Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Regionalização pelo nivel de desenvolvimento

No description
by

Maria Beatriz Sobreira

on 16 April 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Regionalização pelo nivel de desenvolvimento

Regionalização pelo nivel de desenvolvimento
O mundo pode ser regionalizado considerando critérios economicos e tambem o grau de influencia das nacoes no cenario mundial
Paises desenvolvidos, subdesenvolvidos e em desenvolvimento
Por muito tempo, paises desenvolvidos eram os paises ricos, e subdesenvolvidos eram os pobres.
Porem a populacao que vivia nos paises mais pobres, queria superar esse estagio, entao conseguiram antingir o nivel de desenvolvimento. Nao necessariamente um pais subdesenvolvido consegue ultrapassar suas barreiras e alcancar desenvolvimento economico e social
Paises desenvolvidos
A expressão país desenvolvido é utilizada para descrever os países que têm alto nível de desenvolvimento econômico e social, tomando como base alguns critérios. Quais critérios devem ser utilizados e quais países podem ser classificados como "desenvolvidos" são questões controversas. Critérios econômicos têm vindo a dominar as discussões. Um dos critérios utilizados é a renda percapita e o valor do produto interno bruto per capita de cada país. Outro critério econômico é a industrialização. Os países onde os setores terciário e quaternário da indústria predominam na economia são considerados desenvolvidos. Mais recentemente, uma outra medida, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), começou a ser utilizado. O IDH mede três dimensões: riqueza, educação e esperança média de vida. Os países desenvolvidos geralmente são os que apresentam IDH elevado.
Paises em desenvolvimento
Paises do norte e Paises do Sul
A divisão norte-sul é uma divisão socioeconômica e política utilizada para atualizar a Teoria dos Mundos. A partir dessa divisão, separa-se os países desenvolvidos, chamados de países do norte, dos países do sul, grupo de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, divididos no mapa através de uma linha imaginária. Apesar do nome, alguns países do norte também estão abaixo da linha do equador, como a Austrália e a Nova Zelândia que, mesmo assim, fazem parte do grupo de países do norte, os desenvolvidos.

Anteriormente, o grupo dos países do sul era chamado de Terceiro Mundo, porém esta definição tornou-se errônea desde a extinção do grupo de países socialistas, pertencentes ao Segundo Mundo, pois não faz sentido usar tais denominações quando um Segundo Mundo já não mais existe.
País em desenvolvimento ou país emergente são termos geralmente usados para descrever um país que possui um padrão de vida entre baixo e médio, uma base industrial em desenvolvimento e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) variando entre médio e elevado. A classificação de países é difícil, visto que não existe uma única definição internacionalmente reconhecida de país desenvolvido e os níveis de desenvolvimento, econômico e social, podem variar muito dentro do grupo dos países em desenvolvimento, sendo que alguns desses países possuem alto padrão de vida médio.
Resumo das paginas 66-69 do livro
Pais subdesenvolvido
País subdesenvolvido, país menos avançado1 ou país menos desenvolvido ( são países que, de acordo com as Organização das Nações Unidas, apresentam os mais baixos indicadores de desenvolvimento socioeconômico e humano entre todos os países do mundo. Um país é classificado como um país menos desenvolvido se preencher três critérios com base em:
Baixa renda
Fraqueza em recursos humanos
Vulnerabilidade econômica
Full transcript