizada primeiramente no laboratório de informática da escola (na aula 1), utilizando o computador e seus periféricos como material para a criação de desenhos do aluno, este por sua vez desenha como ele conhece o universo, através de softwares de criação, exemplo: Paint.

2) O segundo momento da atividade, será realizado ao final do estudo do conteúdo, na qual a turma dividida em grupos irá realizar a construção e montagem do planetário, sistema solar, galáxias, enfim ficando a critério de cada grupo (utilizando isopor, emborrachados, cola, ...). Ao final, cada grupo apresenta o seu trabalho a turma e logo em seguida após todas as apresentações e exposições será realizada uma comparação e discursão com/sobre como eles viam o universo por meio dos desenhos construídos na primeira aula e como passaram a conhecer o universo após o estudo. • A atividade consiste em:

1) A atividade deverá ser realizada na sala de aula com perguntas simples dentro de uma bola de sopro para verificação do nível da turma sobre o tema: O nosso planeta.

2) Segunda atividade será realizada no espaço externo da escola para verificação dos tipos de solos e rochas existentes no seu ambiente escolar.

3) Produzir um vulcão com materiais de fácil acesso encontrados no cotidiano do aluno. Para com esta atividade mostra como é formada a rocha vulcânica que da origem a pedra-pome. Astronomia Astronomia Astronomia Astronomia Astronomia Astronomia Geologia Geologia Geologia Geologia Geologia Geologia Astronomia e Geologia
Full transcript