Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Articulação JUBEMI-PORTAL

Reunião no MEC
by

Shirlei Sales

on 26 April 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Articulação JUBEMI-PORTAL

Articulação JUBEMI-PORTAL Propostas de Oficinas 1-Oficina de TAGs 1- Apresentar duas referências que contenham o conceito de criação / construção de uma imagem:
a- o poema O Fotográfo, de Manoel de Barros
b- a pintura Tentando o impossível, de René Magritte
2- Dividir a sala em grupos pares. Para cada um dos dois grupos pares: um grupo irá criar um texto (de uma página) sobre a pintura (em um gênero literário escolhido: poema, letra de música, crônica, diário, descrição ou outros) e o outro grupo irá criar uma imagem (em uma técnica escolhida: desenho, guache, fotografia, colagem) sobre o poema.
3- Após as criações, cada grupo texto/imagem e um grupo imagem/texto irá apresentar à turma os demais os trabalhos criados.
4- Após assistir à apresentação, os grupos irão discutir e conectar os textos e imagens criados em um slide show. Para isso, será necessário adaptar as imagens e os textos para o audiovisual, realizando a narração do texto criado e digitalizando a imagem criada.
5 - Publicar no Portal 2- Oficina de linguagens 1º encontro: organizado em dois momentos - no primeiro momento: sensibilização dos alunos para a proposta da oficina, introdução aos conceitos de patrimônio cultural; material e imaterial, território, cultura e história; - no segundo momento: apresentação e navegação no Portal (criação da conta no Portal EMdiálogo);
2º encontro:Discussão teórica sobre fotografia e expressão textual; dever de casa: pesquisa da memória fotográfica presente no território (bairro, casa, escola) dos estudantes.
3º encontro: Aula prática de fotografia e expressão textual, construção do texto a partir das relações com as fotografias levadas e produzidas pelos estudantes;
4º encontro: Continuação da aula prática de fotografia e expressão textual. Avaliação do resultado parcial do processo em diálogo com os estudantes;
5º encontro: Edição e tratamento do material produzido pelos estudantes (as fotografias e a expressão textual);
6º encontro: Finalização da edição e tratamento do material para a publicação do conteúdo no Portal EMdiálogo. 3 - Oficina de Memórias 1 Dividir a turma em grupos de no máximo 6 (seis) pessoas. Os grupos irão assistir aos vídeos “Cores e Botas - Onde você esconde seu preconceito?”; “Onde você guarda o seu racismo?”; “Teste de Racismo com crianças no México” e “Preto no Branco - Nem tudo é o que parece” que estão publicados na comunidade "Nossas Cores" do Portal EMdiálogo. Cada grupo irá assistir a um vídeo diferente.
2 Solicitar que cada grupo discuta e problematize o vídeo.
3 Solicitar que o grupo escolha um representante para fazer a sistematização da discussão e informar que cada grupo irá socializar a discussão em um debate com toda a turma.
4 Após o debate, a turma irá produzir uma lista coletiva de possíveis “soluções” para minimizar e anular essas práticas na escola.
5 Postar os comentários sobre os vídeos, as discussões em sala de aula e a lista de soluções elaboradas, na comunidade “Nossas Cores” 4 - Diáolgos contra o racismo 1- Distribuição de 2 tags do portal relacionadas aos eixos temáticos do JUBEMI para cada pessoa.
2- Navegação no Portal EMdiálogo e busca individual das duas TAGs na barra de busca do portal.
3- Escolha de um material para ler, ouvir ou assistir.
4- Compartilhamento e discussão de ideias que surgiram em grupo.
5- Sistematização da conversa e sintetização da discussão em desenho, letra de música, colagem, poema, atividade, perguntas, links... etc.
6- Criação de um post ou comentário no portal, retornando assim a pesquisa à rede. 1º momento: dividir a turma em grupos de discussão e pesquisas sobre as seguintes temáticas: a- Gravidez na adolescência; b- Machismo – relações de violência; c- Diversidade sexual; d- Relações de gênero. Cada grupo deverá fazer uma pesquisa sobre a temática no Portal.
2º momento: discussão entre os alunos para a apresentação dos materiais pesquisados.
3º momento: os grupos devem sistematizar as discussões, tendo como possibilidade a criação de um telejornal, com um roteiro textual escrito pelos jovens sobre a pesquisa realizada pelo grupo. Propõe-se que a apresentação seja gravada em vídeo ou fotografada.
4º momento: O material produzido por cada grupo será postado na comunidade “Sexualidade para garot@s” 5 - Juventudes, sexualdiade e relações de gênero 1º momento: Em roda, os/as alunos/as devem escutar e/ou ler a música Fábrica, de Renato Russo.
2º momento: Dividir a turma em grupos para que dialoguem sobre as expectativas de cada um(a) em relação ao ingresso no mercado de trabalho
3º momento: Em seguida, cada um dos grupos ficará responsável por pesquisar e consolidar informações, materiais sobre alguma profissão que tenham interesse.
4º momento: Após essa parte sobre profissões e vontades de cada um, partimos para a leitura da crônica "O louco", de Kahlil Gibran, do “Diário de Bárbara Pina”, do “Diário de bordo de uma adolescente por Diene Ferreira Silva” e do vídeo “O Tempo”
5º momento: Cada grupo analisará o material coletado e a eles será proposta a elaboração de um vídeo, em que seja apresentada a profissão pesquisada contemplando aspectos positivos e/ou negativos que lhes chamaram a atenção. Este material será postado na comunidade “Projetos do Futuro 6 - Juventude e trabalho 1º momento: Discussão sobre o espaço escolar e questionamento sobre possíveis novas perspectivas para a escola. Dentre os aspectos a serem analisados pelos alunos, as seguintes temáticas deverão aparecer: a)A estrutura física, grupo de professores e disciplinas. b)O que é a escola? Para que ela serve? c)Existe espaço para os/as estudantes falarem o que pensam? Como conquistar mais espaço? d)Quando mais se aprende? e) Quando menos se aprende?
2º momento: Após a discussão, sugerir aos alunos a criação de slogans e uso de emoticons (sinais gráficos utilizados em mensagens rápidas, chats, rede sociais, internet). Os alunos serão convidados a se manifestarem através de frases e emoticons acerca da questão: “A escola que temos e a escola que queremos”.3º momento: Publicar as produções dos jovens na comunidade “Juventude e Política. 7 - Juventude e política 1º momento: Distribuição para cada jovem de 2 tags do portal relacionadas ao eixo temático “Disciplina e/ou Indisciplina” na Escola.
2º momento: No Portal EMdiálogo os jovens devem fazer a busca individual ou em grupo das duas tags sugeridas na barra de busca do portal
3º momento: Escolha de um material para ler, ouvir e/ou assistir a partir dos resultados da busca realizada.
4º momento: Compartilhamento e discussão de ideias que surgiram em grupo.
5º momento: Sistematização da conversa e sintetização da discussão em desenho, letra de música, colagem, poema, atividade, perguntas, links... etc.)
6º momento: Publicação no Portal 9 - Bagunceir@, eu? 1º momento: Discussão sobre a ocupação pelos alunos dos espaços da escola. Após a discussão, separar os alunos em grupo e pedir que cada grupo registre com fotografias os espaços que mais frequentam e gostam da escola e aqueles que menos frequentam e não gostam. Cada grupo irá expor os seus registros aos demais da turma.
2º momento: Ocupação do laboratório de informática- Após essa primeira etapa, os grupos já formados deverão fazer uma breve pesquisa na escola com os alunos do Ensino Médio (sugere-se um recorte de 10 a 20 jovens por ano) sobre a ocupação do laboratório de informática na escola. Sugestões de perguntas para a pesquisa: O laboratório de informática da sua escola funciona? É aberto aos alunos/as? Se sim, como se dá essa ocupação? Quais atividades vocês normalmente fazem utilizando esse espaço? Se não, você gostaria de ocupar o laboratório de informática da sua escola? Como você acha que deve ser a ocupação desse espaço?- A partir dessa pesquisa, promover uma discussão sobre os resultados das pesquisas e a produção de um material visual que sistematizará as entrevistas e o debate
3º momento: Registro e publicação no Portal EMdiálogo 8 - Juventudes conectadas Shirlei Sales - UFMG
Full transcript