Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A roupa elétrica

No description
by

Amanda Malheiros

on 19 August 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A roupa elétrica

Potencial da energia solar
Novas tecnologias
Nos ultimos anos estão sendo desenvolvidas novas tecnologias de obtenção de energia elétrica através da captação da energia solar. São elas:
Tecido Solar
Placas solares de polímeros organicos
Placas solares plásticas


A conversão da energia solar em energia elétrica
Para convertermos a energia obtida pelo sol em energia elétrica a partir do processo fotovoltaico podemos utilizar uma fórmula:

Energia Solar
Energia solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltáicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica.



A ROUPA ELÉTRICA
Conclusão
A roupa elétrica é feita por um tecido composto de células fotovoltaicas de sílicio, assim, transformam a energia solar em energia elétrica, que é utilizada para carregar aparelhos eletronicos conectados à roupa.
A energia Fotovoltaica
Cientistas japoneses anunciam a criação de um tecido composto por fios de células solares de silício que permite a confecção de roupas geradoras de eletricidade.
Cientistas japoneses anunciaram a criação de um tecido composto por fios de células solares de silício que permite a confecção de roupas geradoras de eletricidade.
O tecido da empresa japonesa Sphelar-Power, incrustrado com células solares.
Pesquisa de células solares na Universidade Southern, no Mississipi, Estados Unidos.
Professor Yang Yang, da Universidade da California, mostra células capazes de converter 10% da radiação solar em eletricidade.
Película flexível de células solares ultrafinas do National Renewable Energy Laboratory, no Colorado.
Mochila de tecido solar capaz de carregar notebooks, na Alemanha
A película transformadora de luz solar em eletricidade (à esquerda) absorve apenas raios infravermelho e é mais transparente do que uma película convencional (à direita).
A energia fotovoltaica é aquela obtida através de sistemas de captação de energia solar.
Os sistemas fotovoltaicos são capazes de gerar energia elétrica através das células fotovoltaicas, que são feitas de materiais que transformam a radiação solar em energia elétrica através do “efeito fotovoltaico” utilizando principalmente o silício.

O efeito fotovoltaico acontece quando a luz solar, através de seus fótons(que são partículas que compõem a luz), é absorvida pela célula fotovoltaica. A energia dos fótons da luz é transferida para os elétrons que então ganham a capacidade de movimentar-se. O movimento dos elétrons, por sua vez, gera a corrente elétrica.

As células fotovoltaicas podem ser dispostas de diversas formas, sendo a mais utilizada a montagem de painéis solares. Além dos painéis fotovoltaicos, também se utilizam filmes flexíveis, com as mesmas características, ou até mesmo a incorporação das células em outros materiais. As diferentes formas com que são montadas as células se prestam à adequação do uso, maximizando a eficiência e se adequando às necessidades arquitetônicas ou do dia-a-dia.
Em seis horas os desertos da Terra recebem mais energia do que todos os países consomem em um ano
A tecnologia utilizada pela energia solar é cara, mas atualmente é a melhor opção de uso. Nada atualmente consegue competir com os combustíveis fósseis alem da energia solar que vem se desenvolvendo.

Quando se fala em energia solar, imaginam-se painéis escuros enfileirados em desertos ou em telhados, feitos com placas de materiais semicondutores, como o silício, que captam a luz solar incidente e usam fótons (partículas elementares de luz) para gerar eletricidade. A evolução dessa tecnologia já chega a atingir, em laboratório, índices de eficiência de 40% de conversão da luz solar em eletricidade. Ainda assim ela resulta cara, devido aos custos de produção que demandam uso de silício com mais de 99,9% de pureza.


Tecido Solar: A roupa que gera energia
São compostos químicos com unidades estruturais que se repetem . São mais leves, flexíveis e finas – com espessura de até 1 mícron, ou milionésimo de metro, ante 350 mícrons das células de silício dos painéis fotovoltaicos tradicionais.

Na Universidade da Califórnia em Los Angeles (Ucla), a equipe liderada pelo professor de engenharia e ciência dos materiais Yang Yang conquistou notoriedade ao anunciar na revista Nature Photonics, a criação de uma célula solar de plástico que converte mais de 10% da luz solar captada em eletricidade.

O feito de Yang Yang foi conseguido com o acoplamento de duas camadas de material (uma absorve a luz no espectro visível, enquanto a outra absorve raios infravermelhos), entre as quais é colocada uma camada intermediária.

A empresa Sphelar-Power anunciou recentemente a confecção de um tecido composto por fios de células de silício esféricas, que permite a fabricação de roupas, cortinas e tapetes geradores de eletricidade.
Desenvolvidas desde 1995 pela Kyosemi Corporation (controladora da Sphelar-Power), as células esféricas, com 1,2 milímetro de diâmetro, contornam um obstáculo importante ao aproveitamento da energia solar nos painéis de silício, o ângulo de incidência da luz do Sol. Como são redondas podem converter luz solar em qualquer ângulo, desde que haja sol.
O novo tecido abre o caminho para a fabricação de “roupas elétricas”, capazes de gerar energia e carregar aparelhos como celulares ou notebooks.

O rendimento global (ou total) é igual a razão entre a energia consumida pela carga (que no caso da roupa elétrica pode se tratar de um equipamento eletronico) e a energia disponibilizada pelo sol.
Energia fotovoltaica
Formas de conversão da energia solar
Formulas

Relaçoes com a física
TRABALHO FEITO POR:
Aline Ibarra n 1
Amanda C. Malheiros n2
A chamada Célula Fotovoltaica é feita de material semicondutor, cujo comportamento elétrico está entre o de condutores metálicos e o de bons isolantes. Ao absorver luz, este dispositivo produz uma pequena corrente elétrica, que pode ser aproveitada.

A potência produzida pelas células fotovoltaicas é dada pela seguinte expressão matemática:
P = Pi n . A

Onde: Pi é a potência solar incidente, n a eficiência do dispositivo e A a área do coletor.

fontes:
http://revistaplaneta.terra.com.br/secao/ciencia/roupa-eletrica
www.abee-mg.com.br/abee/Pagina.do?idSecao=16&idNoticia=178
http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_arquivos/19/TDE-2007-02-15T120011Z-670/Publico/Dissertacao%20Rafael%20A%20Shayani%20capitulo%203.pdf
Full transcript