Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Saiba como surgem a chuva, a neve, o granizo e a garoa

No description
by

Luciana Hammel

on 20 August 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Saiba como surgem a chuva, a neve, o granizo e a garoa

Saiba como surgem a chuva, a neve, o granizo e a garoa
Saiba como funciona
A chuva é um fenômeno da natureza que se forma com a evaporação da água de rios, mares, lagos e até florestas. Quando isso acontece, o vapor de água sobe para a atmosfera, resfria, condensa* e vira gotículas de água, surgindo as nuvens. Se muitas gotículas de água se juntam, elas ficam pesadas e caem como chuva, granizo ou neve.
Nas nuvens frias, que são aquelas que estão abalorio de zero grau, as gotículas de água em seu interior podem se congelar, formando cristais de gelo. Esses cristais começam a cair e pegam gotículas de água, e assim se não derreterem ao cair das nuvens, eles caem em forma de chuva de granizo. A pedra de gelo tem de 0,5 a 5 centímetros de diâmetro, mas isso pode variar. Nos Estados Unidos, na década de 1970, foi registrado um granizo com 14 centímetros de diâmetro e pesando 750 gramas (quase uma bola de tênis).


Quando está bem quente e muita água evapora, as nuvens ficam carregadas de vapor d’água, gotículas de água e gelo. Aí, pode acontecer uma tempestade. Durante um temporal, há ventos fortes, trovadas e relâmpagos.


Raios
Pedras geladas
Nas nuvens frias, que são aquelas que estão abaixo de zero grau, as gotículas de água em seu interior podem se congelar, formando cristais de gelo. Esses cristais começam a cair e pegam gotículas de água, e assim se não derreterem ao cair das nuvens, eles caem em forma de chuva de granizo. A pedra de gelo tem de 0,5 a 5 centímetros de diâmetro, mas isso pode variar. Nos Estados Unidos, na década de 1970, foi registrado um granizo com 14 centímetros de diâmetro e pesando 750 gramas (quase uma bola de tênis).
Se o tempo não estiver muito quente nem muito frio, a quantidade de vapor d’água disponível fica bem menor. Ao se condensar, ele forma nuvens baixas com pouca chance de chuva forte. As gotículas não crescem muito e caem das nuvens bem fininhas. É o que chamamos de garoa.


Nestas mesmas nuvens frias os cristais de gelo podem cair dentro das nuvens e coletar outros cristais de gelo. Se não derreterem ao chegar ao solo, formam-se assim a neve. Ela pode ser úmida ou seca. A úmida é feita de grandes flocos e se forma quando a temperatura está quase zero. É aquela que dá para fazer bonecos e bolas de neve. Já a seca é poeirenta e se forma quando a temperatura fica bem abaixo de zero.
•Neve - Ocorre quando o ar úmido atinge 0º C ou menos, dessa forma o vapor se solidifica e cai das nuvens sob forma de pequenos cristais de gelo ou flocos. É um fenômeno pouco comum no Brasil devido à sua localização intertropical, apenas em alguns pontos da região Sul e raramente na região Sudeste há a ocorrência de neve, porém em pouca quantidade.
•GRANIZO: Ocorre principalmente nas regiões tropicais. Sua formação está associada ao resfriamento do vapor d'água dentro das nuvens de chuva. Quando o vapor entra em contato com uma temperatura de 0º C ou inferior, ele poderá se solidificar e formar pequenas pedras e cair junto com as gotas de água.
•ORVALHO: Forma-se na condensação do vapor sobre uma superfície sólida. O contato do ar úmido com a superfície fria dá origem a pequenas gotículas de água
•GEADA Ocorre com a solidificação do orvalho, quando a temperatura atinge 0º C ou menos e pode ocasionar grandes prejuízos em plantações.

Full transcript