Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Introdução a Redes de Computadores

Histórico da eveolução das redes de computadores
by

Renato Lellis

on 29 August 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Introdução a Redes de Computadores

1980 1970 1950 1960 O acesso ao computador poderia ser feito a partir de vários locais, mas o processamento era centralizado (pode ser visto como um protótipo das redes atuais) Sistemas com múltiplos
terminais Sistemas centralizados e autocontidos. Não havia necessidade/possibilidade de comunicação (sistemas batch) Primeiras Gerações de
computadores Cronologicamente, as primeiras redes a surgirem foram as WANs (Wide Area Network – Redes de área ampla), interligando computadores em localidades distintas e para permitir acesso remoto a computadores.
Inicialmente foram utilizados modens e linhas telefônicas convencionais para permitir tal interligação. Primeiras redes de área
ampla Muitas tecnologias e conceitos usados até hoje começaram a ser desenvolvidas nestas primeiras redes:
Arquitetura em mútiplas camadas
Troca de pacotes
Roteamento em redes heterogêneas Primeiras redes de área
ampla As redes telefônicas não se mostraram adequadas à transmissão de dados, por serem um meio com velocidade constante, enquanto que o tráfego gerados por computadores tem a característica de rajadas.
Estudos mostraram que dividir o fluxo de dados em pequenas unidades denominadas pacotes faria um uso melhor do meio de transmissão.
Dessa forma, ao invés de enviar os dados diretamente a seu destino, os computadores criam estes pacotes que recebem uma série de informações de controle para permitir que eles trafeguem por uma rede. Primeiras redes de área
ampla Outra conseqüência do uso de um meio de baixa qualidade como a rede telefônica é que foi necessário criar protocolos que fizessem vários tipos de conferências de dados, para corrigir os erros que ocorriam durante a transmissão. Padrões como o X.25 e TCP/IP possuem tais procedimentos implementados até hoje. Primeiras redes de área
ampla Em 1969 o departamento de defesa americano iniciou um projeto que daria origem à maior WAN em produção atualmente. Batizada de ARPANET essa rede se tornaria parte do que conhecemos hoje como Internet. Primeiras redes de área
ampla Com a miniaturização e barateamento de computadores e de seus componentes, tornou-se possível que uma empresa possuísse diversos computadores.
Logo, surgiria a necessidade de interligá-los. Primeiras redes locais As redes locais se popularizaram nas empresas a partir da necessidade do compartilhamento de recursos, como impressoras e discos, além da comunicação de dados propriamente dita.
Inicialmente essas redes foram implementadas sobre tecnologias proprietárias (não padronizadas) e virtualmente incompatíveis entre si. Primeiras redes locais Com as redes locais, populariza-se um novo componente de software, o Sistema Operacional de Rede.
Estes sistemas incorporam ao sistema operacional comum a capacidade de compartilhar recursos através de uma rede.
O compartilhamento de recursos através de redes locais usando esse tipo de sistema tornou-se muito mais simples do que as estruturas de redes WAN existentes. Primeiras redes locais Como consequencia, redes locais baseadas em computadores pessoais e servidores tomaram o lugar minicomputadores e mainframes para tarefas que não exigissem capacidade de processamento destes equipamentos.
Dessa forma, diversos conceitos como autenticação e permissões passaram a ser incorporados em sistemas pessoais e pequenas empresas. Primeiras redes locais 1990 2000 Ethernet - 1980
Token Ring - 1985
FDDI - 1985 Introdução da Redes
Locais Padronizadas A internet surgiu no âmbito da pesquisa estratégica (DARPA) e por muito tempo sua utilização esteve restrita ao meio acadêmico.
No início dos anos 1990 o uso comercial da Internet se popularizou e permitiu a convergência de informações e serviços dispersos em BBSs e outros serviços propietários como AOL e Compuserve. Início do uso comercial
da Internet Criação da World Wide Web Tim Berners-Lee criou em 1991 o serviço conhecido como World Wide Web (que é confundido com a Internet em si) como uma forma de compartilhar documentos em hypertexto.
O serviço previa o uso de navegadores como clientes para acesso a servidores web.
No processo de desenvolvimento do WWW, Berners-Lee desenvolveu três tecnologias essenciais:
O formato URL (Uniform Resource Locator)
O protocolo HTTP
A linguagem de publicação HTML Com o esforço para interligar computadores de forma cooperativa, logo surgiu a necessidade de utilizar-se um protocolo de comunicação padronizado.
Em 1974, Vint Cerf, Yogen Dalal and Carl Sunshine e propuseram o modelo inicial do TCP, que anos depois se tornaria o padrão de facto para comunicação entre computadores. Surge o Protocolo TCP/IP No final dos anos 1980, as diferenças entre as LANs e WANs em uso eram:
Distância e qualidade dos links
Complexidade dos métodos de transmissão
Velocidade de troca de dados
Variedade de serviços
Com o tempo, essas diferenças diminuiram e LANs e WANs começaram a ser integradas
O uso do protocolo TCP/IP facilitou esse processo Convergência Da mesma forma, outros serviços ajudaram a suprimir estruturas redundantes, como por exemplo:
Redes de telefonia celular e serviços de mensagens instantâneas
Redes de televisão a cabo e serviços de internet discada
Redes de dados e de voz Convergência Redes de Computadores - Histórico 2010 Hoje os computadores não dependem mais do estabelecimento de uma conexão através de um link para se comunicarem. Eles estão conectados o tempo todo.
As pessoas também não dependem mais de computadores para utilizar serviços na web ou em outras redes, elas carregam dispositivos que permitem que elas permaneçam conectadas virtualmente o tempo todo. Tendências Movimentos de mercado como o Outsourcing e a computação em nuvem tornam organizações e indivíduos cada vez mais dependentes de estruturas de telecomunicações e redes de computadores.

Quais serão as consequências dessa tendência? Tendências Na segunda metade dos anos 1990 houve uma intensa popularização da internet como meio de comércio e entretenimento.
Esse movimento levou ao surgimento de diversas empresas que tentaram explorar esse filão, com maior ou menor sucesso e a uma bolha expeculativa que culminou em uma crise financeira no ano 2000. Popularização da Internet
e a bolha .com
Full transcript