Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

TEORIA DA SUBCULTUTA DELINQUENTE.

No description
by

A.M.B.A .

on 7 December 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of TEORIA DA SUBCULTUTA DELINQUENTE.

TEORIA DA SUBCULTUTA
DELINQUENTE. A delinquência como processo
de aprendizagem e aceitação. A Subcultura da classe
média e baixa. Durante toda a sua vida social, o homem irá se submeter às regras, sejam estas impostas por um grupo social ou pelo Estado. Verificamos que desta relação surge a ligação entre duas ciências: a Sociologia e o Direito, que é expressa desde a mais simples das relações sociais , podendo ser vislumbrada desde até mesmo num jogo entre crianças, onde há regras a serem cumpridas para que não haja conflitos. Percebe-se, pois que na sociedade existem vários tipos distintos de grupos sociais e estes se caracterizam basicamente pelas normas que impõem, e os indivíduos escolhem o grupo social do qual queiram fazer parte de acordo com a doutrina de cada um, pois, se o mesmo discordar das regras do grupo este será rapidamente banido. A moral de cada grupo é rigorosamente respeitada, chegando a ter mais força do que a própria lei. SUBCULTURA São os inúmeros subgrupos existentes na sociedade, onde cada um deles possuem distintos modos de pensar e agir, com suas próprias peculariedades e que podem fazer com que cada indivíduo, ao participar desses grupos menores, adquira “culturas dentro da cultura”. SUBCULTURA DELINQUENTE Poder ser resumida como um comportamento de transgressão que é determinado por um sistema de conhecimento, crenças e atitudes que possibilitam, permite ou determina formas particulares de comportamento transgressor em situações específicas Aline Monique
Ana Lúcia
Cícero José
Jacqueline Machado
Patrícia Medeiros •A delinqüência, também é um processo de aprendizagem e aceitação.

TEORIA DE DURKHEIM
Teoria do conflito
Teoria da subcultura Existe a formação de uma cultura autônoma formada dentro uma cultura dominante. Há grupos que se formam e produz suas próprias regras, onde a delinqüência é uma atividade considerada normal entre eles, e tem como efeito a própria integração dos componentes, assim como também, o alcance de status e sucesso.

- Este autor tenta explicar a delinqüência juvenil aproveitando-se da teoria da subcultura.
- O autor compreende que a delinqüência juvenil (conduta criminosa) decorre da assimilação “dos jovens das classes trabalhadoras com os valores e as regras de conduta emergentes da subcultura delinqüente.” (DIAS.p. 293)
- “Subcultura delinqüente representa a resposta coletiva às experiências de frustração nas tentativas de aquisição de status no contexto da sociedade respeitável e da sua cultura.” (DIAS. p. 293).
- A teoria formada por Cohen, é uma teoria geral da subcultura, ou seja, vai além de uma teoria específica da delinqüência juvenil.
- Baseia-se no chamado “american dream” (sonho americano) --» nesta o sucesso pode ser para todas as classes (igual legitimidade), mas não há igualdade em oportunidades. Teoria da subcultura delinqüente segundo Albert Cohen.
- Para esta teoria, a delinqüência é apenas o resultado natural de um processo psico-sociológico de conformação em relação a uma cultura.

- “A lower-class apresenta, assim, um sistema cultural radicalmente diferente e conflitante com o da classe média”. (DIAS. p.300)

- Diferente da classe média, a classe baixa procura alcançar status através da força física (exibicionismo), confusão com autoridades e até mesmo através de manifestações de violência contra homossexuais.

- “A delinqüência resulta não de qualquer idéia de desorganização social ou ruptura entre os jovens e os adultos mas, pelo contrário, da adesão dos jovens aos valores da cultura da lower class”(DIAS.p.300) Walter Miller: Cultura da lower-class (classe baixa) adolescentes pertencentes a grupos de rua. A subcultura da classe média.
Full transcript