Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

História e evoluçao do termometro

No description
by

Jose Fernando

on 24 July 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of História e evoluçao do termometro

O que é um termómetro?
Um termómetro é um aparelho usado para medir a temperatura ou as variações de temperatura. É um instrumento composto por uma substância que possua uma propriedade termométrica, isto é, uma propriedade que varia com a temperatura.
Até ha pouco tempo os mais usados eram os de mercúrio.
História do termómetro e evouluçao
Filo de Bizâncio é tido como o primeiro que fabricou um instrumento para indicar determinadas temperaturas, em 300 a.C.

Quase cem anos depois, Ctésibo de Alexandria reinventou o instrumento utilizando um tubo de vidro com formato de “U” invertido com uma vasilha em cada extremidade. Quando o líquido de uma vasilha era aquecido, aumentava como resultado da dilatação.
Em 1592 este sistema foi de novo reinventado vez pelo Galileu Galilei o qual se deverá ter inspirado nos escritos de Heron de Alexandria.
O seu primeiro modelo era constituído por um globo de vidro com ar, que afunilava, e onde era colocado um tubo com água corada. A água subia ou descia conforme a temperatura do que fosse encostado ao globo. Chamou-se termoscópio e dava, não uma medida precisa mas sim a noção de temperaturas por comparação. Quanto maior a temperatura, maior a altura do líquido.
Apercebendo-se das possibilidades do instrumento na medicina, em 1611 o médico italiano Santorio Santorre idealizou uma escala para aplicar ao termoscópio criado por Galileu, fazendo dele o primeiro termómetro clínico conhecido.
Este exemplar tinha o problema de ser facilmente influenciado pela pressão atmosférica.
Ferdinando II de Medici, grão-duque da Toscana, que resolveu esse problema com a criação dum termómetro fechado contendo álcool, cuja dilatação é mais rápida que a da água.
Em 1709 chegou a primeira grande evolução nessa área, através do físico polaco Gabriel Fahrenheit, o qual criou um termómetro a álcool com uma escala que variava entre os 32º (0º C) e os 212º (100º C), extremamente fiável. Poucos anos depois, Fahrenheit apercebeu-se que o mercúrio era mais uniforme que o álcool, e decidiu criar o primeiro termómetro de mercúrio a vácuo.
O astrónomo sueco Anders Celcius fez um termómetro de mercúrio com uma escala de 0 a 100º, que se tornava mais fácil de ler, considerando a temperatura corporal de 36,7º (98,6º F). Tinha nascido a escala Celsius, em contraponto à escala Fahrenheit.
No entanto estes modelos iniciais de mercúrio tinham todos um problema. O mercúrio descia rapidamente levando a leituras grosseiras.
E foi da Escócia que chegou a solução. O médico Sir William Aitken resolveu o problema estrangulando o termómetro acima do reservatório de mercúrio para que este não descesse tão rápido, bastando agitá-lo para voltar ao valor inicial.

Exemplos de tremómetro:

-bimetálico;
-a gaz;
-infravermelho;
-mercurio;


sfwsdhogog
História e evoluçao do termómetro
Trabalho realizado por:
Jose Coelho e Pedro Nogueira
Full transcript