Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Profetas Menores

No description
by

Filipe Dias

on 20 November 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Profetas Menores

700 a.C.
420 a.C.
800 a.C.
600 a.C.
O Deus da Bíblia
OBADIAS
LUGAR:
Edom
TEMA:
A ruína dos orgulhosos e rebeldes, e o livramento dos mansos e humildes. Refere-se a Esaú (pai dos edomitas) e Jacó.
MENSAGEM:
Baseia-se na ira de Deus contra os edomitas por terem se regozijado com o sofrimento de Judá e a entrega da palavra de juízo divino contra Edom.
VERSÍCULO CHAVE:
1:18 A descendência de Jacó será um fogo, e a de José uma chama; a descendência de Esaú será a palha. Eles a incendiarão e a consumirão. Não haverá sobreviventes da descendên­cia de Esaú", declara o Senhor.
OBADIAS
JONAS
JOEL
AMÓS
OSÉIAS
NAUM
MIQUÉIAS
SOFONIAS
HABACUQUE
ZACARIAS
AGEU
MALAQUIAS
850 a.C.
780 a.C.
520 a.C.
JOEL
LUGAR:
Judá
TEMA:
O dia do Senhor. Julgamento e restauração.
MENSAGEM:
Joel fala do grande e terrível Dia do Senhor. Sua mensagem foi ocasionada por uma forte seca e uma devastadora praga de gafanhotos. O profeta viu esses acontecimentos como um castigo de Deus, por causa do pecado do povo. Ele, também, retratou esta invasão de gafanhotos como um exército, um prenúncio de uma grande campanha militar a ser desencadeada no Dia do Senhor.
VERSÍCULO CHAVE:
1:15 Ah! Aquele dia! Sim, o dia do Senhor está próximo; como destruição poderosa da parte do Todo-poderoso, ele virá.
JONAS
LUGAR:
Nínive.
TEMA:
Misericórdia de Deus.
MENSAGEM:
Jonas foi chamado por Deus para advertir a Nínive concernente ao juízo divino que estava por acontecer em conseqüência dos seus pecados. O propósito de Deus neste livro é demonstrar a Israel e às nações a magnitude da misericórdia divina e a ação de Deus através da pregação do arrependimento.
VERSÍCULO CHAVE:
4:2 Ele orou ao Senhor: "Senhor, não foi isso que eu disse quando ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que prometes castigar, mas depois te arrependes.
OSÉIAS
LUGAR:
Judá
TEMA:
O amor redentor de Deus por Israel.
MENSAGEM:
O casamento trágico de Oséias e sua palavra profética, ensejam a mensagem de Deus a Israel durante anos de caos e decadencia do reino. A profecia de Oséias foi uma última tentativa de Deus com o intuito de levar o povo de Israel ao arrependimento. Deus queria que deixassem a idolatria e a iniquidade dominante, antes que Ele entregasse a nação ao seu pleno juízo.
VERSÍCULO CHAVE:
1:2 Quando o Senhor começou a falar por meio de Oseias, disse-lhe: "Vá, tome uma mulher adúltera e filhos da infidelidade, porque a nação é culpada do mais vergonhoso adultério por afastar-se do Senhor".
NAUM
LUGAR:
Judá
TEMA:
Destruição de Nínive. Deus julgando um mundo pecador.
MENSAGEM:
O livro de Naum foi escrito 150 anos após o despertamento trazido por Jonas, quando aquela cidade foi levada a arrepender-se em “pó e cinza”. Mas a misericórdia desprezada traz, afinal, o juízo. A mensagem de Naum foi predizer a destruição total de Nínive e do seu império, que fora construído na base da violência. A profecia de Naum não era uma chamada ao arrependimento, mas a declaração de uma condenação certa e definitiva.
VERSÍCULO CHAVE:
1:8 mas com uma enchente devastadora dará fim a Nínive; expulsará os seus inimigos para a escuridão.
HABACUQUE
LUGAR:
Judá.
TEMA:
Viver pela fé.
MENSAGEM:
Habacuque não profetiza à desviada Judá. Ele lança a sua mensagem para ajudar o remanescente piedoso a compreender os caminhos de Deus para uma nação pecaminosa e o seu castigo. Pouco sabemos sobre este profeta da fé, exceto que formulava perguntas e obtinha respostas. Ele questiona: Porque deus fica silencioso em tempos de tribulação? Em todas as suas dificuldades, entretanto, Habacuque ia a Deus em oração, Ele subia à torre de vigia e escutava a Deus.
VERSÍCULO CHAVE:
2:4b "mas o justo pela sua fé viverá."
ZACARIAS
LUGAR:
Judá.
TEMA: C
onclusão do templo e promessas messiânicas.
MENSAGEM:
A ênfase deste livro está na restauração de Israel por meio da obra regeneradora do Messias. O seu objetivo foi o de encorajar os que voltaram da Babilônia a continuarem na edificação do templo. A mensagem de Zacarias é uma exortação aos judeus para que voltem ao Senhor, para que o Senhor se volte a eles.
VERSÍCULO CHAVE:
1:3 Portanto dize-lhes: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Tornai-vos para mim, diz o Senhor dos Exércitos, e eu me tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos.
MALAQUIAS
LUGAR:
Judá.
TEMA:
Acusação de Deus contra o povo após o exílio.
MENSAGEM:
Malaquias confronta os sacerdotes e o povo com a mensagem profética para que se arrependam de seus pecados e da religiosidade para que não sofressem castigo divino. Fala também para retornarem a ser obedientes, para voltarem ao Senhor e ao seu concerto com corações sinceros.
VERSÍCULO CHAVE:
1:7 Ofereceis sobre o meu altar pão imundo, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que dizeis: A mesa do Senhor é desprezível.
AGEU
LUGAR:
Judá
TEMA:
Reconstrução do templo.
MENSAGEM:
Ageu está decidido a persuadir o povo a reconstruir o templo. Ele exortou Zorobabel (o governador) e a Josué (sumo sacerdote) a mobilizarem o povo para esta tarefa. Ele não somente colaborou com a construção física, como também do lado espiritual da reedificação da Casa de Deus.
VERSÍCULO CHAVE:
1:13 Então Ageu, o mensageiro do Senhor, falou ao povo conforme a mensagem do Senhor, dizendo: Eu sou convosco, diz o Senhor.
SOFONIAS
LUGAR:
Judá
TEMA:
Dia do Senhor.
MENSAGEM:
Sua mensagem era que a apóstata Judá receberia a justa retribuição por sua iniqüidade. O mesmo acontecendo com as nações pagãs em derredor, mencionadas nominalmente pelo profeta. Sofonias escreveu, também, para encorajar os fiéis com a mensagem de que Deus um dia haveria de restaurar o seu povo. Sofonias foi o principal responsável pelo avivamento promovido pelo rei Josias.
VERSÍCULO CHAVE:
1:15 Aquele dia será um dia de ira, dia de aflição e angústia, dia de sofrimento e ruína, dia de trevas e escuridão, dia de nuvens e negridão,
MIQUÉIAS
LUGAR:
Judá
TEMA:
Advertir a sua nação a respeito da certeza do juízo divino que viria sobre a Samaria e a Jerusalém. Além disso, faz contribuir para a revelação do Messias vindouro.
MENSAGEM:
Denúncia dos pecados sociais. Alertar o povo de Deus a desistir da corrupção moral e espiritual; e a voltar ao Supremo Pastor, antes que a mão de disciplina os ferisse.
VERSÍCULO CHAVE:
6:8 Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.
AMÓS
LUGAR:
Israel
TEMA:
Arrependimento, justiça, e a retribuição divina pelo pecado.
MENSAGEM:
Durante o ministério de Amós, o Reino do Norte achava-se em seu apogeu quanto à expansão territorial, à paz política e à prosperidade nacional. Internamente, porém, estava podre. A idolatria estava no auge. O povo preocupava-se somente com os prazeres mundanos. A hipocrisia e a imoralidade reinavam. Amós levanta-se para proclamar a justiça, a retidão e a retribuição divina pelo pecado.
VERSÍCULO CHAVE:
4:12 "Por isso, ainda o castigarei, ó Israel, e, porque eu farei isto com você, prepare-se para encontrar-se com o seu Deus, ó Israel."
www.ministeriolivre.org
Filipe Dias
Full transcript