Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Dia Nacional da Mulher (Anna, Sofia e Stella)

Alunos do ensino médio compartilhando conhecimento sobre a violência contra a mulher

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Dia Nacional da Mulher (Anna, Sofia e Stella)

photo credit Nasa / Goddard Space Flight Center / Reto Stöckli 30 de Abril - Dia Nacional da Mulher A Violência Contra a Mulher no Brasil Os números da violência contra a mulher no Brasil e no mundo -1 em cada 4 mulheres já foram vítimas de violência doméstica no Brasil.
-No Rio, houve aumento de 24% de casos de estupros, em 2012, em relação ao
ano anterior.
-Alagoas é um dos estados que apresentam os maiores números de violência de gênero.
-No Brasil cerca de 6,8 milhões de mulheres já foram espancadas pelo menos uma vez. (Dados da A Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos))
-Calcula-se que, em todo o mundo, uma em cada cinco mulheres se tornará uma vítima de estupro ou tentativa de estupro no decorrer da vida.
-Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) realizado em 11 países constatou que a porcentagem de mulheres submetidas a violência sexual por um parceiro íntimo varia de 6% no Japão a 59% na Etiópia.
-Estima-se que 2 milhões de meninas por ano estão sob a ameaça de sofrer mutilação genital. Principais formas de violência contra a mulher no Brasil e no mundo -Violência física: Qualquer agressão que se dê sobre o corpo da mulher.
-Violência sexual: Qualquer ato no qual a vítima é obrigada, por meio de força, coerção ou ameaça, a praticar atos sexuais degradantes ou que não deseja.
-Violência psicológica e moral: Este tipo de violência se dá no abalo da auto-estima da mulher.
Violência patrimonial (ou econômica): Qualquer ato que tem por objetivo dificultar o acesso da vítima à autonomia feminina.
Violência institucional: Qualquer ato constrangedor, fala inapropriada ou omissão de atendimento realizado por agentes de órgãos públicos prestadores de serviços.
Desvalorização da imagem feminina: o uso indevido da mesma que
acaba denegrindo a imagem da vítima para fins lucrativos. Quais são as razões dessa violência de gênero no Brasil? -Machismo (46%) e alcoolismo (31%) são apontados como principais fatores que contribuem para a violência. 

-Ciúmes.

-Divórcio ou término de namoros/noivados.

-Traição.

- A cultura machista da nossa sociedade é também um fator impactante na contribuição para as agressões das mulheres brasileiras.

(Estes comportamentos podem ser reflexos de problemas na infância ou problemas familiares, em alguns casos) Podemos mudar esse quadro? -Aumento das denúncias (passaram de 43.423, em 2006, para 734.000, em 2010.) Estudos mostram que as classes médias e altas nao denunciam estes crimes, muitas vezes por vergonha.

-Maior amparo e respeito as vitimas.

-Campanhas de conscientizacão.

-Leis mais rígidas que garantam a responsabilização dos culpados pelo
crime, e o cumprimento dos direitos da mulheres. Grupos de trabalho Trabalho apresentado pelas alunas: Anna Gabrielle Marraccini, Sofia Ruggeri, Stella Yasmin Seybold
Grupo: 2
Sala: II Liceo Scientifico O Caso de BH Lei Maria da Penha DISQUE DENÚNCIA! SERVIÇOS DE ATENDIMENTO E APOIO À MULHER telefones: 3261-0696/ 7971
Atendimento Policial em Agressão Contra a MulheR
Telefones: 3330-1760 e 3330-1763
Denuncia Normais: 180
Disque Denúncia – Violência Doméstica e Exploração SexualTelefone: 0800-2831244 - A lei foi batizada de “Maria da Penha” em homenagem à Letícia Rabelo, também conhecida como Maria da Penha. Em 1983, a Maria da Penha sofreu duas tentativas de assassinato pelo próprio marido por meio do uso de arma de fogo e, posteriormente, por eletrocução e afogamento.

-A Lei nº 11.340, responsável por proteger a mulher contra qualquer tipo de agressão em nível doméstico e familiar elevando a punição sobre o agressor e agressora.

-A lei foi decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006.

-A lei vigora desde o dia 22 de setembro de 2006.
Full transcript