Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Arduino

No description

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Arduino

As placas
Existem vários tipos de placas Arduino, diferenciadas por várias características, desde poder de processamento a numero de portas de comunicação.

Além da placa controladora há placas que podem ser usadas junto ao Arduino:


SHIELDS
MÓDULOS
SHIELDS
São placas de circuito que podem ser conectadas ao Arduino, encaixando-se perfeitamente por cima dele, e expandindo suas capacidades. Estas placas podem conter displays de LCD, sensores, módulos de comunicação ou relês.
Módulos
No módulo você deve conhecer os pinos e ligá-los utilizando fios/cabos. No shield, basta encaixá-lo sobre o Arduino.
Arduino - UNO
O que é Arduino?
Arduino
Andressa Mirella Filgueiras
Arduíno é uma placa de prototipagem eletrônica de código aberto


Criado em Ivrea, na Itália, em 2005;

Hardware e Software livre;

Linguagem de programação semelhante a C/C++.


Arduinos
Dentre os tipos de Arduino, este costuma ser a primeira opção para quem vai comprar um Arduino, pois possui um bom número de portas disponíveis, e grande compatibilidade com os shields disponíveis no mercado.
Entre tantas placas Arduino Uno, Mega, Leonardo, Due, etc, são tantas informações sobre microcontroladores, portas, conexões e memória, que fica complicado escolher o modelo mais adequado às suas necessidades.
Componentes
Os componentes eletrônicos são essenciais para o funcionamento correto do circuito . São responsáveis por definir os níveis de corrente e tensão elétricas para que o circuito possa atingir um determinado objetivo.
Resistor
O resistor é um dispositivo elétrico usado para controlar a quantidade de corrente em um circuito, já que oferece resistência da passagem de elétrons, oferece também a transformação de energia elétrica em energia térmica
LED
O LED é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz, que tem como função transformar energia elétrica em luz. O LED é um componente do tipo bipolar, que dependendo da correta polarização, permite ou não a passagem de corrente, dessa forma gerando luz ou não gerando.
SENSORES
São dispositivos eletroeletrônicos que tem a propriedade de transformar em sinal elétrico a transformação de uma grandeza física que está relacionada a uma ou mais propriedades do material de que é feito o sensor.
Portas

São os recurso principais para o microcontrolador interagir com o mundo real. as portas não são os únicos recursos para interagir com o exterior pois existem também outros recursos, porém podemos falar que a porta e o dispositivo principal para essa interação.
Portas Digitais
Podem assumir apenas dois níveis lógicos bem definidos, nível alto e baixo. Normalmente, o nível lógico alto é a tensão de alimentação do Arduino (5V ou 3.3V, dependendo do modelo) e nível lógico baixo é 0V (pino conectado ao GND).
Portas Analógicas
Apelidamos de sinais analógicos qualquer sinal que carrega uma informação numa variação continua de tensão. O microfone, por exemplo, é um transdutor que entrega na saída uma informação analógica.
Atuadores
É um transdutor que transforma uma forma de energia em outra, ele transforma um sinal elétrico em uma grandeza física, movimento, magnetismo, calor entre outros.
Arduino IDE
O Arduino IDE é uma aplicação multiplataforma escrita em Java derivada dos projetos Processing e Wiring. É esquematizado para introduzir a programação a artistas e a pessoas não familiarizadas com o desenvolvimento de software.
// define LED_PIN 13
int LED_PIN = 13;

void setup () {
pinMode (LED_PIN, OUTPUT);
}

void loop () {
digitalWrite (LED_PIN, HIGH);
delay (1000);
digitalWrite (LED_PIN, LOW);
delay (1000);
}
Funções básicas
setup()
loop()
Aplicações
A forma como cada usuário irá usar o Arduino depende muito mais da sua criatividade do que de limitações técnicas ou de conhecimento em eletrônica.
Automação residencial
Robótica
ÁREAS DE APLICAÇÃO
Automação
com Arduino
A automação é um sistema que faz uso de técnicas computadorizadas ou mecânicas com o objetivo de dinamizar e otimizar todos os processos produtivos dos mais diversos setores da economia.
Alarme residencial (sensor de presença)
Sistema de Irrigação inteligente
Impressora 3D
Róbotica
com Arduino
Robótica é um ramo educacional e tecnológico que engloba computadores, robôs e computação, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos eléctricos.
Porque usar
o Arduino?
Fácil manipulação
Custo relativamente baixo
Open Source
Programação simples
Fim!
Contato:
andressamirella21@gmail.com
Tatuino
Marminino
Blackborad
Severino
Garagino
O que são Sistemas Embarcados?
Um sistema embarcado (ou sistema embutido) é um sistema microprocessado no qual o computador é completamente encapsulado ou dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla.
Raspberry Pi
Intel® Galileo
Arduino
Pisca led
Esquema de Ligação
Arduino com sensor de
obstáculos ultrasônico
Full transcript