Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Recursos Didáticos e Multimédia

No description
by

Sandra Oliveira

on 13 November 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Recursos Didáticos e Multimédia

Formadora: Sandra Oliveira
smcoutinho@gmail.com Recursos Didáticos e Multimédia Selecionar, conceber e adequar os meios pedagógico–didáticos, em suporte multimédia, em função da estratégia pedagógica adotada;
Conceber, adequar e utilizar apresentações multimédia;
Compreender a dinâmica e importância do PowerPoint como modelo de apresentação;
Criar apresentações em PowerPoint tendo em conta as respetivas regras de elaboração. Objetivos do módulo Recursos didáticos Um recurso didático é todo o material utilizado no processo pedagógico com o objetivo de o tornar mais agradável, eficiente e eficaz. São concebidos para fins pedagógicos, entre outros, o quadro, os acetatos, os textos, as gravações, os filmes, os manuais, etc. Para além destes, são considerados outros recursos, que podem ajudar a facilitar a apreensão de conhecimentos – jornais, revistas, cartazes, etc. Na era da informática e da web 2.0 existem outros recursos também muito utilizados como Facebook, Prezi, Slideshare, Scribd, … Os recursos didáticos têm a função de mediar o processo ensino-aprendizagem e quando usamos de maneira adequada, colaboram para:

despertar e prender a atenção;
melhorar a retenção da imagem visual e da formação;
favorecer a observação e a experimentação;
facilitar a apreensão intuitiva e sugestiva de um tema;
ajudar a formar imagens corretas;
ajudar a melhorar e compreender as relações das partes com o todo;
auxiliar a formar conceitos exatos (temas de difícil observação);
melhorar a fixação e integração da aprendizagem;
tornar o ensino mais objetivo e concreto, próximo da realidade;
dar oportunidade de melhor análise e interpretação;
fortalecer o espírito crítico Principais objetivos dos recursos didáticos Elementos básicos dos RD adequação, deverão estar ao nível da apreensão dos formandos, sem nunca esquecer os objetivos do trabalho a realizar.
simplicidade, terá que ser simples de modo a facilitar a apreensão, ou seja, quanto mais complicado for o recurso didático, poder-se-á correr o risco de ser menos eficiente.
aplicabilidade, deverão manter sempre pontos de relacionamento com o assunto a tratar. A oportunidade de utilização poderá ser também um facto de sucesso no momento da aplicação dos recursos didáticos. interesse, devendo ser capaz de despertar o interesse dos formandos a quem se destina.
compreensão, precisando ser de fácil perceção, não dando possibilidades de criar a dúvida e a confusão nos formandos.
apresentação, obedecendo a princípios de perceção e estética de modo a facilitar a compreensão dos formandos. exatidão, representando corretamente os factos ou partes essenciais desses factos.
atualidade, dependendo da natureza dos factos, sendo necessário ter características e elementos do presente ou então da época a retratar.
qualidade, melhorando a aquisição de conhecimentos, atitudes e valores.
finalidade, deverão estar de acordo com os objetivos do planeamento da sessão.
utilidade, oferecendo possibilidades de trabalho entre formandos e formadores. Os recursos didáticos devem apresentar algumas características pare se tornarem realmente eficazes: A realização Escolha do suporte Etapas de produção do material didático Objetivos Deve-se ter em conta que o recurso se aplica especificamente ao conteúdo que vamos abordar no módulo de formação, não servindo para ilustrar a exposição verbal, mas para fazer parte da comunicação Elaborar o projeto Público 1 - Tema
2 – Objetivos
3 - Escolha do suporte
4 – Público
5 - Elaborar o projeto
6 - A realização Tema Definir objetivos possibilita uma opção mais adequada do recurso didático a produzir, bem como um melhor enquadramento das funções desempenhar. Passa pelo conhecimento de vários processos técnicos que podem necessitar de alguma aparelhagem específica. Por vezes encontramos recursos didáticos (documentos) já realizados, que se adaptam aos fins em vista e podem servir quer como ponto de partida, quer mesmo para utilizar na sala de formação. O formador seleciona os materiais que tem à sua disposição e analisa o tempo que levará a executar o documento. Será necessário ter um conhecimento prévio das principais características dos formandos em sala. Perante este conhecimento define-se a intenção da utilização. O recurso didático que vamos usar deve obedecer a um plano: pontos importantes do tema, o tempo de execução e de apresentação, o número de documentos a realizar (slide, transparências, internet...). Após algumas horas de formação retemos:

60% do que ouvimos;
75% daquilo que vemos;
90% daquilo que vemos e ouvimos Os sentidos na aprendizagem 1.VISÃO
2.AUDIÇÃO
3.TACTO
4.OLFACTO
5.GOSTO Após alguns dias de formação retemos:

10% do que ouvimos;
30% daquilo que vemos;
60% daquilo que vemos e ouvimos Contributos dos recursos didáticos Facilitam a troca de ideias, o tempo de exposição e apreensão é menor, logo o espirito de crítica e de intervenção aumenta.

•Facilitam a atividade do formador que conseguirá atingir os seus objetivos mais fácil e rapidamente, a exposição é facilitada utilizando os recursos didáticos. Provocam grande impacto no auditório, devido à dinâmica criada, ao clima de expectativa gerado e à estimulação dos sentidos.

Facilitam a retenção na memória, que é estimulada de uma forma mais eficaz na captação da mensagem, porque estão nela envolvidos os principais sentidos. Aumentam o interesse e a atenção dos formandos, envolvendo-os diretamente, aumentando o espírito crítico do formando, em virtude da dinâmica provocada pelos meios audiovisuais na ação de formação.

Diminuem o tempo da formação, tendo o formador ao seu dispor meios técnicos mais eficazes, capazes de fazer chegar de forma mais rápida a mensagem aos diferentes recetores, porque estes se encontram mais estimulados para a receber. Classificação dos recursos didáticos 1. Recursos visuais
1.1 Não projetáveis 2. Recursos Audiovisuais 3. Sistemas Multimédia 1. Recursos visuais
1.1 Não projetáveis
1.2 Projetáveis

2. Recursos Audiovisuais

3. Sistemas Multimédia Quadros;
Jogos Didáticos;
Modelos e Maquetas;
Documentos Gráficos;
Recursos do Meio Ambiente TV, Vídeo e Leitor de DVD
Câmara de Vídeo 1. Recursos visuais
1.2 Projetáveis Retroprojetor;
Datashow;
Videoprojetor Computador;
Internet;
Quadro interativo;
Vídeo interativo.
Full transcript