Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Poluição Atmosférica

No description
by

on 27 October 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Poluição Atmosférica

Poluição Atmosférica

A poluição atmosférica corresponde à introdução direta ou indireta de substâncias poluentes no ar o que afeta significativamente a dinâmica do planeta, os seus subsistemas e o clima.

Quais os efeitos mais visíveis da poluição atmosférica?
Chuvas ácidas
Gases como o dióxido de enxofre e óxido de azoto, quando libertados para a atmosfera, reagem com a água e dão origem a ácido sulfúrico e ácido nítrico, formando assim as chuvas ácidas.

Poluição Atmosférica
A indústria é responsável por grande parte da emissão de gases nocivos para a atmosfera, principalmente as fábricas que utilizam fontes de energia não renováveis. Estas emitem pequenas partículas nocivas, dióxido de carbono, monóxido de carbono, e outros gases poluentes.

Os veículos motorizados que utilizam combustíveis como a gasolina e o gasóleo libertam grande quantidade de dióxido de carbono, dióxido de azoto e monóxido de carbono para a atmosfera.

As centrais elétricas que usam fontes de energia não renováveis como o carvão emitem grandes quantidades de dióxido de carbono, dióxido e trióxido de enxofre e poeiras nocivas para o ar.

Compostos orgânicos voláteis como o metano que são emitidos em grande quantidade pelas explorações pecuárias tem também, um forte impacto negativo na atmosfera chegando a ultrapassar a percentagem de gases emitida pelos meios de transporte.

Os gases emitidos nas erupções vulcânicas como o dióxido de enxofre, dióxido de carbono e o ácido fluorídrico, poluem a atmosfera tendo como principal consequência as chuvas ácidas.

Quais as principais fontes da poluição atmosférica?

A emissão de gases nocivos devido aos incêndios florestais e emissão de compostos radioativos pelas rochas como o rádon.

As chuvas ácidas alteram a composição do solo e poluem os recursos hídricos, causando prejuízos nas plantações e nas florestas e alterando os ecossistemas, para além de corroer prédios, casas e monumentos. Em casos extremos, as chuvas ácidas causam doenças que podem levar á morte.
O “Buraco na Camada de Ozono” trata-se de uma redução periódica da concentração de ozono (O3) a grandes altitudes sobre os polos. A destruição desta tem ocorrido desde os anos 80 devido à libertação de gases constituídos por cloro como os clorofluorcarbonetos e bromo que, quando se ligam com o oxigénio (O2), destroem as moléculas de O3.
Destruição da camada de ozono
Efeito de estufa
O efeito de estufa consiste na concentração de dióxido de carbono na atmosfera, o que permite ao nosso planeta ter uma temperatura amena. Mas devido á quantidade de gases poluentes emitidos, este tem vindo a aumentar o que provocará o derretimento de glaciares e a consequente subida do nível médio das águas do mar, a formação de tufões, furacões e maremotos, alterações climáticas, fenómenos aos quais atualmente já assistimos e que têm um grande impacto nos ecossistemas dizimando espécies animais e vegetais.


Destruição da camada de ozono e o consequente aumento de raios UV na Terra provocam:

Danificação dos ecossistemas

A destruição das proteínas e ADN

Cancro da pele , cataratas e alterações no sistema imunitário

Degelo dos calotes polares

Que medidas podem ser tomadas no sentido de evitar o aquecimento global do planeta?
o Instalação de sistemas de controlo de emissão de gases poluentes nas indústrias, como os filtros;
Recorrer a fontes renováveis de energia como a energia hidroelétrica, a energia eólica, a energia solar e a energia das ondas;
Recuperação do gás metano nos aterros sanitários;
Implementação de programas de reflorestamento, principalmente nos grandes centros urbanos;
Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono;
A adoção de medidas para a redução da emissão de poluentes para a atmosfera, como as presentes no Protocolo de Quioto, por parte de todos os países desenvolvidos.
Construção de habitações com sistema que visem a poupança de energia como o uso de painéis fotovoltaicos.
Uso da iluminação natural dentro dos ambientes domésticos;
Adotar a política dos 4R’s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recuperar);
Uso de transportes públicos e coletivos;
Uso obrigatório de catalisador nos tubos de escape dos veículos automotores;
Diminuição do uso de combustíveis fósseis e aumento do uso de biocombustíveis;
As chaminés das fábricas são altas para impedir que a poluição se acumule na camada mais baixa da atmosfera.
Os líquenes são utilizados para medir a qualidade do ar pois absorvem as substâncias do meio que os envolvem e assim através da sua análise verificamos os gases poluentes existente em cada área.
Smog [smoke (fumo) +fog (nevoeiro)]: Poluição atmosférica derivada da emissão de gases de veículos e fumo das indústrias que se combina com nevoeiro nas áreas urbanas. Provoca diretamente nas pessoas asma, bronquite, problemas respiratórios e cardíacos. E leva a uma elevada concentração de fumos à superfície.
As cidades do mundo com o ar mais poluído são Pequim (China), Karachi (Paquistão), Nova Deli (Índia), Katmandu (Nepal), Lima (Peru), Arequipa (Peru), Ulan Bator (Mongólia) e Cairo (Egipto).
As cidades do mundo com o ar mais limpo são Calgary (Canadá), Helsínquia (Finlândia), Wellington (Nova Zelândia), o estado Maine (Estados Unidos) e Adelaide (Austrália).
Curiosidades

" Hoje em dia, o ser humano apenas tem ante si três grandes problemas que foram ironicamente provocados por ele próprio: a super povoação, o desaparecimento dos recursos naturais e a destruição do meio ambiente. Triunfar sobre estes problemas, visto sermos nós a sua causa, deveria ser a nossa mais profunda motivação. "
Jacques Yves Cousteau (1910-1997)
Full transcript