Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Radiação

Fisica 12º Ano
by

João Marques

on 31 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Radiação

RADIAÇÃO O que é a radiação A radiação é toda forma de condução ou propagação de energia por meio de partículas ou ondas.

Todos os corpos emitem radiação inerente à sua temperatura assim como todos nós somos atingidos por vários tipos de radiação. Pioneiros da investigação Radiação Natural continua... Urânio-238 Séries ou familias radioativas Trabalho realizado por:
David Miranda
João Vieira
João Marques
Valter Carita Fisica 12º Ano
Ano lectivo 2012/13 As primeiras investigações mais aprofundadas da radiação foram realizadas por Marie Curie e Pierre Curie.

Foi em 1898 que este casal descobriu que o elemento Tório era radioativo. Ao observarem este fenómeno deduziram que este estava associado aos núcleos de certos átomos.
Foram os dois primeiros cientistas a classificar esta emissão espontânea de energia como radiação.

Marie Curie foi capaz de provar que a atividade de um material radioativo não se relaciona com um processo físico ou químico, isto é, que a radioatividade é um fenómeno nuclear. Tório-232 Urânio-235 Fontes de radiação Na Terra existem várias fontes de radiação natural entre as quais os raios cósmicos, materiais radioativos e a atmosfera.


Raios cósmicos - resultam das emissões de partículas com elevada energia no espaço.

Materiais radioativos - como o uranio e o tório que por serem instáveis libertam radiação.

Atmosfera – Nela existem isótopos radioativos como o Carbono14 e o Rádon. Os materiais radioativos podem classificar-se em nuclídeos primários , secundários e induzidos.

Nuclídeos primários são de entre os mencionados os que têm o tempo médio de vida mais longo, na ordem da idade da Terra ou maior.

Exemplos deste tipo de nuclídeos são: Tipos de nuclídeos Estes nuclídeos , emitem partículas alfa, o que leva ao surgimento de um novo núcleo que tem caraterísticas radioativas diferentes. Caso este seja instável ele decompõe-se até atingir um estado de equilíbrio.

A estes elementos compostos chama-se nuclídeos secundários. Caracterizam-se por ter um tempo médio de vida mais curto que os primários, muito menor que a idade da Terra.

Finalmente, os nuclídeos induzidos são aqueles que se formam devido à radiação cósmica existindo maioritariamente na atmosfera, como é o caso do carbono-14. A série ou família radioativa representa assim a sequência de decaimentos de um determinado material radioativo, através da emissão de partícula alfa e beta. Existem três séries radioativas:

- série do urânio-rádio, U-238

- série do urânio-actíneo, U-235

- série do tório, Th-232 Radiação Artificial Descoberta da radiação artificial A descoberta da radiação artificial deve-se a Irène Jiliot-Curie, filha de Marie e Pierre Curie.

Ela, juntamente com o seu marido, realizaram importantes trabalhos no campo da radioatividade, chegando mesmo a sintetizar novos elementos radioativos.

Deram também um importante contributo para a descoberta da fissão nuclear do urânio ao estudar a acção dos neutrinos em elementos pesados. Principais fontes de radiação
artificial e ionizante Nos dias de hoje, as principais fontes destes nuclídeos radioativos, prende-se com o reatores nucleares onde ocorre a fissão nuclear com a utilização de radiação em medicina, industria e a utilização de raio-x para segurança.

Todavia, também estamos sujeitos a radiação proveniente de alguns aparelhos , residuos nucleares e até viajando de avião. Deteção de radiação artificial Tendo em conta que estamos sujeitos a radiação ionizante no nosso dia a dia é necessário limitá-la e saber a que dose estamos expostos. Para medir essa radiação utilizam-se contadores Geiger e dosimetros. Reações Nucleares As reações nucleares permitem obter muita informação sobre os núcleos atómicos. É graças a estas que é possível saber como é constituído um átomo assim como, atualmente se tenta simular as reações nucleares que ocorreram nos primeiros instantes do Big Bang.

De entre as reações nucleares mais importantes estão sem dúvida a fissão nuclear e a fusão nuclear. Fissão nuclear Ao contrário da fissão nuclear em que há a desintegração de núcleos, neste tipo de reação existe a formação de elementos mais pesados. Um exemplo onde acontece esta reação é nas estrelas, onde o hidrogénio é transformado em hélio que liberta também uma grande quantidade de energia.

Neste momento ainda não é possivel ao ser humano realizar este tipo de reações rentavelmente. Fusão nuclear Efeitos Biológicos da Radiação A radiação produz efeitos nefastos na vida biológica, sobretudo pelo facto de ionizar as moléculas e átomos que constituem as células que pode levar à morte. Estes efeitos podem ser classificados em dois tipos:

Agudos – estes efeitos surgem após algumas horas, semanas ou meses e resultam da exposição de doses elevadíssimas de radiação. Entre os sintomas estão as náuseas, hemorragias, dores de cabeça, esterilidade, leucemia, tumores malignos e alterações genéticas.

Longo prazo – resultam de exposição prolongada a doses baixas de radiação. Leva ao enfraquecimento do sistema imunitário que permite a entrada de infeções oportunistas. Mas os efeitos biológicos da radiação ionizante dependem do tipo de radiação, da dose de radiação absorvida e do tipo de tecido irradiado.

Por definição, a dose de radiação absorvida é a energia absorvida por unidade de massa de o material sobre o qual incide a radiação.



A unidade SI de medida da radiação absorvida é o Gray, Gy, que é igual a um Joule por quilo. Também é frequente exprimir-se a dose de radiação absorvida em rad que é igual a um centésimo de Gy. Porém, como a dose de radiação absorvida também depende do topo de radiação e do tecido é necessário estipular o fator de eficácia biológica relativa, RBE.

Este fator compara a dose radiação necessária para produzir efeitos biológicos num órgão ou tecido com a dose de uma radiação de raio-X de 200KeV, necessária para produzir os mesmos efeitos num mesmo órgão ou tecido. Assim a dose equivalente biológica é igual a dose radiação absorvida pelo fator de eficácia biológica relativa.

A sua unidade em SI é sievert, Sv


1 sievert=1 gray RBE


O maximo recomendado pela comissão internacional de Proteção Radiológica é de 1mSv por ano. Aplicações da Radiação A radiação tem inúmeras aplicações entre elas podemos destacar o seu uso na medicina, num entanto também é algo essencial a outras áreas como a química, a agricultura, a geologia, entre outras… Algumas Aplicações Algumas das principais aplicações da radiação na medicina são:

O Raio-X;

A tomografia axial computorizada (TAC);

A ressonância magnética nuclear;

A tomografia por emissão de positrões(PET);

Tratamentos de cancro por radioterapia; Aplicações na Medicina Aplicações na Indústria Também na agricultura a radiação ionizante é bastante utilizada, como por exemplo na a indução de mutações através da utilização de raios gama procurando nos legumes caraterísticas mais vantajosas para a necessidade humana, também é bastante utilizada no controle de pragas fazendo a marcação com radioisótopos identificando o predador ideal de determinada espécie de inseto… Aplicações na Agricultura FIM A radiação Ionizante é também frequentemente utilizada na indústria permitindo na maior parte dos casos métodos mais baratos e precisos sendo utilizadas fontes radioativas para esterilizar e pasteurizar alimentos e produtos farmacêuticos, medição de nível (por exemplo em tanques),verificação de espessura, entre outros… たわごとの工場ロット O uso de radiação ionizante no tratamento, deteção e prevenção de doenças trouxe uma grande revolução ao mundo da medicina permitindo por exemplo através dos raios-x visualizar com algum detalhe lesões internas nos ossos, além disso outros mecanismos como a PET, permitem identificar pequenas lesões cerebrais que não eram identificáveis antes do uso da radiação, no entanto apresar de haverem algumas vantagens existem alguns riscos visto que a exposição a longo prazo a radiação, pode provocar alguns danos graves… Fissão nuclear- é um processo no qual se parte de um elemento pesado como o uranio-235 e por acção de um neutrão este se divide em elementos mais leves. Este processo é acompanhado por a libertação massiva de energia, cerca de 200 MeV por núcleo.

Se existir combustível suficiente dá-se uma reação em cadeia, sendo que vários núcleos de urânio sofrem fissão tornando a reação autosustentável.
Full transcript