Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Plano de Marketing Aplicado à Pequena Empresa: a atuação da secretária na sua criação.

Relatório de estágio do curso de secretariado executivo bilingue Furb
by

Paola Fabeni

on 24 November 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Plano de Marketing Aplicado à Pequena Empresa: a atuação da secretária na sua criação.

O plano de marketing é um documento que contém informações mercadológicas, bem como estratégias para o alcance de metas e objetivos. HISTÓRICO DA EMPRESA BOA NOITE! GOOD NIGHT! BUENAS NOCHES! Profª Vanessa
Profª Nancy Meus convidados e colegas Demais presentes Outros professores TEMA: PLANO DE MARKETING! OBJETIVOS DETERMINADOS Detalhar os produtos Imatec. Geral:
Criar e propor um plano de marketing para a Imatec. Identificar os nichos de mercado ainda não alcançados. Identificar a sazonalidade. Estabelecer o perfil do consumidor. Identificar concorrentes e seus preços. Ampliar o contato com os clientes potenciais. Objetivos específicos Justificativa da escolha do tema A empresa nunca dispensou esforços nessa área. Não existia nenhum tipo de planejamento de marketing. A empresa tem sua visão baseada na expansão de mercado. MISSÃO E VISÃO PRODUTOS PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EMPRESAS FAMILIARES MARKETING PLANO DE MARKETING Fundada em 1993. Suas atividades tiveram início com a fabricação de máquinas enfestadeiras. Com o passar dos anos a empresa modernizou suas máquinas e absorveu uma nova fatia de mercado, começou então a produzir e comercializar máquinas para a indústria de elásticos. Caracterizada como uma pequena empresa familiar, o quadro de funcionários da Imatec é enxuto, e esta não possui uma divisão de departamentos plenamente estabelecida. FÁBRICA IMATEC ESCRITÓRIO IMATEC MISSÃO: "Buscamos suprir as necessidades do mercado, fornecendo soluções em produtividade, qualidade e inovação, sempre comprometidos em atender as expectativas dos clientes." VISÃO: "A Imatec almeja ampliar seu campo de atuação, fazendo-se presente em todas as regiões do Brasil." ENFESTADEIRA PARA MALHA TUBULAR ENFESTADEIRA MANUAL COM ALINHAMENTO ELETRÔNICO ENFESTADEIRA AUTOMÁTICA ENFRALDADEIRA DE ELÁSTICOS ENROLADEIRA DE ELÁSTICOS URDIDEIRA O profissional de secretariado é aquele que atua como assessor, assistente ou secretário de um departamento ou empresa. Como uma definição da profissão de secretariado convém citar Mazulo e Silva (2010, p. 25):

"A secretária é uma assessora, ou seja, uma profissional de quem se esperam resultados, os quais serão obtidos por meio de seu sólido conhecimento técnico, pelo domínio operacional de equipamentos, por sua habilidade pessoal e também pela coordenação de alguns serviços e pessoas." Além de suas competências elementares, espera-se do profissional de secretariado um comportamento investigativo, que procure sempre somar à empresa ou departamento em que está inserido. Dentre as principais atribuições práticas da secretária podemos citar:
Preparar atas de reuniões;
Anotar recados corretamente;
Arquivar documentos;
Controlar agenda;
Fazer ligações em nome do chefe;
Filtrar ligações recebidas;
Organizar e convocar reuniões;
Planejar viagens da chefia, e
Preparar relatórios e correspondência.
Garcia (1999) É necessário pontuar que o profissional de secretariado necessita exercer sua profissão dentro das diretrizes da ética, prezando pelo comportamento ético-profissional, agindo sempre com discrição, cautela e segundo a moral. Ribeiro aborda de forma clara o conceito de ética profissional:
“Entende-se por ética profissional a aplicação da ciência da moral a uma profissão. Qualquer que esta seja, mesmo a mais humilde, possui preceitos morais que devem ser respeitados pelas pessoas que desenvolvem atividades em um mesmo ramo de trabalho.” (1990, p. 63) PAOLA FABENI Acadêmica do 8º semestre do curso de Secretariado Executivo Bilíngue - FURB Apresentação do relatório de estágio: Plano de marketing aplicado à pequena empresa: a atuação da secretária na sua criação. A Imatec, organização campo de estágio, é uma empresa familiar, o que confere à ela algumas características próprias. Oliveira (2006) cita algumas das características desse tipo de empresas: Grande valorização da confiança mútua;
Fortes laços afetivos, que influenciam comportamentos;
Supervalorização da antiguidade;
Exigência de dedicação máxima;
Postura de austeridade;
Expectativa de alta fidelidade; e
Dificuldade em separar o racional do emocional. É facilmente perceptível, através das características citadas, que a empresa familiar possui um carácter extremamente emotivo. Valoriza laços e relações afetivas, onde muitas vezes uma determinada situação é avaliada somente da perspectiva emocional, deixando de lado o âmbito técnico. Essas características são muito presentes na realidade da Imatec. Para se iniciar um estudo quanto à ciência do marketing, é preciso primeiramente entender seus conceitos fundamentais. Para Kotler: “o marketing lida com a identificação e o atendimento das necessidades humanas e sociais. Uma das definições mais sucintas de marketing é „atender a necessidade de maneira lucrativa” (2000, p. 24). O autor Yanaze aborda o marketing de outra perspectiva, analisando mais especificamente a relação entre essa ciência e o mercado. “Marketing pode ser entendido como a definição e o conhecimento de um determinado produto ou serviço e a forma como eles são elaborados e colocados no mercado. Portanto, marketing nada mais é que o planejamento adequado da relação produto-mercado” (2007, p. 07). Deste modo entende-se que o marketing aborda o posicionamento do produto no mercado, desde a sua criação. Estabelecendo as características necessárias para que este seja bem aceito e vendido com facilidade. AÇÕES MARKETING LUCRO Criar, comunicar, inovar, distribuir, interagir, valorar. Objetivo final. Foco: no cliente, na empresa, na sociedade, novas tecnologias. PESQUISA E LEVANTAMENTO DE DADOS CRESCIMENTO DA EMPRESA ANÁLISE DA SAZONALIDADE PRESENÇA DA IMATEC NO TERRITÓRIO NACIONAL PARTICIPAÇÃO DOS SEGMENTOS NO FATURAMENTO INFORMAÇÕES SOBRE OS CONSUMIDORES INFORMAÇÕES SOBRE A CONCORRÊNCIA AMEAÇAS E OPORTUNIDADES O plano de marketing necessita ser condizente com a realidade da empresa que o aplica. A partir da definição da direção que a empresa pretende tomar é que se pode iniciar o processo de planejamento. Ambrósio (2007, p. 11) define plano de marketing como: "[...] a fotografia do planejamento de marketing, o retrato do raciocínio que ocorre na mente do planejador ou da equipe de planejamento. Essa fotografia comunica, a toda a empresa, as ideias que surgiram e foram analisadas no planejamento". O plano é formado por uma série de informações referentes à:
Produto;
Preço;
Praça; e
Promoção. A criação de um plano de marketing sólido depende da reunião de uma série de informações. O plano precisa traçar os projetos futuros, os meios de se alcançar objetivos, mas também deve presentear o leitor com uma abordagem detalhada das características do tempo e do ambiente em que a empresa se encontra. Para a reunião desses dados necessários, foi executada ampla pesquisa documental, levandanto-se informações de diferentes meios, como veremos a seguir. O crescimento da empresa foi um dos primeiros pontos analisados. A partir desses índices pôde-se identificar outros pontos de estudo. As informações quanto ao crescimento anual da empresa foram obtidas através de relatório de faturamento. Para se identificar a sazonalidade presente nesse mercado, analisou-se o faturamento detalhado de cada mês do ano. A partir dessa análise pôde-se identificar quais os períodos de maior e menor fluxo de vendas da empresa. Como uma das metas da Imatec para o curto prazo é fazer-se presente em todos os estados brasileiros, foi analisada a presença atual da empresa no território nacional. A coleta de dados sobre a presença da Imatec no estados brasileiros se deu através de relatórios do sistema interno de informações da empresa. Através dessa análise percebeu-se que:
A empresa está presente em 16 estados brasileiros;
O que corresponde a 62% do território nacional. Sendo assim, a Imatec necessita investir na ampliação de mercado para alcançar outros 10 estados brasileiros, correspondentes a 38% do total de estados, que serão alcançados ao longo de três anos. A organização campo de estágio nunca realizou pesquisa mercadológica.

Dessa forma, não havia na empresa nenhum tipo de dados formais quanto ao perfil dos consumidores. Para delinear o perfil do consumidor a estagiária se baseou nas vivências que adquiriu ao longo de quatro anos de trabalho, como também através de entrevistas aos demais coladoradores. Recomenda-se, porém, que a empresa execute uma pesquisa mais profunda, para descobrir as principais características de seus consumidores, a fim de delinear as melhores estratégias para alcance destes. Novamente, por não executar pesquisa de mercado, a Imatec não possuía nenhuma informação oficial quanto aos seus concorrentes. Foi executada então uma coleta de dados quanto aos fornecedores de enfestadeiras e máquinas para indústria de elásticos no mercado nacional. Após essa reunião de informações, foram coletados, através de pesquisa os preços desses concorrentes. Para apresentar no plano as possíveis ameaças e oportunidades, foi executada uma rigorosa pesquisa nos meios de comunicação, com o intuito de levantar informações quanto às principais ações que impulsionam a economia e desenvolvimento, sem se esquecer de avaliar os dados quanto à prováveis desaceleradores de crescimento. Essas informações são importantes para se definir as possíveis ameaças, que podem causar impactos negativos para a empresa. Mas também são avaliadas as oportunidades iminentes, características que aquecem a economia, injetam capital no mercado, entre outras ações. PONTOS FORTES E FRACOS Ao fim da coleta de dados para criação do plano de marketing, observou-se os pontos fortes e fracos da Imatec perante o mercado. A metodologia utilizada para essa avaliação foi um questionário, desenvolvido pela estagiária através da ferramenta Google Drive, e que contou com dezoito questões, divididas em duas seções. Os assuntos abordados no questionário foram: Gestão financeira e de documentos;
Organização interna;
Ordem e limpeza;
Departamentos comerciais. Gestão da produção;
Relacionamento interpessoal;
Produtos (qualidade, preços, atendimento às necessidades);
Uso das tecnologias disponíveis, e etc. REDAÇÃO DO PLANO Após levantadas e analisadas todas as informações pertinentes ao plano de marketing da Imatec, começou-se então a sua própria elaboração. Seguiu-se o cronograma estabelecido por Ambrósio (2007) Parte I – Oportunidade
Seção 1 – Situação
Seção 2 – Objetivos

Parte II – Marketing estratégico
Seção 3 – Consumidor
Seção 4 – Mercado A partir da análise do detalhamento do plano, começou-se a responder diversas questões sobre cada uma das seções pertencentes ao documento. Já nessa instância foram utilizados os dados coletados na pesquisa anteriormente detalhada. Após respondidas as questões, finalizou-se o rascunho do plano, que posteriormente ganhou correções e foi finalizado. CONSIDERAÇÕES FINAIS AGRADECIMENTOS OBRIGADA PELA ATENÇÃO! Uma ótima noite a todos! A Deus! Aos meus pais, César e Valéria. A minha família, especialmente aos que são meus colegas de trabalho. Ao meu noivo, André. A Profª. Vanessa, minha orientadora de estágio. A todos os professores da graduação. Minhas colegas de classe. O objetivo geral foi alcançado. A criação do plano de marketing foi concluída, porém, até a data de finalização deste relatório o plano não foi proposto à diretoria da empresa, por motivos de agenda. Quanto aos objetivos específicos, apenas um deles não foi atingido: o objetivo de se ampliar o contato com o cliente potencial. Este tópico não foi totalmente finalizado pois as técnicas de promoção foram indicadas no plano, mas ainda não foram aplicadas pela empresa. Convém recomendar à Imatec que invista em pesquisas. Sejam essas de safistação, perfil e necessidades do consumidor ou avaliação mercadológica. É recomendado ainda que empresa aplique o plano de marketing proposto, e o reavalie anualmente. Além de que execute as estratégias propostas, concluindo-se o ano seguinte com os objetivos do plano alcançados ou até mesmo ultrapassados. Parte III – Marketing tático
Seção 5 – Produto
Seção 6 – Ponto
Seção 7 – Promoção
Seção 8 – Preço

Parte IV – Ação e controle
Seção 9 – Análise de equilíbrio
Full transcript