Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Histórico da Viração

Apresentação dos sete anos da Viração
by

Rafael Stemberg

on 8 July 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Histórico da Viração

Em parceria com a TV USP, o projeto Quarto Mundo possibilita que jovens tenham acesso a uma nova mídia, a televisão. Eles participam de toda a produção de um programa de entrevista, desde as pautas ate a apresentação.
Após São Paulo, Brasília (DF) foi a primeira região do Brasil a ter o então chamado Conselho Editorial Jovem. A Fundação Athos Bulcão foi nossa parceira nessa parada. Essa galera, inclusive, foi quem criou o termo "virajovem", usado ate hoje!
Conselho de Brasília (DF)
Primeira Redação da Vira, em São Paulo (SP)
O primeiro Encontro Virajovem aconteceu em Embu das Artes, interior de Sampa. Reuniu 20 participantes que discutiram propostas de melhorias para a Revista e o site da Viração.
Em dezembro, mais de 1.684 brasileiros, representantes da sociedade civil, governo e setor empresarial, reuniram-se em Brasília para a 1 Conferencia Nacional de Comunicação. Em quatro dias de discussão, os participantes elaboraram propostas que poderão servir de base para as acoes do governo na área de comunicação. Um momento histórico para os movimentos que lutam pela democratização da comunicação!
Por entender que nao era mais apenas um projeto, a Viracao se torna ONG e passa a atuar em diversas frentes de mobilizacao da juventude. E tambem a primeira organizacao a ter a palavra "Educomunicacao" no nome oficial.
O 2º Encontro Nacional Virajobem foi realizado na Vira, em São Paulo (SP). Durante três dias, participaram representantes de 17 capitais do Brasil, todos integrantes das organizações parceiras do projeto.
O 3º Encontro Nacional Virajovem rolou simultaneamente à Conferência Nacional Livre - Juventude e Comunicação, que discutiu propostas de adolescentes e jovens para o setor de comunicação do Brasil. Para esses dois eventos, cerca de 30 representantes dos Conselhos Jovens vieram a São Paulo para participar desse processo.
Essa era a cara do segundo layout do site da Vira. O que acham? =D
Criada para ser um forum de debates, ajudar na mudanca de ideias e comportamento. Uma revista com a cara da juventude, feita por eles mesmos. Assim nasce a Viracao. Seu primeiro espaco era na Rua Quitanduba, no Butanta (SP).
"V-I-R-A-C-A-O, palavra de sete letras e muitos significados. E o ventinho fresco de final de tarde na praia. E algo que da certo e 'rola'. E o jeito tambem de sobreviver no mundo das ruas". Dessa forma, comecava o primeito texto da revista, a n 0. Na epoca, poucos acreditavam que esse audacioso projeto editorial duraria tanto.
A PCU é uma iniciativa do UNICEF, desenvolvida com diferentes parceiros, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes que vivem nas grandes cidades. Os chamados adolescentes comunicadores são membros das comunidades que integram a PCU e são responsáveis por auxiliar na mobilização comunitária para a conquistas das metas e comunicação de ações realizadas no âmbito de suas comunidades.
Consórcio Social da Juventude foi criado, pelo Ministerio do Trabalho, para incentivar a inserção do jovem no mundo do trabalho, e não apenas no mercado de trabalho. Na região de Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra (SP), o Consórcio adotou o nome de Geração Cidadã. Ofereceu formação profissional e de cidadania a dois mil jovens entre 16 e 24 anos. Além disso, 40% dos jovens beneficiados pelo projeto foram inseridos no mercado de trabalho por meio de parcerias com empresas ou na economia solidária.
Umas das novidades desse ano foi a criacao de um novo desenho grafico para o site www.revistaviracao.com.br
Para acompanhar as novas tecnologias da internet, a Vira cria o seu Portal.
A 1ª Conferência Nacional de Juventude, que rolou de 27 a 30 de abril, em Brasília, contou com a participação de cerca de 50 jovens representantes de 30 organizações juvenis e 16 Estados. O processo de conferências livres, municipais e estaduais e nacional reuniu 400 mil pessoas em todo o País. Confira um pouco do que rolou na Conferência Nacional!
125 jovens de todas as regiões brasileiras e mais cinco países se reuniram no 2º Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids, em Salvador (BA). A Viração entrou em cheio nessa história, contribuindo com a formação da equipe de 30 jovens para pensar a comunicação de outra forma, mais democrática, participativa e integral.
A Secretaria da Cultura de São Paulo premiou dez projetos de incentivo à leitura. A Vira estava nessa, com o Projeto Revista Viração e Jornal Mural na Escola. Até o final de 2007, mais de 200 alunos e 100 professores da rede estadual de Ensino Médio participarem de uma formação educomunicativa. Eles formaram uma equipe de comunicação na escola e produziram seus próprios jornais murais.
O processo de aprimorar o componente de geração de renda nos projetos sociais dos jovens pode ser uma forma educativa de ensinar sobre sustentabilidade e auxiliar no processo de elaboração e implementação de negócio comunitário com impacto social, qualificando os jovens para a inserção no mundo do trabalho.
Unicef e Viração promoveram a participação jovem no 3º Congresso Mundial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes O objetivo é fornecer espaço para que adolescentes de diferentes partes do mundo enviem suas contribuições sobre o assunto, mesmo que violência sexual não faça parte da agenda de seus grupos ou organizações.
Full transcript